Publicidade

Em ascendente evidência no mercado internacional, os veículos elétricos ganham ainda mais força na Uber, famosa plataforma de transporte. Além de carros, motocicletas, scooters a empresa vai passar a oferecer o aluguel de ciclomotores elétricos a partir de novembro. A base para o experimento será, mais uma vez, a capital francesa Paris.

Ciclomotores elétricos de aluguel são o novo produto da Uber na Europa

Ciclomotores elétricos de aluguel são o novo produto da Uber na Europa

A adição do serviço será viabilizada através de parceria com a start-up local Cityscoot. Após a recente integração do transporte público no aplicativo na cidade, o acréscimo das opções elétricas em duas rodas torna a capital da França o lar da maior variedade de ofertas de produtos da Uber.

Para cada trajeto, um veículo

Através do smartphone os usuários poderão localizar e reservar instantaneamente um dos 4.000 ciclomotores disponíveis na cidade. Os Cityscoot serão oferecidos pelo mesmo preço já praticado pela start-up, equivalente a R$ 1,35 por minuto, com pagamento gerenciado automaticamente pelo aplicativo.

Publicidade

A Uber pretende oferecer uma gama de opções adaptáveis a cada necessidade:

– Scooters para distâncias muito curtas: <2 km
– Motos para distâncias curtas: 3 km em média
– Ciclomotores elétricos para distâncias médias: 4 km em média
– Carros para longas distâncias: 9 km em média

As 'cinquentinhas' estarão disponíveis a partir de novembro na capital francesa

As ‘cinquentinhas’ estarão disponíveis a partir de novembro na capital francesa

Ciclomotores elétricos Govecs GO! S2.6

Os ciclomotores utilizados no serviço serão os Govecs GO! S2.6. Fabricados na matriz da empresa alemã, as “cinquentinhas” elétricas tem potência semelhante aos scooters de 50 cm³. Além disso, o modelo oferece uma autonomia de 120 km com a bateria. Em 2018, a Cityscoot adquiriu 2.570 unidades para que estivessem disponíveis a cada 100 metros na área de cobertura do serviço.

Publicidade

Como utilizar o Cityscoot

O sistema de reserva é inteiramente conectado. Através aplicativo os utilizadores localizam um ciclomotor disponível, visualizam autonomia e fazem a reserva. Para destravar a moto, um código de números é enviado. Ao fim da locação basta estacionar em um lugar público autorizado para e-scooters e motos.

A equipe de manutenção fica a cargo da recarrega das baterias e dos cuidados com os capacetes, que são homologados e ajustáveis. Entretanto, não é permitido dar carona na garupa. A equipe Cityscoot ainda oferece uma pequena aula para quem não tem experiência de condução e deseja experimentar a facilidade.

vinheta-instagram_10

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza