Publicidade

Na China, uma fabricante lançou um novo modelo ‘alternativo’ às aclamadas máquinas da Harley. Com preço infinitamente mais acessível, a motocicleta mais barata parece remeter diretamente à novíssima Sportster S. Dúvida? Confira mais o modelo apresentado no outro lado do mundo!

‘Harley barata’ à venda na China

A fabricante chinesa Motofino achou que seria uma boa ideia entrar no segmento custom/cruiser. E que melhor inspiração teria que uma Harley-Davidson Sportster S? Sim, o mais novo modelo norte-americano membro da família Sportster, que recebeu aclamação global devido ao seu estilo único e desempenho matador.

Steetboy: digamos… Uma Harley mais barata…

Desta forma, não é surpreendente que a Motofino tenha dado a sua nova Steetboy V-Maxter 300 um visual que é a cara da Sportster S – bem mais do apenas inspiração, digamos assim… Seria uma reprodução à altura da Harley? Vamos olhar mais de perto.

Publicidade
harley-davidson_sportster-s_2022_4_13072021_33479_960_720

Sportster S foi a inspiração!

Na frente, a Streetboy tem um farol oval largo, assim como a Sportster. O modelo chinês tem até as linhas da motocicleta de Milwaukee, conforme visto no tanque de combustível, assento e seção traseira. Nem mesmo a fonte das letras estampando “Streetboy Motofino” foram poupadas da Harley!

No entanto, a Streetboy não compartilha de algumas das características da Sportster S. Por exemplo, a chinesa não recebe o enorme e largo pneu dianteiro. Nem o sistema de escapamento ao estilo flat trackers vintage da Harley. Além disso, a moto não tem a postura rebaixada da Sportster, tem posição de pilotagem – digamos – genérica.

Farol dianteiro da moto chinesa remete ao modelo da marca norte-americana

Publicidade

Veja também:

Uma Harley mais barata para o bolso…

Se visualmente a moto chinesa parece o modelo da Harley, do ponto de vista de desempenho a Streetboy nem se compara à Sportster S. No entanto, é interessante ver que o modelo da Motofino faz uso de alguns itens, digamos, familiares…

Streetboy tem painel digital e conjunto dianteiro minimalista

Isso porque, há alguns anos, a fabricante chinesa QJ Motor trabalha com a Harley desenvolvendo um modelo de pequeno porte para o mercado asiático. No entanto, outros fabricantes já colocaram as mãos no possível motor da moto ainda não lançada. Será?

Publicidade

Com isso, a Streetboy vem de fato com um V-twin de 300 cc, desenvolvido na China. Uma usina que já equipa motos da QJ Motor, como a Flash 300. Acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, é o suficiente para atingir satisfatoriamente os 30 cv de potência.

Modelo é movido por motor de 300cc da QJ Motor

No final das contas, a Motofino Streetboy V-Maxter 300 é apenas uma das centenas – senão milhares – de motocicletas que tentam emular o estilo de espírito das famosas Harley-Davidson.

Na China, a V-Maxter 300 chegou recentemente custando 23.980 yuan, o equivalente a cerca de R$ 18 mil em conversão direta. Não está satisfeito ainda? A Streetboy tem à sua disposição uma extensa gama de acessórios originais – também baseados no modelo da empresa de Milwaukee…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]