Publicidade

chemChine_PirelliA Agência Reuters divulgou nota hoje (23/3) informando que a empresa China National Chemical Corp (ChemChina) fez uma oferta para comprar a Pirelli. O acordo está sendo alinhavado há algumas semanas e deve envolver valores próximos de 7,1 bilhões de Euros (7,7 bilhões de dólares). A Pirelli é a quinta maior fabricante de pneus do mundo e faz parte de uma série de aquisições realizadas por grandes investidores chineses que se aproveitam do enfraquecimento da moeda européia.

A nota da Reuters informa ainda que o acordo exclui uma dívida líquida de quase 1 bilhão de euros da Pirelli e que a ChemChina tem o objetivo de tirar a Pirelli da bolsa de valores. “As ações da Pirelli fecharam acima do preço da oferta, a 15,5 euros, em alta de 1,77 por cento, com alguns operadores citando expectativas de que a ChemChina seja obrigada a elevar sua proposta para atrair os atuais acionistas”, informa a Reuters.

Segundo a Reuters, se o acordo se concretizar, a ChemChina terá acesso à tecnologia para fabricar pneus premium, que podem ser vendidos com margens mais altas, e dará à marca italiana um forte impulso para aumentar sua presença no mercado chinês. Sob os termos do acordo, a ChemChina, através da China National Tire & Rubber, formará uma joint venture para comprar primeiro os 26,2% que a holding italiana Camfin detém na Pirelli. Depois disso, a empresa lançará uma oferta de aquisição obrigatória pelo restante dos papéis do grupo italiano.Separador_seguranca

 

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.