Publicidade
Foto: Imprensa Yamaha

Foto: Imprensa Yamaha

Com novo visual e novo conjunto chassi, mecânica e componentes a YBR 125 Factor ganhou melhorias no design, na rigidez do chassi, na distribuição de peso, ergonomia e ciclística. Sem perder as qualidades da versão anterior, a nova YBR 125 Factor será comercializada em três versões; YBR 125 Factor K (partida a pedal), YBR 125 Factor E (partida elétrica) e YBR 125 Factor ED (partida elétrica, freio a disco dianteiro e rodas de liga leve) e nas cores azul, vermelha, preta e prata.

No novo modelo todos os detalhes e críticas a detalhes da versão anterior foram considerados e melhorados. Vários departamentos da Yamaha, mais diretamente a engenharia posicionaram e estabeleceram premissas no projeto a fim de desenvolver um veículo com preço justo, melhor relação custo-benefício, confiança, robustez, durabilidade, economia de combustível, conforto na pilotagem, versatilidade e respeito ao meio ambiente com um novo visual e designer agressivo.

Abril de 2000: nasce a YBR 125, quatro tempos – Em abril de 2000 a Yamaha Motor da Amazônia apresentou seu novo modelo, um projeto desenvolvido exclusivamente no Brasil com o apoio da Matriz japonesa, com motor monocilíndrico quatro tempos de 125 cc, quatro tempos, refrigerado a ar, comando de válvulas no cabeçote e transmissão por corrente, proporcionando então, economia e performance em um motor compacto e de pouco peso.

Publicidade

Foto: Imprensa Yamaha

Foto: Imprensa Yamaha

Também um conjunto quadro, motor, suspensão e rodas privilegiadas resultaram em impecável ciclística e superior manobrabilidade entre os modelos comercializados no País. Impulsionado pela forte demanda da categoria das 125 cc no mercado brasileiro, que representa aproximadamente 70% das motocicletas comercializadas, a família YBR 125 – composta por três versões YBR 125K, YBR 125E e YBR 125ED, em 2005 passou por pequenas mudanças sem alterar seu comportamento dinâmico.

Até julho de 2008 a Yamaha comercializou cerca de 700 mil unidades da YBR 125.

Setembro de 2008: chega ao mercado a nova YBR 125 Factor – Com um novo visual e características técnicas exclusivas a YBR 125 Factor chega a Rede de Concessionários Autorizados Yamaha na primeira quinzena de setembro, ainda sem preço definido.

Publicidade

DESIGN – Esteticamente com design mais agressivo e moderno a YBR 125 Factor prima pelo novo visual utilizando um tanque de combustível robusto e volumoso e com a adoção de uma falsa entrada de ar, pára-lama dianteiro, tampas laterais e uma rabeta afinada e ascendente, inspirada nos modelos esportivos da Marca, que em conjunto com um novo pára-lama traseiro transmite agressividade e esportividade.

MOTOR – Monocilíndrico quatro tempos de 125 cc, refrigerado a ar. Curva de torque em baixas e médias velocidades que privilegiam o deslocamento no trânsito. Comando de válvulas simples no cabeçote com transmissão por corrente (OHC). Engine Balance, balanceador no eixo do virabrequim, elimina vibrações do motor conferindo mais conforto ao condutor.

Filtro de óleo centrífugo, não há necessidade de substituição somente limpeza. Filtro de ar em espuma lavável.

Novo carburador Mikuni BS25 com acionamento do segundo estágio a vácuo, com válvula de solenóide Cut-off e TPS (sensor de posição do acelerador), funcionamento sem falhas e menor consumo de combustível.

Publicidade

Novo CDI-DC proporciona respostas rápidas, menor índice de emissões e função modo segurança que informa no painel falha do sistema de ignição.

Novo Air Induction System, sistema de indução de ar – Novo escapamento com dois catalisadores e dois novos protetores antiqueimadura, menores emissões e segurança.
Câmbio de cinco velocidades macio e preciso

CHASSI – Novo chassi do tipo Diamante com nova montagem e reforços que privilegiaram a ciclística e resistência. Leve e resistente a torções, confeccionado em tubos de aço.

Nova alça para a garupa com reforço estrutural.
Nova posição da trava de capacete.

Pedaleiras da garupa fixadas ao suporte ancorado no chassi, não transmiti os impactos das irregularidades do solo aos pés e pernas.

COMPONENTES – Novo tratamento térmico da barra da suspensão, maior resistência.

Novos piscas, semelhantes a YZF-R1.Novo suporte do farol na cor cinza.
Novo design dos refletores do farol, otimização na distribuição de luz, melhorando a iluminação.
Novo design do painel, mais inclinado com nova iluminação e hodômetro total e parcial, todas as versões com marcador de combustível (Setas, Neutro, Anomalia no sistema de ignição e Farol alto). Nova pinça do freio a disco com um único pistão de maior diâmetro (YBR 125 Factor ED apenas), mantém frenagem segura com menos peças e componentes.

Novas rodas em liga leve (YBR 125 Factor ED apenas). Novos pneus Metzeler ME 22 com câmara nas rodas raiadas (K e E) e sem câmara nas rodas de liga leve (ED).