Publicidade

Se para você, contornar uma curva com tranquilidade, precisão e segurança não é uma verdade absoluta, saiba que isso pode ser um problema. Mas saiba que esse problema tem cura. Pode parecer brincadeira para os mais experimentados, mas para muitos motociclistas não é assim.

E quando os amigos o chamam para aquele rolezinho no final de semana para encarar aquela estradinha sinuosa é sempre excitante, mas assustador. E pode ser perigoso também. Por isso é bom não facilitar.

Você já escutou alguns dizerem que moto foi feita para cair? Tem até gente famosa e inteligente que acredita nisso. Mas isso não é verdade. Moto foi feita para andar para frente e fazer curvas. Só que ela exige a sua participação.

Claro, se você não estiver preparado para isso, pode ser muito perigoso. Por isso é muito importante aprender. Não tenha vergonha de dizer “eu tenho medo” ou “eu não sei”. Ninguém nasce sabendo e todos nós temos medo. E mais, é melhor não se arriscar, sobretudo quando é o seu patrimônio que está em risco. E não estamos falando apenas da motocicleta, mas da sua pele, dos seus membros, da sua vida.

Publicidade

Aliás, é bom você saber que o medo é o seu melhor protetor. Se você perder o medo, acaba fazendo bobagens, indo além dos limites – seus, da moto e do ambiente. Por isso fiz este vídeo educativo, mostrando a primeira parte de um dos momentos mais desafiantes para a maioria dos motociclistas, mas um dos mais prazerosos também: fazer curvas. Acompanhe!

Separador_motos

Carlos Amaral
Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training