Publicidade

Depois das complicadas condições climaticas de há duas semanas em Silverstone, eis que os pilotos do MotoGP™ se depararam neste domingo com condições ainda mais difíceis no Grande Prêmio de São Marino e da Riviera de Rimini, com o pelotão sendo obrigado a trocar de slicks para pneus de chuva, e depois outra vez para slicks em uma corrida com vária surpresas na lista do resultado.

Desta vez foi o bicampeão do Mundo Marc Márquez quem soube melhor lidar com a situação e depois de não ter terminado a corrida de Silverstone devido a queda, fez magistral corrida para vencer na categoria rainha em Misano pela primeira vez e dar à Honda aquela que foi apenas a segunda vitória da marca desde a introdução do circuito no calendário do Mundial em 2007.

Marc Márquez vence o Grande Prêmio de São marino e da Riviera de Rimini em Misano

Marc Márquez vence o Grande Prêmio de Sãn Marino e da Riviera de Rimini em Misano

Vindo da segunda posição do grid, entre os pilotos da Movistar Yamaha MotoGP Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, o espanhol da Repsol Honda começou a corrida em segundo, mas com o início da chuva, começou a sentir dificuldades com o piso escorregadio e aí Márquez optou por deixar passar o líder da classificação e cair para terceiro para garantir que entrava na box junto com os rivais da Yamaha para fazer a troca para pneus de chuva, o que aconteceu no final da 6ª volta.

Publicidade

Estava tudo em aberto, com Lorenzo saindo do pit lane à frente de Márquez, mas com Rossi perdendo terreno e regressando à pista apenas em terceiro. No entanto, foi o italiano quem se adaptou mais depressa aos pneus de chuva e de imediato começou a ganhar terreno para passar Márquez e depois Lorenzo.

Quando parecia que estava tudo relativamente decidido, eis que a chuva pára e o piso continua a secar e, enquanto os três primeiros se mantém em pista, vários são os que regressavam ao pit lane pela segunda vez, agora para retornar aos pneus slicks, uma aposta que provou ser a melhor, já que depressa começaram a rodar nove segundos mais rápidos que os primeiros.

Logo_MotoGP_150x77Sem nada a perder, Márquez foi o primeiro a entrar para recuperar a moto de piso seco, à 18ª volta, enquanto Lorenzo e Rossi se mantinham na pista, apesar das mensagens que lhes eram passadas desde o muro das boxes. O espanhol entrou primeiro que o líder da classificação geral, no final da 19ª volta, mas acabou por cair na Curva 15, na primeira volta com pneus slicks, isto enquanto Rossi dava por si a voltar à pista já sem oposição do colega de equipa, mas em quinto, posição que já não melhoraria.

Lorenzo, que no final foi ao centro médico para avaliar a condição física, acabava assim por ficar fora dos dois primeiros em Misano pela primeira vez na categoria rainha, enquanto por seu lado Rossi amargava o primeiro resultado do ano foram do pódio.

Publicidade

No meio de toda esta emoção, o pódio acabou por terminar com dois pilotos britânicos nas restantes posições, também eles a registarem estreias. Bradley Smith, da Monster Yamaha Tech3, garantiu a primeira segunda posição da carreira na categoria rainha depois de ter sido o único a não trocar de moto durante toda a corrida, enquanto o compatriota Scott Redding, da Estrella Galicia 0,0 Marc VDS, estreou no pódio com o terceiro lugar e depois de ter sofrido pequena queda no início da corrida. Curiosamente, o resultado representou também a vitória de Smith no que toca aos pilotos satélite e também entre os ingleses.

Atrás deles terminou um também absolutamente Loris Baz. O gaulês da Forward Racing, que foi um dos primeiros a regressar aos pneus slick depois da pista ter começado a secar, foi quarto e o grande vencedor entre os pilotos Open, enquanto Rossi fechou a lista dos cinco primeiros, a 33,196s do líder.

Danilo Petrucci (Octo Pramac Ducati), os pilotos da Ducati Team Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) e Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar) completaram o Top 10.

Em termos de Campeonato do Mundo, Rossi e Lorenzo continuam nas duas primeiras posições, agora com o italiano somando 236 pontos, 23 a mais que o espanhol. Márquez continua em terceiro (159), seguido de Iannone (150) e Dovizioso (120).

Publicidade

Situação do campeonato – MotoGP™

Situação do campeonato de MotoGP™ a 5 etapas do final da temporada

Situação do campeonato de MotoGP™ a 5 etapas do final da temporada

Banner GP Dorna