รndice
- Citycom 300i
- Nos grandes centros
- Nas estradas
- Nas rodovias
- Anรกlise tรฉcnica
- Avaliaรงรฃo geral
- Ficha tรฉcnica
- Consumo
- Fรณrum de discussรตes
Urbano por vocaรงรฃo, cosmopolita por competรชncia
Quando o scooter Dafra Citycom 300i foi apresentado em setembro deste ano, as condiรงรตes controladas e quase ideais da pista deixaram uma excelente primeira impressรฃo da novidade. Contudo, havia uma grande interrogaรงรฃo quanto ao comportamento em uso normal nas ruas, avenidas e estradas.
Se naquela ocasiรฃo ele parecia ser apenas um veรญculo urbano, agora o Citycom revelou seu lado cosmopolita, transitando com absoluta desenvoltura e elegรขncia em todos os ambientes urbanos e rodoviรกrios. ร verdade que as muitas peรงas plรกsticas que se encaixam na parte dianteira geram algum ruรญdo com as irregularidades do piso urbano, mas isso nรฃo compremete o desempenho, apenas o conforto.
O Citycom 300i consegue unir as qualidades de um scooter com algumas qualidades das motocicletas. ร claro que isso nรฃo o torna o veรญculo de duas rodas perfeito. Mas a receita agrada a um leque amplo de consumidores e o coloca como uma virtual unanimidade entre os que gostam do segmento.
Sua concepรงรฃo รฉ para uso mais genรฉrico do que os de menor cilindrada, como os de 100 a 150 cc. Com rodas maiores do que a maioria (16 polegadas), sua ultilizaรงรฃo admite maior versatilidade, podendo circular com desenvoltura nos centros urbanos, nas estradas regionais e grandes rodovias.
Com ele a Dafra dรก continuidade ร estratรฉgia de fazer parcerias com fabricantes estrangeiros para lanรงar novos e mais adequados produtos no Brasil. Neste caso, o acordo รฉ com a Sanyang Industry Co, de Taiwan. Antes foi com a indiana TVS Motor Company para a Apache 150.
O teste do Citycom 300i foi conduzido intensamente pelas ruas da regiรฃo central de Sรฃo Paulo, passou pelas estradas perifรฉricas e encarou grandes rodovias tambรฉm. Em todas as situaรงรตes o scooter se mostrou confortรกvel, versรกtil e facilitador da vida de um cidadรฃo tรญpicamernte urbano, que precisa carregar volumes com seguranรงa de um lado a outro da grande cidade.
Hรก um grande espaรงo sob o banco que adiciona praticidade e facilita o transporte atรฉ de volumes maiores, como uma mochila com notebook, por exemplo. O acesso ao espaรงo รฉ acionado eletricamente na chave de igniรงรฃo e o grande pรกra-brisa auxilia pilotagem por trechos mais longos, admitindo a ida a uma outra cidade da sua redondeza para voltar no mesmo dia sem se cansar, seja a trabalho ou lazer.
Nos grandes centros
O Citycom 300i acelera com firmeza e em um espaรงo muito curto jรก estรก na frente da maioria dos carros (e motos). A arrancada รฉ facilitada pelo cรขmbio automรกtico CVT associado ร grande forรงa do motor. Os freios atuam com firmeza de sobra para parar o veรญculo com carga e piloto. Claro que para isso ajudam muito os รณtimos pneus Metzeler, tanto nas frenagens quanto nas aceleraรงรตes e curvas.
De fato, nas curvas รฉ que o Citycom se sobressai, aceitando uma boa inclinaรงรฃo e velocidade no contorno sem que a suspensรฃo, sob os impactos menores dos buracos, reaja com qualquer movimento indesejรกvel. Em contrapartida, o CVT tem uma vibraรงรฃo incรดmoda quando parado, mas se acionar os freios quase desaparece.
O maior comprimento dificulta as manobras entre os carros e exige cuidado pela sua traseira mais larga, mas nรฃo tanto quanto uma moto grande. O guidรฃo, um pouco pesado, faz com que o condutor perceba mais esse efeito se quiser fazer manobras mais rรกpidas. As suspensรตes, embora melhores que a mรฉdia dos scooters, sente os excessos provocados por uma tocada mais agressiva no asfalto mal conservado da cidade, mas no uso cotidiano mais tranquilo se saem muito bem.
O conjunto รณptico deixa um pouco a desejar, sobretudo pelo farol baixo (muito baixo). Uma eventual regulagem para uma posiรงรฃo melhor desregula completamente o farol alto. O problema estรก provavelmente na curvatura do refletor ou lente externa. Ponto positivo para os piscas, cujo relรฉ barulhento nรฃo permite esquecรช-los ligados.
Nas estradasย
Novamente a cilindrada do motor faz a maior diferenรงa, permitindo desenvoltura nas aceleraรงรตes, rapidez nas ultrapassagens e uma velocidade de cruzeiro bem condizente com o trรกfego normal. Surpreende a capacidade de fazer curvas com boa velocidade e se o piso for razoรกvel, tambรฉm atinge muita inclinaรงรฃo mesmo com chuva. De novo a contribuiรงรฃo dos รณtimos pneus. O motor oferece bom torque nas saรญdas de curva e o CVT permite aceleraรงรฃo muito rรกpida nas retomadas. Enfim, um rodar muito prazeiroso nas estradas.
Se destaca a รณtima proteรงรฃo do escudo frontal que, mesmo na chuva enquanto em movimento, protege bem o piloto inclusive nas mรฃos. Mas o excesso de altura do pรกra-brisa pรตe a viseira dentro de uma turbulรชncia prejudicial. Deveria ser regulรกvel porque nessas condiรงรตes serve bem apenas aos condutores mais altos.
No piso irregular a suspensรฃo dรก conta do recado, mas nรฃo permite abusos. Quando se anda rรกpido,ย tambรฉm na rodovia a grande massa suspensa do motor e transmissรฃo de um scooter cobra seu preรงo e nรฃo รฉ diferente no caso do Citycom 300i.
ร noite, o foco do farol baixo forรงa o piloto usar o alto em muitas situaรงรตes em que esse faixo nรฃo seria necessรกrio, o que รฉ um problema. Destaca-se a iluminaรงรฃo do painel, todo colorido, que atrapalha o piloto pois reflete no pรกra-brisa. Poderia haver uma regulagem de intensidade desta iluminaรงรฃo.
Nas rodoviasย
Nas vias expressas e grandes rodovias รฉ possรญvel manter boa velocidade de cruzeiro com folga de motor para ultrapassagens. o Citycom 300i anda igual a uma boa motocicleta com a mesma cilindrada, sรณ que com muito mais conforto e mais facilidade na acomodaรงรฃo de bagagem. Apenas em condiรงรตes extremas se percebe alguma imprecisรฃo na direรงรฃo, tรญpica de um scooter em velocidades maiores.
Em velocidade de cruzeiro, ao redor de 120 Km/h, o motor estรก em rotaรงรฃo bem alta, prรณximo da faixa vermelha, como qualquer moto dessa faixa de cilindrada. No entanto, o nรญvel de vibraรงรฃo e ruรญdo รฉ baixo permitindo longas viagens, sem provocar cansaรงo no piloto. A autonomia รฉ superior a 200 Km, o que confirma a vocaรงรฃo estradeira do Citycom 300i.
Seu porte impรตe respeito junto aos outros veรญculos maiores, que se surpreendem com seu desempenho superior em relaรงรฃo ร s outras motocicletas. Seu comportamento em rodovias tambรฉm o credencia a ser um veรญculo de uso diรกrio, sem restriรงรตes de uso. Nรฃo hรก hora, lugar ou clima que lhe impeรงa de ir onde precisar. Espaรงo para guardar uma boa capa de chuva nรฃo falta.
Opiniรฃo da Motonliner
A enfermeira Alides Rasabone Garcia, 38 anos, anda de scooter desde a juventude quando ganhou uma Vespa. Por forรงa de sua atividade, usa scooter diariamente para vรกrias direรงรตes dentro de Sรฃo Paulo e necessita de muito espaรงo para transportar seus objetos de uso profissional. Por isso, tem uma Honda Lead. โMinha prioridade รฉ sempre o espaรงo para carregar minhas coisas e por isso achei o Citycom pior que minha Lead, apesar de ter o espaรงo sob o banco mais largo, ele รฉ mais raso que o meu. Contudo, do ponto de vista de desempenho, nรฃo tem comparaรงรฃo. O Citycom oferece respostas imediatas e seguras a qualquer aรงรฃo do piloto e isso รฉ muito bom e ร s vezes necessรกrio. Achei ele muito completo e confortรกvel, sobretudo pelo banco, que permite o encaixe perfeito e assegura uma pilotagem tranqรผila.โ
Tรฉcnica
Ciclรญsticaย O chassi do Citycom 300i รฉ construido com tubos de aรงo e se utiliza muita triangulaรงรฃo. Essa estrutura dรก bastante rigidez com pouca aplicaรงรฃo de material e portanto um baixo peso e custo. Como no pequeno Honda Lead 110, o tanque de 10 litros fica sob o assoalho permitindo uma boa distribuiรงรฃo de peso e deixando espaรงo vago para o baรบ, como porta objetos.
Um pequeno tรบnel no assoalho e no escudo aumenta a rigidez da estrutura e minimizam as flexรตes do chassi quando trafegando em piso irregular. A grande distรขncia entre eixos (1500 mm) favorece a estabilidade em linha reta e o menor diรขmetro das rodas quando comparado com uma motocicleta, tem um efeito contrรกrio, facilitando manobras rรกpidas. Entรฃo, a soma de todas estas caracterรญsticas resultam no funcionamento de um conjunto bem equilibrado, com boa estabilidade em linha reta e รณtima capacidade de fazer curvas. Soma-se a isso uma suspensรฃo neutra, que interfere pouco nas qualidades do chassi.
Motor e cรขmbioย O motor รฉ um 4 tempos, OHC de 263,7 cm3, um super quadrado (diametro x curso 73,0 x 63,0 mm) que tem apenas duas vรกlvulas, mas com alta compressรฃo (10:1).ย Tem uma configuraรงรฃo longitudinal com arrefecimento lรญquido (radiador no escudo)ย e injeรงรฃo eletrรดnica. Seu acoplamento para a polia primรกria do CVT รฉ feito por meio de uma embreagem centrรญfuga automรกtica.
O cรขmbio CVT รฉ composto de um sistema de duas polias mรณveis e uma correia atuando de forma que o motor permanece numa rotaรงรฃo praticamente constante e o scooter vai ganhando velocidade atรฉ que as polias se fixam na posiรงรฃo mais longa e o motor possa seguir, aumentando a rotaรงรฃo atรฉ a velocidade final. O conjunto รฉ relativamente leve e robusto e tem sido usado na maioria dos scooters e atรฉ em alguns automรณveis. Nesse sistema o balanceamento das massas do motor e cรขmbio, o posicionamento do centro do que seria o eixo da balanรงa de uma moto, foi muito bem sucedido para o funcionamento da suspensรฃo traseira, porque todo esse conjunto รฉ rรญgido e se move junto com a roda.
Freios Sรฃo a disco de 260mm nas duas rodas com acionamentos hidrรกulicos e pinรงas de pistรตes duplos. Boa parte da competรชncia observada desses freios estรก na qualidade dos seus componentes. As mangueiras, sรฃo revestidas em aรงo inox, como nas melhores motos esportivas. O fluรญdo de freio que a fรกbrica especifica รฉ um DOT5, de alta resistรชncia a temperaturas com um resultado muito bom. Claro que o freio traseiro fica um pouco “borrachudo” por causa da grande extensรฃo das mangueiras.
Ele tem alguma tendรชncia a travar ou com uma reaรงรฃo mais lenta por causa da grande massa em rotaรงรฃo que acompanha a transmissรฃo, mas nรฃo dรก para colocar uma embreagem deslizante e uma suspensรฃo com hidrรกulicos ajustรกveis num scooter, nรฃo รฉ mesmo?
Suspensรฃoย Na dianteira รฉ um garfo telescรณpico e na traseira um sistema com dois amortecedores com regulagem na prรฉ-carga da mola. Importante notar que apรณs os primeiros quilรดmetros andando nesse scooter percebeu-se que a traseira era um pouco resiliente (pulava um pouco). Ao levar garupa a melhora foi notรกvel, pulando menos e colocando o Citycom 300i numa atitude mais equilibrada na relaรงรฃo entre as duas suspensรตes.
Muita massa se movendo junto com a roda na suspensรฃo traseira prejudica. Mas trata-se de uma caracterรญstica inerente aos scooters, importante saber administrar e na Citycom esse problema estรก bem conduzido, entre outras coisas pelo grande รขngulo da ataque da suspensรฃo traseira.
Voltando a andar solo, foi necessรกrio ajustar a prรฉ-carga dos amortecedores traseiros para a posiรงรฃo mais mole (estava na segunda). Isso melhorou substancialmente o conforto e o controle na buraqueira de Sรฃo Paulo. Adicionalmente desapareceu o pequeno desequilรญbrio que havia – a frente mais mole que a traseira. Como toda suspensรฃo cede um pouco com o tempo, a tendรชncia รฉ que essa caracterรญstica diminua, atรฉ que por fim na distribuiรงรฃo de peso normal de uso, o veรญculo tenha um melhor equilรญbrio na atitude das suspensรตes.
Acabamento O acabamento em geral รฉ bom, os encaixes das peรงas tรชm razoรกvel precisรฃo e embora a pintura tenha รณtima aparรชncia, a qualidade da tinta poderia ser melhor. Parece muito fina, ficando muito sensรญvel a riscos. Os instrumentos sรฃo de bom gosto e tem iluminaรงรฃo colorida para a noite. Mas ela deveria ter intensidade ajustรกvel porque atrapalha o piloto ao refletir no pรกra-brisa.
O baรบ, embora nรฃo seja dos maiores tem รณtima capacidade e conta com o fecho na chave de contato, de forma que se torna um item de conforto de extrema relevรขncia, alรฉm das barras de apoio para o garupa que podem ser usadas como um bagageiro adicional. Dentro dele estรก uma chave-geral, item de seguranรงa quando se deixa o Citycom 300i estacionado em local pรบblico.
Avaliaรงรฃo geralย
O Dafra Citycom 300i vem adicionar ao mercado uma opรงรฃo muito interessante para o usuรกrio que precisa de um meio de transporte rรกpido, que nรฃo fique preso no trรขnsito das grandes cidades e que tenha competรชncia para um deslocamento maior, com mais conforto e conveniรชncia do que uma motocicleta. Adiciona versatilidade e conforto aos pequenos scooters, que jรก revelaram grande aceitaรงรฃo do pรบblico. Com essa nova opรงรฃo a Dafra ocupa esse segmento pouco explorado, onde o principal concorrente รฉ o Suzuki Burgman 400, que custa mais que o dobro do preรงo.
Ficha tรฉcnica
MotorMotor 4 tempos, SOHC, arrefecido a lรญquido, 2 vรกlvulas, injeรงรฃo eletrรดnica |
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Disposiรงรฃo do cilindro | Horizontal |
Cilindrada | 263,7 cmยณ |
Diรขmetro x curso | 73.0 x 63,0 mm |
Taxa de compressรฃo | 10 : 1 |
Potรชncia mรกxima | 16,9 Kw ou 23 cv a 7.500 rpm |
Torque mรกximo | 23,5 N.m a 5.500 rpm |
Sistema de partida | Elรฉtrica |
Combustรญvel | Gasolina tipo C (comum) |
Capacidade do รณleo de motor | 1,2 litros, 1,4 Litros apรณs desmontagem |
Transmissรฃo CVT – Automรกtica de variaรงรฃo contรญnua |
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Relaรงรฃo final | 8,37 |
ChassiTipo Tubular em aรงo |
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รขngulo de Rake | 27,5ยบ |
Pneu dianteiro | 110/70-16 52P ? Metzeler |
Pneu traseiro | 130/70-16 61P ? Metzeler |
Freio dianteiro | Disco com acionamento hidrรกulico de 260 mm de diรขmetro |
Freio traseiro | Disco com acionamento hidrรกulico de 260 mm de diรขmetro |
Suspensรฃo dianteira | Garfo telescรณpico |
Suspensรฃo traseira | Biamortecida |
Curso da suspensรฃo dianteira | 100 mm |
Curso da suspensรฃo traseira | 91 mm |
Sistema elรฉtrico |
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Sistema de Igniรงรฃo | Igniรงรฃo transistorizada ECU |
Vela de igniรงรฃo | NGK CR8E |
Bateria | 12V – 10Ah |
Lรขmpada do farol | 2 X 12V 35/35 W |
Lรขmpada do freio/lanterna traseira | 12 V 21/5 W |
Lรขmpada do pisca | 12V 21W x 4 |
Dimensรตes |
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Comprimento total | 2.210 mm |
Largura total | 785 mm |
Altura total | 1.445 mm |
Altura do assento | 800 mm |
Distรขncia entre eixos | 1.500 mm |
Altura mรญnima do solo | 125 mm |
Peso (ordem de macha) | 182 kg |
Capacidade do tanque de combustรญvel | 10 litros (incl. reserva 1,5 litros) |
Disponibilidade |
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Cores | Azul metรกlico, Branco |
Preรงo sugerido | a partir de R$ 12.690,00 |
Consumo
Trecho | Km percorrido | Consumo (litro) | Km/litro |
Uso urbano | 223 | 8,57 | 26,02 |
Uso urbano/estradas | 141,2 | 5,7 | 24,77 |
Uso urbano/estradas | 211,7 | 8,52 | 24,85 |
Uso rodovia/desce serra | 244 | 9,15 | 26,67 |
Total/Mรฉdia | 819,9 | 31,94 | 25,67 |
Obs.: Para facilitar a discussรฃo sobre esse assunto, criamos um tรณpico no fรณrum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tรณpico.
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