Publicidade

Dez anos após o lançamento da primeira MT 09, a Yamaha revela agora a terceira geração do modelo. Líder em vendas na categoria aqui no Brasil, por enquanto as novidades ficam restritas ainda a Europa, mas dão uma ideia do que pode vir futuramente até o mercado nacional. Veja o que mudou na poderosa Master of Torque.

Yamaha MT 09 tem novidades no exterior

A Yamaha MT 09 é líder no Brasil entre as motos naked de alta cilindrada. Já foram mais de 2 mil emplacamentos em 2023, muito acima de rivais diretas como Kawasaki Z 900 (1.000) Honda CB 1000R (650). E, pelo visto, ela também quer expandir sua presença no exterior.

MT 09

Naked ganhou visual revisado na dianteira e também na traseira

A naked recebeu uma nova “face”, posição de pilotagem revisada e eletrônica atualizada. Contudo, o coração segue inalterado, em relação ao modelo de 2021, com o seu motor ‘CP3’ de três cilindros de 117 cv, envolto no quadro Deltabox de alumínio fundido.

Publicidade

Entretanto, o restante da MT-09 2024 é praticamente todo novo. Começando pela frente, o visual é mais fino e nítido, em conjunto com luzes dianteiras de LED, que inclui um farol com projetor e luzes de condução duplas.

Modelo tem agora novo painel TFT de 5 polegadas

A moto também teve posição de pilotagem atualizada, com guidão mais baixo e ajustável em duas direções, com o ângulo de direção ligeiramente aumentado. Além disso, as novas pedaleiras estão mais recuadas e mais altas, podendo ser ajustadas em duas posições.

Para melhorar o conforto dos passageiros, os apoios para os pés do passageiro também foram redesenhados. Já o pedal do freio traseiro e as alavancas de câmbio foram revistas, incorporando o quickshifter.

Publicidade

Veja também:

Mais tecnologia 

O painel da Yamaha MT 09 é uma unidade TFT de 5 polegadas. Uma novidade com base no display visto na Tracer 9 GT + 2023 e na Niken GT de três rodas. A tela tem quatro temas diferentes, interface de comunicação integrada e pode exibir um sistema de aplicativo de navegação por satélite.

A moto segue com três modos de pilotagem padrão, acrescidos de dois modos personalizados. Outras novidades são o cruise control, o Back Slip Regulator, as novas pinças da Brembo e os mais recentes pneus Battlax Hypersport S23 da Bridgestone.

Publicidade
mt 09 no brasil

Apesar de estar apenas em sua primeira geração, MT 09 é um sucesso no Brasil. Em 2023 fora mais de 2.000 emplacamentos, deixando na poeira concorrentes diretas e até a irmã menor 07

Por fim, a nova naked estará disponível em três cores, Midnight Cyan, Icon Blue e Tech Black. O preço da nova MT 09 será revelado em breve. No Brasil, o modelo ainda está em sua primeira geração (com um facelift) e custa aproximadamente R$ 62.618 nas lojas.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]