Publicidade

A Honda apresentou os novos modelos CRF 1100 L Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports para 2024. A big trail ganhou mudanças visuais, de eletrônica e mecânicas. Veja como ficou a aventureira apresentada no exterior e que deve chegar ao Brasil ao longo do próximo calendário.

Nova Honda Africa Twin 2024 

A Honda Africa Twin segue movida pelo motor de dois cilindros em linha e 1.084 cc. A potência da moto também continua com 102 cv a 7.500 rpm (na Europa). Aqui no Brasil são ‘apenas’ 99,3 cv por questões de homologação.

No entanto, no Velho Continente, a moto teve seu torque máximo aumentado, dos 10.5 kgf.m para 11.2 kgf.m. Além disso, o pico de torque chega mais cedo, a 5.500 rpm em vez dos 6.250 rpm anteriores. Na prática, tem mais força em médias rotações.

africa twin 2024

Nova Africa Twin ganhou novas cores e grafismos. Mas as principais novidades não estão no visual

Publicidade

Esse upgrade se deve a uma otimização na área de admissão, incluindo a caixa de ar e sistema de escapamento, que também ficou um pouco mais leve. No entanto, nada da adoção de injeção direta ou mesmo de supercharger, conforme esperado após alguns pedidos de patente da Honda…

Além disso, a geração 2024 ainda não conta com sistemas de radar, que ainda estão sendo desenvolvidos pela marca. Uma novidade que já é vista em praticamente todas as motocicletas rivais, incluindo as novas BMW.

Veja também:

Publicidade

Africa Twin Adventure Sports com roda 19 

Na Europa, a grande novidade é que a CRF 1100 L versão Adventure Sports tem agora roda dianteira de 19 polegadas. O conjunto segue com rodas tubeless com aros de alumínio e raios de aço inoxidável.

No entanto, a Africa Twin padrão (modelo de entrada) mantém a roda dianteira estreita de 21 polegadas e o formato Enduro 150/70-18 para a traseira. O exterior também conta com a variante “ES”, abreviatura para Electronic Suspension.

africa twin adventure sports

Apesar do nome, versão Adventure Sports é mais voltada ao uso em vias asfaltadas. Por isso, ganhou roda menor na dianteira

Ou seja, a Africa Twin ES tem a suspensão Showa EERA, controlada eletronicamente com 4 modos: Mid, Hard, Soft e Offroad. Além disso, a pré-carga e o amortecimento da mola também podem ser configurados separadamente e individualmente.

Publicidade

De restante, quadro, braço oscilante, freios, bem como display colorido e a conectividade seguem inalterados no modelo 2014. Para o Brasil, ainda não há data para a chegada das novidades no mercado nacional.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]