Publicidade

A Suzuki pode vem trabalhando em um novo motor médio de 2 cilindros. Se antes a marca ficou famosa por suas usinas com 2 cilindros em V (como na V-Strom 650 e Gladius), agora ela parece entrar na onda dos motores de 2 cilindros em linha, receita que vem fazendo sucesso em aventureiras como Yamaha Tenere 700, BMW F 850 GS e até Honda Africa Twin 1100.

 

Suzuki trabalha em novo motor 700cc 

Ainda em 2013, a Suzuki apresentou a moto conceito Recursion turbo, no Tokyo Motor Show. Tratava-se de uma máquina de 588cc equipada com um turbo de baixa pressão. Dois anos depois, um desenvolvimento desse motor – apelidado de XE7 – foi mostrado no evento de Tóquio, em 2015.

Conceito Recursion foi apresentado pela Suzuki em 2013

Publicidade

Nesta última ocasião, o motor ainda tinha um turbo, mas teve sua capacidade aumentada para 700cc. Desde então, houve uma lista de patentes registradas, mostrando desenvolvimentos turboalimentados e normalmente aspirados. Tudo isso montado em uma variedade de quadros diferentes, incluindo motos esportivas e adventure.

No entanto, agora um protótipo em fase final foi flagrado durante testes, em Passo do Stelvio, na Itália. Foi a primeira aparição do motor 700cc em uma moto aventureira. Ao que tudo indica, trata-se de um novo modelo projetado para substituir a atual V-Strom 650.

Motor XE7 visto em exposição no Japão

Veja também:

Publicidade

Japoneses trabalham em moto rival da Ténéré 700

O novo motor deve equipar muitos modelos da Suzuki, com motos de diferentes propostas. E uma das favoritas para ganhar o propulsor é a subsituta da V-Strom 650 – que deve mudar de nome, claro.

novo motor 700 cc suzuki

O novo motor Suzuki segue uma receita que já faz sucesso na concorrência: compacto, leve e com dois cilindros paralelos

A aventureira poderia ser uma rival direta da Tenere 700. Na Europa, o mercado de modelos de uso misto está fervilhando de opções, incluindo motos como KTM 890 Adventure, BMW F750GS e F850GS, Aprilia Tuareg 660 e a Kawasaki Versys 650 – todas com motores em linha.

Com isso, uma nova trail Suzuki pode deixar de lado o motor V-twin para adotar um gêmeo paralelo – mais sem o turbo. Isso pode significar algumas coisas como uma moto mais leve, compacta e mais barata de fabricar. Já o visual deve ser o neo-retrô já visto na V-Strom 1050, que lembra a antiga DR Big.

Publicidade
nova suzuki v-strom 700

Protótipo em fase final foi flagrado em teste

A moto aventureira da Suzuki flagrada é apenas o primeiro modelo a aparecer com essa nova plataforma de motor. Espera-se que a nova linha da marca japonesa inclua uma roadster e até uma moto esportiva – usando o mesmo motor.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]