Publicidade

Mais uma marca acelera para participar do mercado de motos clássicas no exterior! Estamos falando da Brixton Motorcycles, de propriedade do Austrian KSR Group. Confira mais sobre a empresa que planeja lançar 4 modelos na Índia, o mercado que norteia este segmento em todo o mundo, ainda em 2024.

Motos clássicas em alta! 

A Brixton Motorcycles é uma marca austríaca, tem nome britânico, mas as suas motocicletas são fabricadas na China. Porém, por mais que essa mistura multicultural pareça excêntrica, a empresa vem conquistando espaço no mercado, com as suas belas e acessíveis motos clássicas.

Motos clássicas

Cromwell 1200 se apresenta como a “versão T120 Bonneville” da marca

Enfim, as motocicletas da marca são fabricadas por uma empresa chinesa chamada Chongqing Gaokin Industries Co. Contudo, a Brixton começou a vender suas motos globalmente somente em 2017, mas agora vê com ainda mais potencial o mercado indiano.

Publicidade

Nesse sentido, a empresa anunciou uma parceria com a indiana KAW Veloce Motors (KVPL). Atualmente, este grupo cuida de vendas, serviços e peças de reposição para marcas como Benelli, Keeway, Moto Morini e Zontes – nas regiões de Maharashtra do Sul e Karnataka do Norte.

Motos clássicas

Parece uma Husqvarna Vitpilen 125, mas é só a Crossfire 125 da Brixton…

Assim, agora Brixton planeja lançar quatro modelos na índia este ano. As novidades serão desenvolvidas no centro de design austríaco da marca, com a produção ocorrendo em uma fábrica na Índia, em Kolhapur, Maharashtra. Entretanto, ainda não se sabe se será apenas a montagem (CKD) ou a unidade vai realizar a produção local completa.

Veja também:

Publicidade

Como são as motos da Brixton?

Internacionalmente, a Brixton vende uma série de modelos retrô, todas motos clássicas, mas com itens modernos que são exigidos atualmente, como farol de LED, injeção eletrônica, ABS e painel digital. O catálogo da empresa tem nada menos que 14 motocicletas diferentes. Contudo, ainda não se sabe quais as 4 que chegarão à índia.

Motos clássicas

Brixton também tem versão 500 cc da Crossfire, que também remete ao visual de modelos da Husqvarna

Curiosamente, muitas destas motos clássicas Brixton têm motores que se assemelham aos vistos em modelos da Triumph e da Honda. O design também bebe de fontes destas e outras marcas. Aliás, a empresa oferece modelos que variam desde as pequenas 125 cc até grandes máquinas com 1.200 cilindradas de capacidade.

Como exemplo, a maior moto da Brixton é a Cromwell 1200, equipada com um motor de dois cilindros de 1.222cc, que produz 83 cavalos e 10 kgf.m de torque. Nada menos que uma motocicleta “muito inspirada” na Triumph T120 Bonneville.

Publicidade
Motos clássicas, Storr 500

Storr 500 é a máquina mais excêntrica e recente da marca, uma mistura de Royal Himalayam 411 com pitadas de futuro

Mas a marca também vende uma linha de motocicletas de 500cc, estas com visual que remetem as Husqvarna Svartpilen 401 e Vitpilen 401. Entretanto, a moto que mais chama a atenção no catálogo é a Storr 500. O modelo foi apresentado em 2022 na Europa e se apresenta como uma aventureira, mas sem o visual totalmente de moto clássica, aposta em um design futurista. E é impossível não comparar seu design com a Norden 901.

E aí, gostaria de ver a Brixton também no Brasil?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]