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A Sahara 300 foi o principal lançamento da Honda motos no Brasil em 2023. A apresentação aconteceu no fim de outubro, em meados de dezembro o modelo começou a chegar nas lojas e em janeiro essa distribuição foi normalizada. Nesta semana, a substituta da XRE 300 voltou a ser notícia. Afinal, enfim sabemos seu preço médio de mercado, a famosa Tabela Fipe.

 

Preço da Sahara 300: valor na fipe

Atualmente, os preços sugeridos pela Honda para venda da Sahara 300 são de R$ 27.090 na versão standard; R$ 27.690 na Rally; e R$ 28.650 na Adventure. Porém, como esperado, o valor médio praticado pelas concessionárias é superior. Como sugere o título da reportagem, uma diferença próxima dos R$ 7 mil.

preço fipe honda sahara

Preço fipe mostra que a Sahara custa, em média, R$ 34.500 nas lojas. Preço é cerca de R$ 6.500 acima do valor sugerido pela marca

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A margem é de 24% em todas as opções. Assim, as versões custam, em média, R$ 6.702 a mais que o valor encontrado no site da fabricante. A difença maior é encontrada na Adventure. O preço da Sahara topo de linha nas lojas é quase R$ 6.900 mais alto que o valor sugerido.

Preço de mercado Sahara 300 (fipe, fevereiro 2024)

Versão Preço Sugerido Preço praticado (fipe) Diferença
Sahara 300 ABS R$ 27.090 R$ 33.627 R$ 6.537
Honda Sahara 300 Rally R$ 27.690 R$ 34.393 R$ 6.703
Honda Sahara 300 Adventure R$ 28.650 R$ 35.527 R$ 6.877

Veja também:

Fipe, preço sugerido e preço de mercado

Afinal, por que o valor sugerido pela Honda não é o encontrado nas lojas? No Brasil, existe uma antiga legislação que regulamenta a venda de motos. Entre outros tópicos, ela proíbe as fabricantes de venderem motos diretamente ao consumidor final e, também, de estabelecer qual deve ser o valor pago pelos clientes.

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No Brasil, as montadoras são legalmente impedidas de definir qual será o valor cobrado por suas motos. Por isso, elas apenas ‘sugerem’ e os concessionários estabelecem os preços

Como não podem definir, as montadoras apenas ‘sugerem’ um preço indicado para seus produtos. E as concessionárias, responsáveis pelo meio de campo entre quem produz e aqueles que compram, têm liberdade para definir os valores que serão negociados. Já explicamos essa relação num vídeo curto, anteriormente.

É aí que entra em cena a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A Fipe realiza mensalmente um estudo chamado Preço Médios de Veículos, onde verifica quais os valores que estão sendo cobrados pelos veículos à venda no Brasil, inclusive motos. Sempre considerando compras à vista, sem qualquer tipo de juros, claro.

Valor da Fipe será usado para calcular o IPVA, avaliar o bem por seguradoras e outras transações

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Assim, é o valor da ‘tabela fipe’ que mais se aproxima daqueles encontrados nas lojas, sejam da Honda ou de qualquer outra fabricante de motos. Além disso, é o ‘preço fipe’ que será considerado como base para uma série de transações, como contratação de seguro ou IPVA. Por isso, podemos dizer que para o mercado o preço ‘oficial’ de uma moto é o fipe, não o sugerido pelas fabricantes.

 

Por este preço, vale a pena comprar a Sahara 300?

Voltemos à trail da Honda. Recentemente tivemos a oportunidade de realizar um teste de primeiras impressões com a Sahara 300, que será publicado nos próximos dias. Este contato deixou claro a qualidade do produto e sua superioridade em relação à antecessora XRE. É uma moto resistente, confortável, ágil, com bom pacote eletrônico e desempenho do motor adequado à proposta. Um belo projeto.

sahara 300 é uma boa moto

A Sahara 300 é uma moto competente, econômica, moderna, que se destaca pela aceleração e agilidade. Mas valor próximo aos R$ 35 mil pode acabar ofuscando seus atributos

Por fim, o preço. Os valores sugeridos pela marca podem não se destacar pela agressividade (estratégia que a Honda adotou em 2022, quando lançou a CB 300F a R$ 18.900, por exemplo), mas são interessantes. É próximo ao de concorrentes diretas como a Lander 250, por exemplo. Porém, a Yamaha é anunciada pela marca a R$ 25.790 e negociada a R$ 27.745, numa diferença de R$ 2 mil entre os valores.

Na veterana Lander, a diferença entre preço sugerido e valor pago pelo consumidor não chega a R$ 2 mil. Nas lojas, custa R$ 27.745

Na Sahara, essa margem ultrapassa os R$ 6.500, numa grande diferença que pode acabar ofuscando alguns dos muitos atributos do modelo. Assim, o preço praticado não inviabiliza o negócio, mas prejudica a relação custo benefício e abre brechas para que o consumidor procure modelos concorrentes, tão bons quanto ou até melhores em alguns pontos, na faixa dos R$ 35 mil.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza