Publicidade

Soberba vitória de Stoner no Qatar na segunda-feira à noite

A primeira corrida de 2009 de MotoGP, adiada para esta noite de segunda-feira devido à forte chuva de domingo, foi ganha por Casey Stoner.

Com a acção da categoria rainha do Campeonato do Mundo FIM de MotoGP de 2009 finalmente a começar no espectacular Circuito Internacional de Losail na noite de segunda-feira foi Casey Stoner que reclamou o triunfo, garantindo a terceira vitória consecutiva na prova de abertura da temporada no Qatar.

Depois do excepcional adiamento da primeira corrida do ano de MotoGP devido à chuva no deserto arábico, a noite de segunda-feira assistiu à primeira corrida da era de fornecedor único de pneus, mas a história foi semelhante à de outros anos com Stoner a cruzar a meta em primeiro, à frente do Campeão do Mundo Valentino Rossi.

Publicidade

Stoner esteve impressionante, partindo da pole e construindo logo na primeira volta uma vantagem de dois segundos. A vitória do Campeão do Mundo de 2007 nunca pareceu estar em dúvida com o australiano a controlar a corrida na frente depois de ter sido o mais rápido em todas as sessões de treinos do fim-de-semana. A margem de Stoner no final foi de mais de sete segundos, uma prestação brilhante que colocou de parte qualquer dúvida quando ao estado físico do piloto após a operação ao pulso.

A completar o pódio atrás dos dois primeiros ficou o companheiro de equipa de Rossi na Fiat Yamaha, Jorge Lorenzo, que repetiu o resultado da sua estreia no MotoGP em 2008 agora naquela que foi a sua primeira corrida com pneus Bridgestone.

Colin Edwards, da Monster Yamaha Tech 3, iniciou a sua sétima temporada na categoria rainha na sexta posição da grelha para terminar em quarto, também em estreia com a marca nipónica de borrachas.

Andrea Dovizioso, a estrear-se com a moto de fábrica da Repsol Honda e com as borrachas japonesas em 2009, foi quinto, mas perdeu ímpeto na segunda metade da corrida depois de ter sido terceiro durante várias voltas.

Publicidade

Alex de Angelis também fez boa prestação ao cruzar a linha de meta em sexto depois de ter largado da nona posição naquele que é o seu segundo ano com a San Carlo Honda Gresini. Chris Vermeulen, da Rizla Suzuki, também fez bom início de campanha ao levar a sua melhorada GSV-R até ao sétimo lugar.

Excelente estreia no MotoGP teve o piloto satélite da Ducati Mika Kallio, que logrou terminar como melhor debutante com o oitavo posto aos comandos da máquina da Pramac Racing.

Em máquina oficial e de regresso à Honda Gresini este ano, Toni Elías desapontou um pouco por não ter ido além de nono, isto enquanto o gaulês Randy de Puniet levou a LCR Honda RC212V satélite ao décimo posto, apenas a três segundos do espanhol.

Dani Pedrosa, a correr com lesões no joelho, rodou contra as dores para somar importantes pontos com a 11ª posição. Já Nicky Hayden, a estrear-se com a Ducati Marlboro, foi 12º; um bom resultado para o norte-americano que se lesionou nas costas e peito em consequência de forte queda na qualificação de sábado à noite. O bravo Campeão do Mundo de 2006 até estabeleceu o seu melhor tempo na última volta.

Publicidade

Marco Melandri fez a primeira prova com a Hayate Racing Team e saiu de pista no início, mas conseguiu recuperar para terminar em 14º.

Já Loris Capirossi, que deu início à sua 20ª temporada no Mundial, segunda com a Rizla Suzuki, caiu na oitava volta e não conseguiu voltar à prova.