Publicidade

A Yamaha XMax de 250cc é uma velha conhecida dos brasileiros, vendida por aqui desde 2020. Poré, no exterior, a marca japonesa oferece o modelo com variações de 300cc, 400cc e até uma pequena – mas super equipada – 125cc. Saiba o que a mini XMax oferece lá fora!

XMax 125, scooter super equipada! 

No quesito estético, a pequena XMax lembra muito as irmãs maiores. Afinal, a 125 também conta com os novos faróis de LED, que à noite exibem a assinatura luminosa da família de scooters, desenhando um X.

A diferença fica por conta do nível técnico, já que a scooter 125 tem roda dianteira de 15 polegadas e a traseira, de 14 polegadas. Quanto ao motor, a pequena conta com o monocilíndrico de 124,66cm³ e rende modestos 9 cv a 8,000rpm e 1,1 kgf.m de torque a 6,250 rpm. Para comparação, a NMax 160 brasileira entrega 15,6 cv e 1,4 kgf.m de torque.

Publicidade

Se na potência a mini XMax desaponta um pouco, nos equipamentos o cenário muda. O modelo conta com controle eletrônico de tração e o sistema de ignição sem chave Smart Key, entre vários outros recursos premium. E tal qual a XMax 300 da Europa, a 125 inclui duas versões.

scooter yamaha xmax 125

Com cara de gente grande, a XMax 125 herda das irmãs maiores o design e muitos itens de série. Tem até painel TFT para gerenciar o sistema de conectividade!

O modelo padrão adota um novo display LCD de 4,3 polegadas. Enquanto a versão 125 Tech MAX tem dois paineis: um velocímetro LCD de 3,2 polegadas e um TFT a cores de 4,2 polegadas. Mas todas as variantes do scooter permitem conexão com smartphone via Bluetooth e por meio do aplicativo gratuito MyRide da Yamaha.

Veja também:

Publicidade
mini xmax 125, scooter da yamaha

Na Europa, a mini XMax atende pilotos que têm apenas a licença básica, que podem pilotar somente motos de até 125cc

Mais equipado e mais caro que NMax, Neo e Fluo 

Comparando com os modelos de scooter 125cc brasileiros da marca, Neo e Fluo, o estrangeiro XMax 125 tem mais itens de série. É melhor até que a NMax 160, princpal scooter nacional da marca, que não possui tela TFT ou iluminação full-LED, por exemplo. No entanto, no quesito de valores a lista completa pesa no bolso…

nmax 160 é melhor que xmax 125

Mesmo com controle de tração e conectividade bluetooth, a NMax brasileira é menos equipada que a pequena XMax 125 europeia… mas também pudera, a 125cc tem preço salgado lá fora

Isso porque no exterior o XMax 125 tem preço na faixa dos 5.100 euros – mais de R$ 28 mil – próximo até dos 6.750 euros (R$ 37.500) cobrados pelo XMax 300. Por lá, a NMax 155 custa ‘apenas’ 3.850 euros (R$ 21 mil).

Publicidade

Se compararmos com valores em Real a desvalorização da nossa moeda entra em campo e os valores ficam ainda mais distantes. Por aqui, a NMax custa ‘somente’ R$ 19.690, enquanto a XMax 250 sai por R$ 29.990. As scooter 125cc da Yamaha são mais baratas: a Fluo tem preço sugerido de R$ 14.790 e a Neo,  de R$ 11.990.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]