37 EQUIPES E 65 PILOTOS NA MOTO2™ e MOTO3™ em 2014
As equipes que pretendem inscrever-se nos Campeonatos do Mundo de Moto2™ e Moto3™ em 2014 apresentaram os seus formulários no primeiro dia do Grande Prêmio Aperol de São Marino e Riviera di Rimini, na sexta-feira 13 de Setembro.
Como é tradicional nestas categorias, o número de inscrições excedeu em muito o número de lugares disponíveis no grid. Durante o GP Aperol de São Marino e Riviera di Rimini todas as inscrições foram recebidas pelo Comite de Seleção, composto por delegados da IRTA e da Dorna. Foram apresentadas ofertas provisórias de participação a:20 equipes da classe de Moto2™, com um total de 33 pilotos e 17 equipes da classe de Moto3™, com um total de 32 pilotos.
As equipas provisoriamente aceitas têm agora até sexta-feira 11 de outubro, primeiro dia do Shell Advance Grande Prêmio da Malásia, para efetuarem o depósito de segurança para garantirem a sua participação e reconfirmarem os detalhes dos pilotos propostos. Depois disso haverá nova reunião de seleção no Circuito Internacional de Sepang, onde as inscrições poderão ser revistas e onde se procederá à consideração dos pilotos propostos; mais detalhes sobre as participações de 2014 serão conhecidas após essa reunião.
YAMAHA COMPLETA TESTE DE UM DIA EM MISANO
Logo após a impressionante vitória de domingo de Jorge Lorenzo no Grande Prêmio de São Marino, a Yamaha Factory Racing Team voltou imediatamente ao trabalho na manhã de segunda-feira.
Jorge Lorenzo e o colega de equipa Valentino Rossi passaram o dia avaliando a especificação de 2014 do motor YZR-M1, e as várias opções de afinação da atual moto antes do Grande Prémio de Aragão da próxima semana. O teste revelou-se positivo, com os pilotos completando, ambos, um total de 142 voltas. No final da sessão, Lorenzo ocupou o segundo posto nas tabelas de tempos com 1m33,502s e Rossi não ficou muito longe, em terceiro com 1m33,660s.
Massimo Meregalli, Director Esportivo da Yamaha Factory Racing: “Felizmente, o tempo permitiu-nos fazer um bom trabalho hoje em Misano. O principal objetivo que tínhamos era testar o motor protótipo de 2014 e procurar toda a informação que os engenheiros japoneses precisavam e não tivemos problemas; também nos concentramos em algumas afinações já pensandono Motorland, incluindo um disco freio maior. Agora pretendemos chegar a Aragão e continuar lutando pelo campeonato.”
DETALHES SOBRE O CIRCUITO DE ARAGÓN
Uma instalação ultra-moderna, o MotorLand Aragón tem as suas raízes fortemente estabelecidas graças a sólida história de corridas no autódromo de Alcañiz, que recebeu eventos de 1963 a 2003. Reinvindicações de segurança contra a continuação da realização de provas em Alcañiz, levaram à proposta e construção de um complexo esportivo dedicado ao esporte motorizado.
Com o apoio de instituições locais, o reconhecido arquitecto alemão Hermann Tilke foi o responsável pelo desenho das instalações. O circuito, que conta com 5,077 km de cumprimento e 17 curvas, foi muito elogiado pelos pilotos após a primeira corrida em 2010 e foi agraciado com o título de “Melhor Grande Prêmio” IRTA, a primeira vez que um circuito conquista o tão cobiçado troféu no ano de estréia no calendário de MotoGP™.