A Suzuki GSR 150 i competiu no maior segmento do mercado brasileiro, o das street. O modelo chegou com a dura tarefa de encarar o best seller Honda CG 150 e também a Yamaha Factor 125, outro sucesso de vendas. Relembre sua história, teste, números e saiba se ainda vale a pena comprar uma GSR.
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Suzuki GSR 150 i
A GSR 150 i chegou no Brasil em 2011, com a missão de conquistar espaço no concorrido mercado das street de 150 cilindradas. Para se distanciar das concorrentes apostava em equipamentos exclusivos, como o painel com indicador de marchas, suspensão traseira a gás e também freio a disco na roda dianteira e partida elétrica, itens ausentes nas versões básicas de Honda e Yamaha. Além disso, apresentava nível de acabamento superior.
O porém estava no preço, já que a GSR 150 tinha valor próximo ao da líder CG. Em março de 2012, por exemplo, uma Suzuki zero quilômetro tinha preço médio de R$ 6.813, enquanto uma CG 150 topo de linha, ESD MIX, saía por R$ 7.248. A Factor ED custava R$ 7.040 nas concessionárias.
Assim, os recursos da Suzuki não conseguiram fazer frente a tradição da dupla Honda e Yamaha no segmento. Em 2012, por exemplo, a Suzuki emplacou pouco mais de 4 mil unidades da GSR, ante mais de 250 mil da CG 150.
Motor, potência e consumo
A Suzuki obedecia ao figurino das streets da época. Tinha motor de um cilindro, 149,5 cm³, OHC (Comando de Válvulas no Cabeçote), com duas válvulas e arrefecido a ar. O conjunto era alimentado por injeção eletrônica Mikuni e trabalhava com câmbio com seis marchas.
Nesta configuração, a GSR 150 oferecia 12 cv de potência máxima, a 8.000 rpm, e 1,08 kgf.m de torque a 6.000 rpm. No nosso teste, o consumo médio ficou na casa dos 32 km/litro enquanto na estrada subiu para 35 km/litro. Já a velocidade final foi de 105 km/h reais – perto dos 120 km/h no painel analógico.
Fim da linha
A GSR 150i saiu de linha em 2017, mesmo ano em que os modelos de baixa cilindrada da Haojue passaram a ser vendidos nas concessionárias Suzuki no Brasil, numa parceria entre as duas marcas e sua representante no país, a J Toledo. A Yes 125, quase uma versão simplificada da GSR, deixou de ser vendida ainda em 2016.
Pontos positivos
A street da Suzuki era econômica, bem equipada e, dentro da sua proposta, confortável e com desempenho. Era uma opção aos que buscavam uma moto barata, robusta e que oferecesse um mínimo de estilo ou exclusividade, algo impossível ao rodar nas cidades de CG.
Pontos negativos
Já nos aspectos negativos, a GSR 150 perde pontos primeiramente pelo design, datado e muito próximo ao da sua irmã menor, a Yes 125. Além disso, tem custo de manutenção um pouco acima dos praticados pelas concorrentes, até pelo menor número de concessionárias Suzuki no país.
Suzuki GSR 150 i vale a pena?
Dados seus atributos, a GSR 150 segue sendo uma boa opção para quem procura uma moto econômica, barata e simples. Especialmente aos que curtem o seu design próprio e valorizam seus itens exclusivos, como a suspensão traseira a gás e indicador de marcha engatada no painel.
Segundo a FIPE, uma 2011 tem preço médio de R$ 3.657, valor que sobe para R$ 7.65 em um modelo 2017. Uma Haojue DK 150 S zero quilômetro, substituta da GSR, é encontrada nas concessionárias por aproximadamente R$ 11.723.
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Suzuki GSR 150i, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Suzuki GSR 150 i |
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, 1 cilindro |
Cilindrada | 149,5 cc |
Arrefecimento | Ar |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 12 cv a 8.000 rpm |
Torque Máximo: | 1.08 kgf.m a 6.000 rpm |
Alimentação: | Eletrônica |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 6 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico |
Suspensão traseira: | Balança articulada, com amortecedores hidráulicos |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 80/80-18 M/C (52P), sem câmara |
Pneu Traseiro: | 90/90-18 M/C (57P), sem câmara |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 132 kg |
Comprimento: | 2055 mm |
Largura: | 730 mm |
Altura do Banco: | 730 mm |
Distância entre Eixos: | 1270 mm |
Capacidade do tanque: | 14 litros |
Preço (FIPE, março de 2021) | |
2011 | R$ 3.657,00 |
2017 | R$ 7.651,00 |