Publicidade

Vinda da República Tcheca, Praga é uma fabricante discreta de veículos exóticos. E a mais recente criação da empresa é a ZS 800, uma moto que proporciona uma verdadeira volta ao tempo. Dúvida? Então confira mais detalhes!

Praga ZS 800, moto nova que é uma volta no tempo!

Baseada em uma Kawasaki W800, a Praga criou a ZS 800. Nada menos que uma homenagem retrô à motocicleta BD 500 de 1928, projetada por Jaroslav Koch. A BD 500 original apresentava motor DOHC de quatro tempos e cerca de apenas 1.800 unidades foram fabricadas durante sete anos de produção.

Já o tributo chamado de Praga ZS 800 é modelo de tiragem muito mais limitada, com apenas 28 unidades! Além disso, a nova moto Tcheca é movida pelo gêmeo paralelo de 773 cc da W800, produzindo 47 cv e 6.5 kgf.m de torque.

ZS 800 nasceu inspirada na BD 500 de 1928

Publicidade

Além disso, técnicas modernas de engenharia foram usadas na fabricação da ZS 800, incluindo rodas de fibra de carbono forjadas feitas à mão. O garfo dianteiro esculpido foi feito em aço cromo molibdênio, abrigando um amortecedor Ohlins totalmente ajustável com mola de titânio.

A moto Tcheca tem estrutura hardtail, com isso a suspensão traseira consiste apenas em um amortecedor a ar Ohlins TTX montado sob o único assento. E, diga-se de passagem, titânio foi amplamente utilizado em toda a construção da ZS 800, incluindo quase todos os parafusos, eixos e porcas, do chassi e do motor.

Moto tcheca é movida por motor de custom da Kawasaki

Da mesma forma, o sistema de escapamento é feito de titânio, construído por meio de impressão 3D e pesando apenas 4,8 kg. Já o tanque de combustível comporta 11,5 litros – sendo construído de um pedaço de tarugo usinado de liga de Duralumínio e revestido com tampas de fibra de carbono.

Publicidade

Veja também:

Modelo conta com peças feitas em titânio

 

O preço de uma joia feita à mão

A Praga ZS 800 foi construída com o cuidado de deixar cada detalhe com o estilo retrô vintage. Com isso, apesar de peças com o melhor dos materiais e acabamentos a mão, o modelo tem freios a tambor acionados hidraulicamente – evitando o uso de discos.

Publicidade

Kawasaki W800 serviu de base para criar a Praga ZS 800

E não que a moto Tcheca precise de fato de sistema complexo de frenagem. São apenas 47 cv e peso de 142 kg a seco – cerca de 60 kg a menos que uma W800 do qual tira o motor. Além disso, a motocicleta possui uma distribuição de peso perfeita – de 50:50 – entre as rodas dianteiras e traseiras.

As entregas da ZS 800 devem iniciar neste ano de 2023, com a primeira unidade indo para um cliente em Dubai, claro… Cada uma delas tem o preço divulgado de 86.000 libras esterlinas, mais de R$ 547 mil em conversão direta. Pra você, essa moto exótica vale meio milhão?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]