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Em 1992 iniciou a história da Suzuki no Brasil. Com sua linha de fabricação e montagem instalada no polo industrial de Manaus, a marca entrega aos brasileiros motocicletas que encaram da lama às pistas de alta performance. Dessa forma, vamos apresentar as motos Suzuki disponíveis no Brasil em 2021.

No entanto, aqui no Brasil a Suzuki é representada pela J Toledo, empresa nacional, e apostou em produtos que fazem sucesso lá fora, como as motos de média e alta cilindrada do tipo naked, sport e adventure. Além disso, a Suzuki possui uma joint venture com a Haojue, maior produtora de motos na China, e a tradicional fabricante de scooter Kymco.

Os modelos de média e alta cilindrada são o foco da Suzuki no Brasil

As parcerias com a Haojue e com a Kymco tem o objetivo de atender nichos específicos, como scooter de 125 a 300 cilindradas, CUB e street, de 150 e 160 cm³. Essa ação visa preencher a lacuna deixada, tendo em vista que o seu foco no Brasil está nas aventureiras, naked, esportivas e superesportivas.

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Suzuki no Brasil: conheça a GSX-R 1000 R

A Suzuki GSX-R 1000 R é um espetáculo para ser acelerada e contemplada. Além dos grafismos exclusivos, o modelo das pistas de corrida chega à sua 6ª geração valorizando ainda mais sua raiz esportiva.

Suzuki GSX-R 1000 R ABS

A nova carenagem da esportiva Suzuki ajuda a dirigir, curvar e frear na pista de corrida

Portanto, a esportiva tem tecnologia de ponta que direciona o fluxo de ar para melhorar o resfriamento do motor e do freio, entregando mais desempenho nas pistas. Dessa forma, o upgrade nas carenagens otimizam seus resultados e dão um elo toque de estilo.

Suzuki GSX-R 1000 R ABS

A Suzuki GSX-R1000 R ABS possui farol em LED instalado no bico da carenagem.

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Além disso, o motor de quatro tempos tem exatos 999.8 cilindradas que rendem 202 cv a 13.200 rpm com um torque máximo de 12 kgf.m a 10.800 rpm. A GSX-R 1000 R tem 189 quilos de peso seco e seu tanque tem a capacidade de 16 litros de combustível. 

Suzuki GSX-R 1000 R ABS

O sistema de controle de largada limita automaticamente as rotações do motor, melhorando a entrega do torque enquanto o piloto mantém o acelerador aberto na pista

O modelo está equipado com um sistema de controle de largada facilitando um bom desempenho em competições. Esse sistema limita automaticamente as rotações do motor, melhora a entrega do torque, enquanto o piloto mantém o acelerador aberto. Nas mãos certas o modelo vira um foguete.

GSX-S1000F

gsx-s1000f

A tecnologia aliada as motocicletas da família GSX garantem uma otimização do desempenho das motos

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Seguindo a linha da família GSX, apresentamos a GSX-S 1000 F.  A Suzuki no Brasil não economizou em tecnologia e trouxe na esportiva o recurso de controlar a velocidade 250 vezes por segundo enquanto adapta a força da frenagem de acordo com o tipo de tração.

gsx-s1000f

As carenagens da GSX-S 1000 F são mais finas que as da GSX-R 1000 R

Seu painel é o tradicional das GSX, um LCD com brilho ajustável. Além disso, sua carenagem mais fina deixa o corpo do piloto mais ajustado à moto.

Dessa maneira, a tecnologia é aliada ao motor quatro tempos, com refrigeração líquida, que garante a potência máxima de  150 cv a 10.000 rpm e o torque pode chegar até 11,01 kgf.m a 9500 rpm.

GSX-S 1000

Esportiva GSX-S 1000

A naked da Suzuki traz os traços das esportivas GSX para as ruas

A Suzuki apresenta a GSX-S 1000 com uma combinação interessante da família GSX e a categoria naked. Assim, o modelo é robusto e traz componentes que garantem um ronco do motor bom de ouvir.

Esportiva GSX-S 1000

O sistema de tração da GSX-S 1000 e da esportiva GSX-S 1000 F são iguais

O sistema de escapamento escolhido pela Suzuki possui um design com que melhore os pulsos de escapamento para ter uma forte potência em baixas e médias rotações. Além disso, o modelo é equipado com o mesmo recurso da GSX-S 1000 F que realiza o controle de tração.

O modelo tem o peso seco de 190 quilos e alcança potência de até 150 cv a 10.000 rpm enquanto o torque máximo gira em torno de 11,01 kgf.m a 9.500 rpm.

GSX-S 750

O modelo tem motor injetado de quatro cilindros de 749 cc

Com 189 quilos secos, a Suzuki disponibiliza a GSX-S 750. Assim, a naked têm um motor superesportivo que consegue desempenhar potência máxima de 114 cv a 10.500 rpm enquanto o torque consegue alcançar até 8,26kgf.m a 9.000 rpm.

A Suzuki consegue mesclar be m características esportivas sem deixar de lado o DNA naked

Além disso, a naked de média-alta cilindrada conta com um sistema de controle de tração que ajuda a prevenir a rotação da roda traseira. Por fim, a Suzuki afirma que essa tecnologia opera de maneira  macia e não interfere no manejo, mesmo pilotando de uma forma esportiva mais agressiva.

Motos Suzuki: preços da família GSX

Modelo

Preço de mercado zero quilômetro (Fipe) Preço sugerido pela marca
GSX-R 1000 R R$ 96.718 R$ 78.900
GSX-S 1000 R$ 64.839 R$ 64.556
GSX-S 1000 F R$ 59.116 —–
GSX-S 750 R$ 53.186 R$ 54.855

 

Veja também:

V-Strom 1000 XT

A big trail da Suzuki traz sistema de tração com dois modos e a opção de desligamento

A V-Strom 1000 XT chega ao mercado como uma big trail preparada para encarar o off-road. No entanto, o que interessa mesmo de uma big trail é seu motor. O modelo tem potência do motor 1037 cc que permite atingir até 101 cv a 8.000 rpm e seu torque máximo é de 10,5 kgf.m a 4.000 rpm.

V-Strom 1000 XT

A V-Strom 1000 XT tem um para-brisas projetado para desviar o vento do corpo do condutor

A big trail da Suzuki tem um controle de tração com dois modos que pode ser desligado. O modo 1 tem um menor nível de intervenção mais suave, permitindo uma leve perda de tração da roda. Já o segundo modo, ideal para pisos escorregadios, possui um maior nível de intervenção executado constantemente, controlando e prevenindo a menor perda de tração possível.

 

V-strom 1000 Adventure

A versão aventureira da Suzuki vem com itens de série

A Suzuki traz o motor e componentes técnicos, como controle de tração, da V-Strom 1000 XT, mas a Adventure vem como uma opção topo de linha para o segmento das big trails.

Assim, essa versão aventureira foi desenvolvida no Brasil e já vem com acessórios de série ideais para sua proposta. Os equipamentos são: baús laterais, protetor de motor, protetor de cárter e faróis de milha com luz de Led.

 

V-Strom 650 XT

O modelo conta com protetor de motor e carter

A próxima da nossa lista de motos Suzuki é a V-Strom 650. Ela oferece um motor potente que entrega potência máxima de 71 cv a 8.800 rpm que rendem torque de até 6,32 kgf.m a 6.500 rpm. Além disso, o motor quatro tempos é aliado à tecnologia de pistões revestidos com resina anti-atrito e a Suzuki afirma que as tecnologias utilizadas  na moto oferecem um baixo consumo de combustível. 

Moto v-strom-650-xt

Além disso, a versão 650 da família V-Strom também teve para-brisas foi estendido em 9mm

Assim como a irmã maior de mil cilindradas, a V-Strom 650 XT também é equipada com o sistema de tração com dois modos e que  pode ser desligado.

V-Strom 650 Adventure

A V-strom 650 Adventure vem com faróis de milha em LED de série

Por fim, além de todos os atributos da V-Strom 650 XT, sua versão aventureira vem com itens de série que proporcionam as viagens mais confortáveis. O modelo já vem com  faróis de milha em LED, baús laterais de 29 L e o bauleto de 35 L. A aventureira conta ainda com  protetor de motor e cárter.

Motos Suzuki: preços linha adventure

Modelo

Preço de mercado zero quilômetro (Fipe) Preço sugerido pela marca
V-strom 1000 Adventure R$ 70.293 R$ 71.994
V-strom 1000 XT R$ 67.919 R$ 68.994
V-Strom 650 Adventure R$ 58.980 R$ 56.897
V-Strom 650 XT R$ 55.980 R$ 54.855

 

Suzuki Hayabusa

Hayabusa

A Hayabusa é o padrão ouro da Suzuki e símbolo da marca

O design inconfundível chama atenção por onde passa. Estamos falando dela, a Hayabusa. O modelo é o principal marco da Suzuki no segmento motociclístico. Equipamentos de ponta, tecnologia embarcada, conforto e alta potência fecham o combo da Hayabusa.

Assim, no quesito tecnologia, o modelo vem equipado com um “ Drive Mode Selector”, um mapa de motor selecionável que permite a escolha de configurações do motor de acordo com o gosto do piloto.

O modelo chama atenção por onde passa com seu porte oponente e som inconfundível

Por fim, partindo para o motor, ele possui 1.340 cilindrada  fazendo com que a máquina entregue ao piloto potência 197 hp a 9.500 rpm com um torque máximo de 15.81 kgf.m a 7.200 rpm. Com essa motorização, a Hayabusa voa nas pistas. 

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha