A Honda tornou público que vai seguir o exemplo da rival Yamaha e também relançar um dos seus ícones do passado, a Honda CRF 1000L África Twin. Nesta terça-feira foram divulgadas as primeiras imagens oficiais e informações técnicas sobre a sua nova moto de aventura, confirmando a ressuscitação o emblemático nome África Twin.
A empresa havia mostrado o conceito da moto no Salão de Milão em novembro do ano passado, mas ofereceu poucos detalhes sobre o novo modelo, ou quando seria lançado. Estas imagens do teaser publicado hoje revelam em detalhes do que será a CRF 1000L África Twin com estilo fortemente inspirado na CRF450 Rally. A previsão é de que deve chegar às concessionárias da europa ainda no final de 2015.
A nova moto da Honda vem com rodas raiadas para maior robustez, os pneus convencionais têm desenho agressivo, suficiente para encarar qualquer tipo de piso e os discos de freio tipo ‘pétala’ garantem manter-se limpos de lama.
Acredita-se que muitos fãs irão lamentar a decisão da Honda em substituir o clássico V-Twin por um motor bicilídrico paralalelo mas a Honda alega que o motor paralelo trará mais vantagens para os futuros proprietários, principalmente por ser mais barato de se produzir, barateando o preço da moto ao consumidor final. Outra vantagem apontada pela Honda é que o motor paralelo oferece um vazio útil atrás dos cilindros para se aninhar todos os sistemas eletrônicos e de controle, bem protegidos e que contribuem para a centralização de massa da moto. Em terceiro lugar, de que fica mais fácil para trabalhar no motor quando algo dá errado nas profundezas remotas das aventuras mundiais, em sintonia com a proposta da motocicleta.
A África Twin será a primeira motocicleta off-road equipada com embreagem dupla. Esta nova evolução da Transmissão de Dupla Embreagem (DCT) foi especificamente desenvolvida e programada para fornecer capacidade off-road, permitindo que o piloto se concentre na pilotagem enquanto a caixa de câmbio é acionada eletronicamente para proporcionar a melhor condição de tração à roda traseira. O sistema será selecionável, permitindo ao piloto escolher modos de pilotagem através de botões na manopla ou uma alavanca de câmbio no pé.
A Honda XRV 750 África Twin do passado
Lançada em 1989 para concorrer com a Yamaha Superténéré 750, grande sucesso na época. Com uma versão de inferior cilindrada o francês Cyril Neveu venceu o Rally Dakar por dois anos consecutivos (1986 e 1987). Devido ao sucesso da moto na competição off-road, a Honda se motivou a lançá-la em versão civil, o que aconteceu em 1989, sendo produzida até 2003.
Tratava-se de uma grande motocicleta, dotada de um propulsor de dois cilindros (V-Twin) de 742cc, quatro velas, refrigeração líquida, faróis duplos, pára-brisa frontal e alguns dispositivos de segurança próprios para o uso em off-road, que era a sua proposta. Em 1996, a evolução do modelo utilizado no Dakar ganhou uma melhor assento e embreagem, abafador do escapamento maior, algumas modificações na carenagem superior e um amplo bagageiro. A suspensão de longo curso isolava o piloto de superfícies irregulares. Os eficientes freios eram à disco duplo na dianteira e único na traseira.
O painel de instrumentos era constituído de mostradores em LCD de grandes dimensões, computador de bordo montado acima do velocímetro e tacômetro convencional, Para auxílio à navegação, havia uma série de marcadores eletrônicos de tempos e distâncias. Nos dias de hoje ainda há grande a procura pelos poucos exemplares em bom estado no mercado de usados e há boa disponibilidade de peças e acessórios no mercado externo.
Glossário:
Teaser = recurso de propaganda utilizado para novos produtos, onde se omite a identificação do produto com o objetivo de provocar a curiosidade do público em torno de seu lançamento iminente.
O sonho de uma Verdadeira aventura – Episódio 1 – Anos 80
Em março desse ano os pilotos e engenheiros se sentam para falar das suas experiências a respeito da nova moto que eles estiveram testando o dia todo.