Publicidade

O mercado das motos clássicas ainda dá seus primeiros passos no Brasil, especialmente no segmento de modelos acessíveis. Mas em países como a Índia ele é um nicho maduro, com inúmeras opções e efervescente. Tanto que a Honda, que já oferece a CB 350, parece estar trabalhando numa aventureira ao melhor estilo Himalayan.

Nova rival da Royal: Honda terá uma “Himalayan”

A Honda registrou uma patente no exterior, evidenciando que está trabalhando em uma nova moto aventureira. O desenho do modelo da marca japonesa não deixa dúvidas qual será a sua missão. Com uma silhueta retrô, a novidade surge como uma rival da Royal Enfield Himalayan.

Parece uma Himalayan 411, mas é um novo projeto da Honda

Entretanto, curiosamente, enquanto os indianos subiram de nível de potência e desempenho com a nova Himalayan 450, a Honda pretende mesmo é brigar com a velha versão 411. Isso porque, o projeto da marca japonesa será baseado na plataforma de neo-retro CB 350.

Publicidade

Ao que parece, a novidade deve manter o motor de 20 cv e o quadro principal quase inalterados em relação a referida CB 350. Desta forma, a Himalayan da Honda terá amortecedores duplos na traseira, nada de monoamortecedor como visto em motos como a CB 200X indiana.

CB 350

Nova aventureira vai ter os 20 cv da CB 350, desta forma a nova “Himalayan 411” da Honda será uma moto mais barata e fácil de fabricar

Contudo, a diferença entre a futura moto aventureira da Honda e a CB 350 é que ela deve ter rodas raiadas, que provavelmente serão calçadas com pneus com câmara. Por fim, espera-se também que a novidade siga como a maioria das trails no mercado e use rodas dianteiras de 19 ou 21 polegadas.

Veja também:

Publicidade

A Honda não para de expandir as opções da sua linha 350 na Índia, entretanto, a própria CB 350 já foi desbancada em vendas pela Royal Hunter 350

Nova trail barata

Detalhes como o assento do piloto, escapamento levantado, farol redondo e vários pontos de montagem, remetem o esboço da nova moto da Honda a velha trail da Royal. Desta forma, a novidade viria para cobrir o nicho que vai ser deixado depois que a Himalayan 411 sair de linha.

Entretanto, isso não significa que a novidade não vai ter concorrentes. Na Índia, modelos como a Hero Xpulse 200 4V e a Yezdi Adventure são produtos destaque entre as motos trail acessíveis. Contudo, ainda teremos que esperar para saber se o lançamento da Honda vai se concretizar.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]