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As motos clássicas estão na moda e algumas marcas vem surfando sua onda. Um exemplo é a Royal Enfield, que acaba de bater um recorde histórico e trazer um novo modelo ao Brasil. Mas agora ela acaba de ser desafiada.

A desafiante é a Kawasaki, que também possui interessantes modelos de clássicas, sobretudo da família W. Motos puristas, que parecem ter vindo direto dos anos 1960 para as lojas. Desta vez a japonesa está levando a W 175, uma das opções mais baratas da família, para a Índia, terra natal da Royal!

kawasaki rival da royal enfield

Conhecida em muitos mercados, a W175 está chegando à Índia, onde vai fazer concorrência direte à Royal Enfield

 

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Kawasaki desafia motos clássicas da Royal Enfield

Vamos às apresentações. A W 175 é uma moto clássica, com receita purista, muitos componentes em metal e preço acessível. Conhecida há anos no exterior ela está longe de ser um lançamento, mas está prestes a ir pela primeira vez à Índia.

kawasaki w 175 trail

A W 175 tem muitas versões, inclusive variações trail, com direito a paralama alto, suspensões elevadas e guidão reto

Lá vai encontrar um segmento borbulhante e dominado basicamente pela prata da casa, Royal Enfield. Para fazer frente a concorrentes consolidadas, vai apostar na ‘qualidade japonesa’ e no preço competitivo. Na Índia, vai custar cerca de 175 mil rúpias, 10% menos que as 190 mil da Classic 350. Em conversão direta, estamos falando em aproximadamente R$ 11,3 mil e R$ 12,3 mil.

 

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Como é a Kawasaki ‘tipo Royal Enfield’

Tal qual as novas concorrentes, a Kawasaki W175 é um moto simples e robusta. Seu design sessentista relembra clássicos da marca e é puro charme, com direito a farol redondo, painel analógico, banco plano, rodas raiadas e grafismos retrô. Na prática, ela acaba lembrando muito sua irmã maior W800.

A versão básica da W 175 é uma moto extremamente simples, com visual espartano e que ainda usa carburador na alimentação. Mas há versões superiores, claro

Na ficha técnica há motor de um cilindro, arrefecimento a ar e 177cc. Alimentado por injeção eletrônica, entrega 13 cv de potência e 1,4 kgf.m de torque a 7.500 e 6.000 rpm. Se mais fraca que uma Royal, também é bem mais leve. Enquanto a Classic 350 marca 195 kg na balança, a Kawa tem ‘apenas’ 126 kg. O câmbio é de cinco velocidades.

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painel da kawasaki que parece royal enfield

O painel é simples, mas bem acabado. Destaque ao ‘W’ na parte inferior

Para manter o preço acessível, tem freio ABS apenas na dianteira – ainda usando tambor atrás. As rodas são raiadas e calçam pneus com câmara, aro 17″ em ambas. Já o tanque tem capacidade de comportar 13,5 litros.

Royal Enfield Classic 350

Tal como a Kawasaki W 175, as motos de entrada da Royal Enfield são simples, acessíveis e em estilo retrô. Uma Classic 350 (foto) custa cerca de 10% a mais que a pequena japonesa

 

Kawasaki e as motos clássicas

Ao levar a pequena W também à Índia, a Kawasaki mostra estar disposta a mostrar ao mundo suas motos clássicas. Se por lá a novidade é a W175, em mercados com o Brasil a notícia é a chegada da versão RS da Z 650, que passa a fazer companhia à Z 900. Quem sabe futuramente as W, sejam de 175 ou 800cc, cheguem por aqui também.

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Se as W ainda não chegaram, aos poucos a Kawasaki traz as versões RS ao Brasil. A última a chegar foi a Z 650 RS, com preço sugerido de R$ 47,5 mil

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza