Publicidade

Uma nova Yamaha promete adotar uma tecnologia que surgiu primeiro em motos da Honda. Aliás, um recurso que se tornou praticamente uma exclusividade da principal rival. Estamos falando do airbag, que encontrou na Gold Wing de 2006 seu primeiro uso em motocicletas. Alguns calendários depois, é a vez da Yamaha.

Airbag pode equipar nova Yamaha

De fato, as marcas de motos estão de olho na segurança para o futuro. Ainda em novembro de 2021, a italiana Piaggio e a fabricante de airbags automotivos Autoliv anunciaram acordo – para o desenvolvimento conjunto a fim de criar um sistema novo de airbag.

Honda Gold Wing inspirou nova yamaha com airbag

Airbag estreou em motos na Honda Gold Wing em 2006. Agora, Yamaha parece interessada no recurso

Pois bem, um ano depois, neste novembro de 2022, parece que a Yamaha também está também apostando na possibilidade de desenvolver seu próprio sistema de airbag para moto. Essa novidade foi divulgada pelo gerente geral do Centro Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Yamaha, Heiji Maruyama, à Autocar Professional.

Publicidade

Segundo o gerente, algumas marcas já estão trabalhando nesse tipo de sistema e a Yamaha também está desenvolvendo o seu também! No entanto, datas ou planos de lançamento ainda não puderam ser anunciados, tampouco quais modelos podem ganhar a novidade.

Veja também:

Airbag em motos ainda é uma novidade complexa e em estudo para as fabricantes

Airbag em motos pequenas!

Sem dúvidas, as diferenças nos sistemas de airbag e demais itens de segurança suplementares possuem especificidades gritantes entre carros e motos. A começar por recursos mais básicos como o cinto de segurança, obrigatórios há décadas nos carros e impossíveis de serem aplicados nas motocicletas.

Publicidade

De acordo com Maruyama, a Yamaha vai trabalhar para considerar todos esses fatores envolvidos. Vale lembrar que a concorrente Honda – pioneira no assunto airbag – declarou recentemente sobre a meta de atingir zero fatalidades por colisão até o ano de 2050.

Desta forma, a Yamaha deve seguir esse tipo de proposta bem vinda, mas desafiadora! E para isso, Maruyama disse que o objetivo é integrar a tecnologia em uma moto pequena. Tecnicamente, segundo ele, já se chegou a um estágio muito maduro da novidade.

Tracer 9 Gt, nova yamaha na europa

Recentemente, a Yamaha entrou para o mundo das motos assistidas por radar, com a nova Tracer 9

Maruyama não revela demais informações. Mas vale lembrar que recentemente e Tracer 9 ganhou dispositivo de radar na Europa. Uma tecnologia destinada a vigiar e auxiliar em rodagem em estradas, ajudando em frenagens de emergência e monitoramento de pontos cegos.

Publicidade

A escolha mais óbvia da marca para uma nova Yamaha poderia ser equipar a cruiser Venture com o airbag. Ou mesmo uma nova Tracer 9 ainda mais atualizada. No entanto, a fala de Maruyama deixa espaço para modelos ainda menores ou até mesmo mais acessíveis. Vamos aguardar para ver!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]