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A Honda Sahara 300 é a moto do momento! O modelo chegou na virada do ano para substituir a XRE 300 e mostrou qualidades para ser líder de vendas da categoria. Entretanto, como qualquer moto, a novidade também tem seus poréns. Afinal, vale a pena comprar a nova trail da Honda?

Veja uma lista com prós e contras do modelo que está à venda nas versões Standard, Rally e Adventure. Para saber como é rodar com a novidade, assista ao vídeo de teste de primeiras impressões da Sahara.

sahara 300 teste de primeiras impressões

A Sahara 300 é uma moto resistente, econômica e muito ágil. Mas vale a compra? Veja prós e contras do modelo

5 razões para comprar uma Sahara 300

1 – Projeto de sucesso

A nova Honda Sahara é uma moto bem construída, moderna e que deriva de projetos recentes e bem-sucedidos da marca japonesa. Por exemplo, seu chassi vem da CRF 250F, uma moto voltada para competições e lançada há pouco tempo, em 2018. Além disso, seu motor vem da novíssima CB 300F Twister, apresentada em 2022. Para comparação, a XRE 300 derivava da XR 250 Tornado, de 2001.

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Sahara em 3 versões

O visual pode lembrar a antiga XRE, mas sob as carenagens há um projeto novo, baseado na CRF 250F

2 – A Sahara 300 é bem equipada

Junto ao conjunto novo, a Sahara tem um dos melhores pacotes eletrônicos da categoria. Entre os itens de série, oferece freios ABS nas duas rodas, embreagem assistida e deslizante, iluminação full LED e tomada USB. O modelo também tem o ESS – que ativa o pisca-alerta em frenagem de emergência. Para comparação, a principal rival Lander 250 sequer possui indicador de marchas no painel ou ABS na traseira.

Trail tem painel completo, embreagem assistida e deslizante, tomada USB e iluminação full-LED

 

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3 – Motor resistente

A nova trail é movida pelo motor da CRF 250F, mas redimensionado para 293,5 cm³. Ou seja, o mesmo propulsor visto na CB 300F Twister. É um motor resistente, projetado para o uso em competições off-road, que tem arquitetura simples (OHC) e prioriza o funcionamento em baixas e médias rotações. Além disso, entrega números superiores aos da CB, com 25,2 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque. Ainda, se destaca pela boa aceleração e baixa vibração.

Resistente, a base de seu motor OHC foi projetada para competições off-road

4 – Consumo: a Sahara 300 é econômica

Ainda falando sobre sua motorização, a Sahara 300 tem médias de consumo acima dos 30 km por litro em diferentes situações. No teste de primeiras impressões do Motonline, a trail fez 33 km/litro na cidade e 35 km por litro na estrada. Bons números considerando seu porte e proposta.

Sahara 300 é econômica

O consumo agradou. A Sahara 300 faz mais de 30 km por litro, seja na cidade ou estrada

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5 – Pós venda

Com mais de 1.000 concessionárias, a Honda tem a maior disponibilidade de assistência técnica do país. Além disso, a Sahara oferece garantia de 3 anos (com trocas de óleo gratuitas em algumas revisões) e participa do Serviço Expresso, programa que promete proporcionar um atendimento rápido para procedimentos específicos.

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2 razões para comprar desistir 

1 – Preço elevado nas lojas

O preço sugerido pela Sahara varia de R$ 27.090 a R$ 28.650. Competitivo, afinal é ‘só’ R$ 2 mil a mais que a rival Yamaha Lander, com ficha técnica e pacote eletrônico inferiores. Porém, nas lojas o preço da moto da Honda passa longe deste valor. Segundo a Tabela Fipe, o preço médio cobrado na moto é de R$ 34,5 mil – que, em algumas regiões, é ainda maior…

Sahara

O preço sugerido pela Sahara é competitivo, mas deixado de lado pelos valores praticados no mercado. O preço médio do modelo é R$ 34.500, podendo ser ainda maior (ou menor, claro) em algumas regiões

2 – Custo benefício

O elevado preço de mercado da Sahara acaba tirando pontos da relação custo benefício do modelo. Afinal, o valor próximo aos R$ 35 mil ofusca alguns dos atributos da trail pensada para ser versátil, urbana e um upgrade para quem vem das 150 – 160 cc. Além disso, convida o motociclista a olhar para opções concorrentes.

O alto preço cobrado pela Sahara acaba bagunçando um pouco seu posicionamento no mercado. Ela está R$ 7 mil distante da concorrente direta Lander e apenas R$ 3 mil abaixo (Adventure) de opções superiores como a BMW GS 310

Um exemplo. Se o interessado buscar ‘apenas uma trail de média cilindrada, versátil, robusta e confortável’ pode dar uma chance à veterana Lander, cerca de R$ 7 mil mais barata nas lojas.

Já se busca ‘um produto mais premium’, pode investir um pouco mais e levar para casa opções como a GS 310. Além do ‘status’ de ser uma BMW, o modelo possui motor de arrefecimento a líquido, suspensão invertida e outros mimos. Nas lojas, custa ‘apenas’ R$ 3 mil a mais que uma Sahara Adventure. Outra alternativa é a Versys X-300 que, com motor de 2 cilindros e 40 cv, custa apenas R$ 780 a mais que a Sahara Adv.

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]