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Raptor 700, visual compacto

Desde que a Yamaha anunciou o lançamento dos novos Raptor 450 e o 700, não via a hora de poder acelerar os bichinhos. O primeiro a liberarem foi o 700, mas quando fui buscar, esperava um quadri um pouco maior que o antigo 660, tanto que quando me aproximei falei com o pessoal da Yamaha que estava errado, eu estava lá para pegar o 700 e não o 450, só que quem estava errado fui eu! O novo substituto do 660 é ainda menor, sendo extremamente compacto e invocado. Fiquei olhando por vários minutos aquele novo brinquedo, esbelto e agressivo. Estilo esportivo

Cor branca

O visual do Raptor sempre foi agressivo, lembrando em partes o design da R1 com os dois faróis te encarando. A cor azul é exatamente a mesma das YZ, ficando ainda mais brava, porém outras cores inovam a linha 2007, um grafite e outro totalmente diferente na cor branca, antiga cor das YZ de cross nos anos 80.

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A potência não é declarada pelo fabricante, descobrimos que o 450 chega próximo aos 50 cv sendo assim o novo 700 que já vem com sistema de injeção eletrônica deve ser bem mais bravo.

Aliás melhorou em tudo mesmo, para ter uma noção ele tem praticamente o mesmo comprimento do 450, são 1.845 mm (1840 mm o 450cc) e exatamente a mesma largura de 1.170 mm, ou seja, minúsculo! O que difere mesmo é o peso, são 21 kg a mais no 700 que mesmo assim é extremamente leve, com 180 kg. Comparado a maioria dos outros ATV que superam facilmente os 200 kg, esse modelo é um dos mais leves. Na prática isso se traduz em um veículo muito ágil, sem dúvida um dos mais esportivos para circuitos travados, parece até uma esportiva em estradas sinuosas.

Melhorando ainda esse aspecto, os freios são muito potentes, cada roda dianteira conta com um disco e o eixo traseiro conta com um disco para frear as duas rodas. É absurdo o poder de frenagem, podemos engolir as curvas, a aproximação é muito forte mesmo.

Agora além de toda sua agilidade, o que surpreende também é o motor, primeiro pelo seu funcionamento que através da injeção eletrônica deixou bem mais liso, dá pra sentir a resposta diferente ao comando do acelerador. Além da entrega de potência mais uniforme o motor esta falando mais alto em qualquer regime de rotação, se estiver em um solo mais aderente e acelerar de uma vez em primeira, a frente sobe de uma vez, se fizermos isso em segunda marcha acontece a mesma coisa. Esse novo motor monocilíndrico de 686 cc e refrigeração liquida é forte mesmo, está abrindo mais em alta em relação ao antigo 660. Na pista onde andamos chegamos a engatar a quinta e última marcha, e o bichinho vai até cortar a ignição.

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As suspensões dianteiras são independentes, com um amortecedor para cada roda que garantem ótima absorção dos impactos, mas como essas máquinas cada vez mais estão sendo usadas em pistas de cross e supercross, muitos pilotos substituem esses por outros com reservatório de nitrogênio e permitindo além de regulagem da carga de mola, acertos como válvulas de passagem do óleo de retorno e compressão, dando muito mais progressividade. O amortecedor traseiro já dispõe desse sistema absorvendo os mais diversos saltos radicais, alias é impressionante a performance deste quadriciclo nesta prática, se aterrissarmos reto ele chega a absorver mais até do que uma motocicleta.

Aqui no Brasil só chegou por enquanto na cor azul sendo denominado de Raptor 700R, mas lá fora existem mais duas versões o 700R SE que é todo preto com detalhes em laranja e o 700R GYTR Edition na cor branca. Bom para quem curte os ATV pode começar a se deliciar o novo 700 veio com tudo para liderar a categoria.

Fichas técnicas, cores e preços no site www.yamaha-motor.com.br

Raptor na cor azul Estabilidade na terra Força para saltar

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