Publicidade

Desde seu lançamento em 1998, a Suzuki Hayabusa é sinônimo de velocidade em duas rodas. Primeira moto produzida em série capaz de ultrapassar os 320 km/h, a japonesa já quebrou diversos recordes e serviu de base aos mais insanos projetos. E, recentemente, estabeleceu uma nova marca.

Suzuki Hayabusa quebra recorde de velocidade

O piloto Jarrod ‘Jack’ Frost, conhecido nos circuitos de alta velocidade da Inglaterra, se propôs a firmar um novo recorde: superar os 440 km/h em apenas um milha, ou seja, 1.609 metros. Para isso, levou sua própria versão da Hayabusa Turbo ao aeródromo de Elvington. O resultado? Um novo recorde de 442 km/h de velocidade máxima em uma milha de distância.

suzuki Haybusa no desafio de velocidade em Elvington

Suprassumo da velocidade: Suzuki Hayabusa turbinada acelera de 0 a 442 km/h em apenas 1.609 metros

Essa marca foi pensada para bater a anterior, estabelecida no mesmo aeródromo. Na ocasião, o piloto e personalidade da TV britância Guy Martin aproveitou o circuito amplo e pouco movimentado para cravar 436 km/h em sua Suzuki Hayabusa turbo em apenas uma milha.

Publicidade

No entanto, Frost relatou as dificuldades em superar a barreira anterior de Guy Martin. Tentativa após tentativa, a Hayabusa Turbo de Frost parecia teimar em não ultrapassar os 436 km/h. Mas, como se costuma dizer, a resiliência é mãe da inovação. Confira no vídeo abaixo, Guy Martin em uma de suas tentativas de recorde em Elvington.

Portanto, sabendo que algo precisava mudar, Frost mergulhou de cabeça em ajustes na moto. Como por exemplo, a redução do comprimento do braço oscilante, passando pela diminuição da quantidade de combustível, até o ajuste da pressão do turbo, cada detalhe foi para deixar a moto mais leve e o mais rápida possível. Assim, o piloto foi capaz de fazer essa Suzuki Hayabusa Turbo cruzar a barreira dos 440 km/h em uma distância de apenas 1609 metros.

Veja também:

Publicidade

Pilotos não devem parar por aí

Enquanto a Hayabusa de Frost celebra seu momento nos holofotes, o fim desta corrida pela velocidade máxima parece longe de terminar. Isso porque Frost já deixou claro que sua Suzuki Hayabusa ainda tem muito a oferecer e afirma planos de tentar quebrar seu próprio recorde em breve.

Além disso, Guy Martin também pretende voltar ao aeródromo. O ex-piloto de motovelocidade tem planos de ultrapassar a barreira das 300 milhas por hora, o que gera uma velocidade de aproximadamente 480 km/h, em uma distância de pouco mais de um quilômetro e meio.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.