Publicidade

As motocicletas podem representar muito mais que meras ferramentas de transporte. Algumas são sinônimo de liberdade, prazer, status, desejo e, como o Brasil é um dos maiores mercados do mundo, é natural que alguns modelos nos marcaram de forma especial. Bora relembrar motos marcaram época por aqui?

Selecionamos um modelo para cada década, começando em 1970. Naturalmente, em alguns casos citamos duas motos justamente porque criaram uma rivalidade tão grande que é impossível separá-las. Por isso, te convido a ver comigo quais foram as que marcaram cada era, desde a década de 1970 até a de 2010.

P90328569-bmw-r-1250-gs-adventure-hp-11-2018-2250px

Na sua opinião, quais motos mais marcaram época no Brasil?

 

Publicidade

Motos que marcaram época: anos 1970, RD 50 e CG 125

Inicialmente as motos mais comuns no Brasil eram as pequenas scooter, como Vespa e Lambretta, até que nos anos 1970 nosso mercado se fechou para importações. A medida varreu as importadas das ruas e favoreceu marcas que investiram em fábricas por aqui. E daí surgiram os dois principais nomes que conhecemos tão bem: Honda e Yamaha.

RD 50 - motos que marcaram época

Fabricada em Guarulhos (SP), a RD 50 foi a primeira moto fabricada no Brasil. Na época, ter uma era sinônimo de status…

 

 

Publicidade

Com o mercado tão restrito o simples fato de ter uma moto já era incrível. Não importa se era pequena ou simples, era uma motocicleta novinha! Assim, os maiores símbolos de desejo eram as nacionais RD 50, lançada em 1974, e a CG 125, apresentada dois anos depois. Elas seguiam receitas diferentes de motor e comportamento, mas tinham o clássico visual dos anos 1970… e a Honda até chamou o Pelé para ser seu garoto propaganda.

pele-e-cg-125-768x614

A Honda jogou pesado nos anos 1970. Criou sua fábrica no Amazonas (aproveitando o recém inaugurado Polo Industrial de Manaus), criou uma moto moderna e contratou o Pelé para ser garoto propaganda

 

Motos que marcaram época nos anos 1980: CB 750 e RD 350

Esqueça a necessidade de ir e vir e a simplicidade das pequenas motos street. Nos anos 1980 dois símbolos de poder surgiram no Brasil e são até hoje lembrados, além de muito valiosos no mercado de usadas. Honda CBX 750F e RD 350.

Publicidade
motos que marcaram época - 7 galo

Um ícone, uma lenda. Quem pilotou, pilotou. O ‘ronco de F1’ da Sete Galo habita até hoje no imaginário de muitos motociclistas

A disputa entre Sete Galo e Viúva Negra até hoje é venerada. A CB chegou um pouco antes, importada do Japão, e logo seria nacionalizada. Era a melhor esportiva da Honda no mundo! Neste intervalo, a Yamaha inaugurou sua fábrica em Manaus com uma rival à altura, a RD. A Honda era poderosa, grande, caríssima e dona de um som único, enquanto a RD era menor mas muito mais leve, ganhando em agilidade.

motos que marcaram época - rd 350

Muito mais leve e com motor de 2 cilindros e 2 tempos, a RD 350 acabava sendo tão rápida quanto a principal rival. Certamente, um dos maiores duelos do mercado de motos

 

Veja mais:

Suzuki Hayabusa: ícone dos anos 1990

Na década seguinte as esportivas ficariam ainda mais em evidência. Elas seguiam sendo símbolos de desejo e com a abertura do mercado para importações tivemos uma enxurrada de lançamentos vindos do Japão e da Europa. A disputa de quem corria mais estava posta.

Os anos 1990 foram o auge das esportivas e marcou o lançamento de uma de suas rainhas, a Hayabusa

E foi exatamente neste contexto que surgiu a Suzuki Hayabusa. Criada para ser a moto mais rápida do mundo ao superar os 300 km/h, a GSX 1300R foi lançada em 1998 e logo chegou ao Brasil. Tinha um grande valor agregado, pois representava o suprassumo do desempenho. Além disso, carregava linhas únicas. O sucesso foi tanto que o modelo perdurou e segue nas lojas até hoje, já em sua terceira geração.

 

 

Motos que marcaram época: Hornet, febre dos anos 2000

Na década seguinte a febre foram as naked, quase tão potentes quanto as carenadas mais mais ágeis. E aí surgiu um novo ícone, até hoje amplamente citado em lançamentos e usado como parâmetro de comparação, a Honda Hornet 600.

Honda Hornet - motos

A febre do ‘Hornetão’ foi tão grande que parece ter rolado ontem, mas já se vão quase 20 anos do lançamento no Brasil. Sucesso absoluto, movimentou rivais como XJ6, FZ6, Z 750 e Bandit 650

A CB 600F Hornet foi lançada em 2004 e logo se tornou uma verdadeira febre por aqui – tanto que o Brasil foi, em vários meses, o maior mercado consumidor do modelo no mundo. A receita do sucesso era simples: visual esportivo, grande motor exposto (e de aproximadamente 100 cv de potência) e o peso de uma marca como a Honda. Aposentada em 2014, até hoje é um dos modelos mais procuradas no mercado de usadas.

 

Nos anos 2010 a BMW R 1200 GS foi o grande destaque

As motos que marcaram época sempre refletiram os valores, necessidades e desejos do país. O locomoção nos anos 1970, a esportividade nos 1980 e 1990, a invesão das ruas nos anos 2000. Em meados de 2010 quem começava a ganhar espaço eram as big trail.

BMW R 1200 GS - motos que marcaram época

Se hoje as esportivas representam menos de meio por cento dos emplacamentos, as big trail estão bombando! Este movimento começou na década passada, na carona de modelos como a R 1200 GS

Hoje este fenômeno está consolidado e as aventureiras são a primeira opção de quem busca versatilidade e conforto para viagens, além de potência e símbolos de status. Tudo isso começou na década passada, através de modelos como a BMW R 1200 GS, precursora da R 1250 GS – lançada em 2019 e um sucesso absoluto. Aliás, hoje quase todas as marcas tem suas big’s. Até a Harley-Davidson rendeu-se ao movimento, criou a Pan America… e trouxe ao Brasil, claro.

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.