Publicidade

No feriado prolongado da P scoa (06, 07 e 08 de abril), os usu rios da CPTM (Companhia paulista de Trens Metropolitanos) que optarem por um passeio tur¡stico e, de quebra, manter a boa forma, a dica ‚ a utiliza‡Æo de bicicletas nos £ltimos carros dos trens.

O deslocamento aos parques e pontos tur¡sticos pr¢ximos das esta‡äes ‚ de f cil acesso e de baixo custo (R$ 2,30 o unit rio ou R$ 2,10 o Bilhete Fidelidade – cartelas de 20).

Uma ¢tima op‡Æo ‚ a Vila de Paranapiacaba, que al‚m da ex¢tica imagem, tem casaräes antigos e a centen ria malha ferrovi ria, constru¡da pela SPR (SÆo Paulo Railway), no s‚culo XIX. Conta ainda com uma deliciosa comida caseira e o Museu Ferrovi rio, localizado no galpÆo pr¢ximo … quinta m quina fixa, do antigo sistema funicular (conjunto de cabos que ajudavam os trens a subir a serra) que funciona das 9h …s 15h.
Para chegar … vila, o usu rio deve desembarcar na esta‡Æo Rio Grande da Serra, linha D (Luz-Rio Grande da Serra), e pedalar at‚ Paranapiacaba. Tamb‚m ‚ poss¡vel fazer o caminho a partir da Esta‡Æo Jundiapeba, na Linha E (Luz – Estudantes), pegando a Estrada das Varinhas, por asfalto e depois a Estrada de Furnas, por terra at‚ Paranapiacaba.

O Parque Estadual do Jaragu  localizado pr¢ximo a esta‡Æo Jaragu  da linha A (Luz-Francisco Morato), tem uma  rea de 4.888.400 m2 e ‚ o ponto mais alto da cidade de SÆo Paulo com 1.135m. Com fauna e flora diversificada, al‚m de uma bela vista panorƒmica da cidade de SÆo Paulo, conta ainda com oito trilhas e uma pista asfaltada que d  acesso ao topo do pico, lanchonetes espalhadas por todo o parque e uma feira artesanal no alto do pico. O parque recebe, aproximadamente, 20 mil pessoas por dia e funciona das 7h  s 15h todos os dias.

Publicidade

Ainda para os amantes da natureza, h  a op‡Æo para fazer um passeio de bicicleta at‚ o Distrito de Saba£na, em Mogi das Cruzes, por meio da estrada de terra que margeia as vias da antiga Central do Brasil. O turista pode visitar a antiga esta‡Æo, constru¡da no s‚culo XIX, as feiras de artesanato e ainda admirar o visual das cachoeiras e trilhas, em meio …s montanhas que dividem as serras do Mar e da Mantiqueira.
Para chegar at‚ l , o ciclista pode descer na Esta‡Æo Estudantes, seguir pelo asfalto at‚ a Avenida Francisco Rodrigues Filho (Estrada Mogi-Guararema) e depois passar por uma estrada de terra a partir da antiga Esta‡Æo C‚sar de Souza, por cerca de 6 km.

O acesso de bicicletas as esta‡äes da CPTM deve ser feito das 15h …s 20h nos s bados e das 7h …s 20h nos Domingos e feriados sendo que o permitido ‚ de quatro bicicletas por composi‡Æo e crian‡as menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou respons veis.