Motos antigas e leilões são uma combinação perfeita. Isso porque a paixão por motocicletas históricas faz com que diversos colecionadores desembolsem fortunas para ter um modelo clássico em sua garagem. No entanto, dessa vez ocorre um leilão um pouco inusitado. Uma moto BMW R 100 GS de 1995 está à venda ainda na caixa! Ou seja, 27 anos de fabricação mas sequer foi montada – quem dirá ter percorrido ao menos 1 km.
Moto BMW R 100 GS rara em leilão
A princípio, o modelo por si só não é uma raridade. Afinal, a BMW produziu cerca de 9 mil unidades desta GS em meados dos anos 1990. Porém, de todas essas unidades fabricadas, possivelmente esta é a única ainda na embalagem de madeira original.
Essa linha de moto BMW veio para substituir a BMW R80G/S, motocicleta vencedora do rali Paris-Dakar em duas ocasiões. Daí veio o nome e todo o conceito de fabricação desses modelos. Portanto, a ideia era trazer o conceito de uma moto off-road vencedora, mas que também se adaptasse à estrada.
História do modelo
Essa moto BMW R 100 GS saiu da fábrica em Berlim na Alemanha em 1995 com direção ao Canadá, na Blackfoot Motosports. No entanto, esse revendedor por alguma razão não vendeu o moto e nem sequer abriu a embalagem de madeira para montar a motocicleta. Foi só em 2021 que a motocicleta se moveu, quando foi vendida como relíquia à Moto Borgotaro, loja especializada em modelos clássicos em Nova York.
Quanto custa a moto BMW GS na caixa?
O leilão dessa moto BMW ocorreu no último sábado, 27, de forma online. Ela recebeu 30 lances e foi arrematada por 47.250 dólares, quase R$ 240 mil em conversão direta. Para comparação, uma BMW GS 1250 zero quilômetro, na versão topo de linha Adventure e já com acessórios instalados, custa ‘apenas’ 25.300 dólares (R$ 128 mil) nos Estados Unidos.
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O vencedor desse leilão levou pra casa um modelo bicilíndrico com 60 cv de potência e 7.6 kgf.m de torque. Além disso, o tanque com capacidade máxima de 38 litros abastece o motor de 980 cc que atinge uma velocidade máxima de 200Km/h.
No entanto, após todos esses anos guardada, a moto não tem condições de rodar atualmente, graças a componentes comprometidos – como bateria sem carga e pneus ressacados. Mas nada que uma boa revisão não resolva… a menos que o comprador opte por deixar a moto na caixa, claro.