Publicidade

Segue a novela de uma nova XRE 300. A história recebeu um novo capítulo nos últimos dias, quando rumores do lançamento de uma possível substituta ganharam força – com direito até a data de apresentação. Tudo isso ao mesmo tempo em que a produção da atual XRE segue em ritmo reduzido. Será que enfim a nova Sahara 300 está chegando? Veja o que diz a marca.

 

Nova XRE 300 com lançamento ainda em 2023?

Vamos começar pelos dados oficiais. A produção da XRE 300 está abaixo do padrão desde março de 2023, mesma época em que, curiosamente, surgiram os primeiros rumores de uma substituta para a veterana moto lançada em 2009. Na ocasião, eram registros de patente de um novo nome: XRE 300 Sahara.

honda xre 300 na fábrica, produção

Ritmo anormal da produção da XRE 300 dá margens para rumores de lançamentos. Modelo teve volume abaixo do normal (ou até zerado) em seis dos nove meses de 2023

Publicidade

Os dados vazaram em março e em abril a produção da XRE caiu das tradicionais 3.300 motos mês (média) para pouco menos de 900 unidades. Em maio, desceu mais um degrau, fechando em exatas 800. Depois, a produção seria completamente interrompida por três meses, de junho a agosto. Inclusive, neste período o modelo até foi considerado ‘indisponível’ em canais de comunicação da fabricante. Em setembro os trabalhos foram retomados, mas novamente em ritmo reduzido. Apenas 1.125 unidades foram produzidas no mês, cerca de 1/3 do padrão. As informações são oficiais, da Abraciclo.

 

Chegada em novembro

Agora, os rumores. Após o vazamento dos registros de patentes, o segmento foi invadido por teorias sobre uma possível substituta da XRE 300. Informações supostamente obtidas com pessoas ligadas à marca, concessionários e clientes, especialmente consorciados. Entretanto, nunca tiverem qualquer confirmação oficial.

honda xre 300 rally

Segundo novos rumores, a substituta da XRE 300 deve ser anunciada entre novembro e dezembro. Mas não há informações oficiais sobre o assunto

Publicidade

E é assim que surgiram as últimas informações. Nesta semana, ganhou força a teoria de que a nova XRE 300 Sahara será lançada entre novembro e dezembro de 2023, com previsão de chegar às lojas no início de 2024. Uma estratégia parecida com a vista na CB 300F Twister, ‘irmã’ da nova XRE, exatamente um ano antes.

Entretanto, vale ressaltar que até aqui são apenas boatos, sem qualquer confirmação oficial. Tais rumores ganham alguma credibilidade pelo contexto, ocorrendo em paralelo à redução no ritmo da produção da atual XRE e semelhanças com estratégias anteriormente adotadas pela Honda, como no lançamento da 300F.

Exatamente um ano antes, a CB 300F Twister adotava estratégia de lançamento similar: foi apresentada em novembro e o preço (seria, mas atrasou) revelado em dezembro. Modelo chegou nas lojas no início do ano seguinte

Veja também:

Publicidade

 

Produção da XRE 300: Honda fala oficialmente sobre o tema

Diante deste contexto, buscamos informações da fabricante sobre o ritmo reduzido e intermitente de produção da XRE 300 em 2023. Veja resposta oficial abaixo, na íntegra:

“Os ajustes nos volumes de produção são estratégicos e levam em consideração diversos fatores como demanda do mercado “nível de estoque”, cadeia de suprimentos, entre outros. A queda na produção se deu em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, tivemos uma interrupção no fornecimento do modelo XRE 300 a partir de abril, com retomada gradativamente da produção em setembro. Sendo assim, a Honda vê como natural a retomada da produção em níveis de acordo com sua estratégia de mercado. Oficialmente não há nenhuma informação sobre a chegada de um novo modelo.”

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza