Publicidade

Diego Faustino (#68), da equipe Honda Mobil, venceu a categoria SuperBike Pró na 5ª etapa da SuperBike Brasil, prova disputada no final da manhã do último domingo (13) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O piloto largou na pole e nas primeiras voltas protagonizou um duelo impressionante com seu companheiro de equipe Maico Teixeira (#36). Os dois correram no mesmo centésimo e, no início da segunda volta, Maico chegou a ocupar rapidamente a liderança, após se beneficiar do vácuo na reta dos boxes. Entretanto, levou o troco em seguida e Faustino recuperou a ponta.

Nas voltas seguintes, os dois companheiros se distanciaram dos demais pilotos e mantiveram a disputa acirrada pela liderança. Mas Faustino conseguiu impor seu ritmo intenso e abriu uma confortável vantagem sobre Maico. Na segunda metade da corrida, o atual líder da categoria correu praticamente sozinho e cruzou a linha de chegada em primeiro com mais de seis segundos de vantagem para o companheiro de equipe, que recebeu a bandeirada em segundo.

Diego Faustino conquista o lugar mais alto do pódio - foto: Ricardo Santos

Diego Faustino conquista o lugar mais alto do pódio na SuperBike Pró – foto: Ricardo Santos

Robson Portaluppi (#46), da equipe Portaluppi Race Team, que disputou a corrida pelo Campeonato Gaúcho, garantiu a terceira posição no geral. Já Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team, fez uma largada ruim e perdeu três posições. O piloto, que vinha apresentando bons resultados nos treinos e prometia colar nos ponteiros da Honda, iniciou uma corrida de recuperação.

Publicidade

Após ultrapassar Marcelo Dahmer (#49), da K Racing, e José Luiz “Cachorrão” (#51), da Honda Mobil, Lewis entrou na volta final a apenas três centésimos atrás de Portaluppi. A distância foi reduzida curva a curva, mas Lewis não conseguiu ultrapassar o adversário e ficou com a quarta posição no geral – terceira na categoria Pro. Cachorrão chegou logo atrás, em quarto na Pro, seguido por Pablo Nunes (#777), da equipe BH Racing, em quinto.

“O fim de semana foi perfeito. A equipe trabalhou muito bem no acerto da moto, o que resultou no recorde da pista no treino livre, a pole position e a primeira posição na corrida. Estou muito feliz por mais esse desempenho. Agora, vamos para a próxima em Goiânia”, diz Diego, que também venceu no Velopark, outra pista gaúcha, e em Londrina (PR), sua cidade natal.

Mesmo sem conquistar uma vitória no Rio Grande do Sul, Maico continua obtendo pontos importantes para o campeonato, no qual permanece na terceira colocação. “Infelizmente, quebrei minha saboneteira [proteção que os pilotos utilizam para raspar o joelho na pista] em uma das voltas e isso impediu minha melhor performance na continuação da prova. Por isso, não estava virando meu melhor tempo”, explica o piloto de Alvorada (RS).

Para Cachorrão, os bons resultados da Honda na etapa em Santa Cruz do Sul foi novamente fruto de um grande e intenso trabalho de toda a equipe. “Foi uma prova ótima. Tentei segurar o Lewis [Danilo] ao máximo para o Diego e Maico seguirem mais tranquilamente lá na frente. A competição está entrando na reta final e em breve teremos uma maior disputa com o ShowDown [sistema de pontuação especial para os primeiros colocados]”, lembra o paulista de Indaiatuba.

Publicidade

Pela categoria Pro Amador, o primeiro colocado foi Fernando Min (#20), da equipe MotoSchool Racing Team. Fabrício de Castro (#75), da BH Racing, ficou em segundo, logo à frente de Rodrigo Rocky (#43), da MotoSchool Racing Team, o terceiro.

Já na categoria Pro Master, Rogério Gentil Fernandes (#31), da Duda Racing Team, garantiu o lugar mais alto do pódio, seguido por Elson Tenebra Otero (#2), da Suzuki/Econs/Best Riders, em segundo.

Copa Honda CBR 500R

Líder absoluto da Copa Honda CBR 500R desde a segunda etapa, o paulista Leonardo Tamburro faturou mais uma corrida da categoria. Como nas demais etapas, a prova começou acirrada. Renzo Ferreira, um dos principais adversários de Leonardo, sofreu uma queda e deixou a disputa. Com isso, Leonardo abriu uma vantagem maior rumo ao título da categoria. A segunda colocação ficou com Wilian Ribeiro. Rodrigo Jantonio terminou em terceiro.

Publicidade

Honda Junior Cup

Gabriel Favero, piloto da Honda Junior Cup no SuperBike Brasil 2015 - foto:  Jefferson Bernardes

Gabriel Favero, piloto da Honda Junior Cup no SuperBike Brasil 2015 – foto: Jefferson Bernardes

A corrida da Honda Junior Cup foi marcada pela disputa entre os irmãos Gabriel e Matheus Favero pela liderança da categoria-escola do SuperBike Brasil. Os dois pilotos também de Londrina (PR) andaram colados durante toda a prova, revezando a posição, com a CG 150 Titan. Após as oito voltas, melhor para Gabriel, que venceu a terceira seguida. Desde que entrou na competição, na terceira etapa, o garoto de 15 anos chegou na frente e obteve a pole position em todas as corridas. Matheus ficou em segundo, seguido de Eduardo Nunes.

Resultados – 5ª etapa SuperBike Brasil 2015:

Corrida SuperBike Pró
1º Diego Fasutino #68
2º Maico Teixeira #36
3º Robson Portaluppi #46
4º Danilo Lewis #17
5º José Luiz Cachorrão #51

Corrida Copa Honda CBR 500R
1º Leonardo Tamburro #53
2º Wilian Ribeiro #15
3º Rodrigo Jantonio #99
4º Lucas Dezeró #7
5º Davi Gomide #31

Corrida Honda Junior Cup
1º Gabriel Favero #271
2º Matheus Favero #59
3º Eduardo Nunes #4
4º Humberto Maier #12
5º Rafael Rigueiro #52

Separador_motos