Publicidade

O que um engenheiro de motocicletas poderia fazer durante a sua aposentadoria? Bem, o ex-colaborador da Suzuki, Kunio Arase, está trabalhando em um Drone com motor de moto… e não é uma motocicleta qualquer, mas sim da superesportiva GSX-R 1000R, uma máquina de 200cv! Veja como está ficando o projeto.

Engenheiro cria Drone com motor de moto superesportiva!

Arase é um conceituado engenheiro. E não é para menos, já que colaborou no desenvolvimento de motos super poderosas como a família Suzuki GSX-R e a mítica Hayabusa – a moto mais rápida do mundo, quando criada. Aposentado da marca, ele pode até ter desistido de trabalhar diretamente em motocicletas, mas parece que as motos não deixaram seu coração.

Drone é movido por um motor de moto superesportiva de 1000cc

Isso porque, no último mês de outubro, a Arase Aizawa Aerospatiale LLC (composta pelos co-representantes Yoshihiro Aizawa e o próprio Kunio Arase) apresentaram seu novo projeto. Nada menos que um drone alimentado por um motor de quatro cilindros em linha de 1.000 cc.

Publicidade

Sim, a novidade foi projetada por Arase, com um monte de peças da superesportiva Suzuki GSX-R. O drone foi exibido na Fifth Nagoya Robodex Exhibition e chama-se AZ-1000.

Veja também:

Projeto segue em desenvolvimento

Obviamente, a máquina não é um drone elétrico movido a bateria. No entanto, é um modelo não tripulado – então ainda não é uma moto voadora. E essa curiosa novidade nem foi experiência voadora de Arase com motor de moto. O primeiro drone foi o AZ-500, construído em 2021 – e que apresentava peças de dois motores GSX-R 250.

Publicidade
superesportiva Suzuki GSX-R - motor de drone

Drone AZ-1000 tem motor da superesportiva Suzuki GSX-R, com 200 cv de potência!

Usar um motor de moto superesportiva em um drone chama a atenção. Embora Arase não tenha entrado em detalhes do projeto, ele disse à publicação japonesa ‘Young Machine’ que duas das principais preocupações eram diminuir o peso e as vibrações.

Até o momento, muitas peças são de uma GSX-R 1000 no drone. Mas o engenheiro segue trabalhando na construção do motor, bem como em um projeto de transmissão – ainda com patente pendente.

Arase Aizawa Aerospatiale - drone com motor de moto esportiva

Projetos da Arase Aizawa Aerospatiale visam ajudar forças de resgate no Japão

Publicidade

O drone é movido a gasolina e as estimativas de tempo de cruzeiro são de cerca 11 vezes a taxa de drones atuais movidos a bateria. De acordo com Aizawa, o antigo projeto AZ-500, desenvolvido anteriormente, consumia oito litros por hora.

E para que serve esse projeto? Qual a funcionalidade de um drone com motor de GSX-R? Segundo Arase, essas máquinas poderiam ser usadas pelos serviços de emergência para ajudar pessoas, atendendo Bombeiros, Forças de Autodefesa do Japão e similares. Será que essa novidade poderia também ajudar aqui no Brasil?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]