Publicidade

Uma nova Apache com o motor da BMW de 310cc está chegando ao mercado! Isso porque a fabricante indiana TVS já prepara um novo modelo naked com visual apimentado, fruto da parceria com os alemães. Confira todos os detalhes da novidade.

Nova Apache 310 cc

A Dafra oferece no Brasil a Apache 200, que ganhou novidades recentemente em sua versão 2023. O que nem todo mundo sabe é que a moto vem da parceira indiana TVS, que na Ásia oferece uma gama completa de modelos Apache e com diferentes cilindradas.

Agora, a TVS já prepara uma nova naked para essa linha e motorizada pelo conhecido motor de 310 cc que move as BMW G 310 R, G 310 GS e G 310 RR. Isso é possível porque BMW e TVS são parceiras e criaram juntas essa plataforma.

nova apache 310 cc

Espera-se que a Apache RTR 310 aposte no visual do conceito ‘Draken’, visto em 2014

Publicidade

Com este mesmo motor, a TVS já oferece a carenada Apache RR 310, lançada em 2017. E ano passado foi a vez da parceira BMW lançar a sua versão na Índia sob o modelo, a G310RR. Pois bem, agora parece que chegou a hora da indiana lançar a sua naked, a Apache RTR 310.

Diga-se de passagem, a moto já deveria ter estreado. Mas o motivo do atraso pode ter ocorrido devido a um acordo entre a TVS e a BMW, para evitar a sobreposição de modelos – neste caso com a G310R. Mas como teve espaço para duas carenadas ‘irmãs’ parece que vai ter também para duas naked…

Ano passado BMW lançou a G310RR baseada na TVS RR 310

Nova Apache RTR 310

Se tratando de estilo, a Apache RTR 310 aposta no conceito ‘Draken’, revelado ainda em 2014. Um visual que parecia inspirado na italiana Ducati 848 Streetfighter. Na dianteira é visto um curioso farol de LED, com o antigo estilo assimétrico que já foi muito utilizado na BMW.

Publicidade
farol nova apache 310 cc

Farol assimétrico e estilo ousado deve ser a receita da nova Apache 310

Como visto nas pequenas carenadas TVS/BMW, a moto deve ter modos de condução que alteram a resposta do acelerador, a velocidade e a interferência do ABS. Mas ao contrário do painel vertical da RR310, a RTR deve vir com uma tela TFT ajustada horizontalmente, que oferecerá conectividade Bluetooth.

Família Apache segue crescendo. No Brasil temos a RTR 200, vendida nas versões CBS e ABS, mais completa

Em termos de motorização nenhuma novidade, com o monocilíndrico BMW de 312 cc sendo escalado para o modelo. Isso significaria que a RTR 310 também viria com mapeamento e capacidades de aceleração diferentes. Somando-se a isso, fontes dizem que a motocicleta terá uma velocidade máxima de 158 km/h, graças aos seus já conhecidos 34 cv.

Publicidade

Veja também:

Lançamento em breve!

A TVS Apache RTR 310 é cotada a surgir posicionada abaixo de sua irmã carenada. Portanto, pode-se esperar um preço consideravelmente mais acessível do que a naked da BMW, a G310 R – que no Brasil parte dos R$ R$ 34.990.

motor da nova apache 310 cc

TVS e BMW criaram juntas as 310 cc. Do lado indiano, nasceram modelos como a Apache 310 RR e agora é a vez da RTR 310

Além disso, é provável que a versão naked da TVS venha com muito mais recursos do que a G310 R. Requisitos para enfrentar rivais como a KTM 390 Duke, a 250 Duke e mesmo a Honda CB300R.

Segundo rumores, a Apache RTR 310 pode ser lançada até o final deste mês. Espera-se também que a nova moto apareça no evento ‘TVS MotoSoul’, que está agendado para o dia 3 de março em Goa.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]