Publicidade

Vende-se uma história

Prezados sobrinhos, leitores e colecionadores, esta moto que aparece na foto ter  de ser vendida. Com muita dor no cora‡Æo terei de me desfazer desta Honda RS 125 especial de competi‡Æo, fabricada em 1994, mas que s¢ foi ativada em 1997. Com esta moto eu competi nos campeonatos brasileiros de motovelocidade em 1997,98 e 99, terminando em 9§, 4§ e 2§ lugares respectivamente. Ela me deu muitas alegrias e nenhuma tristeza, pois se nÆo fui campeÆo, foi por absoluta falta de treino, porque ela jamais quebrou em provas.

O motor ‚ dois tempos, arrefecido a l¡quido, desenvolve originalmente 45 cv a 12.000 rpm e torque m ximo de 2,5 kgf.m a 11.500 rpm (dureza, 500 rpm de faixa £til!). Depois de v rias prepara‡äes feitas no motor, esta potˆncia deve estar por volta de 50 cv, para um peso seco de 60 kg (magrela!). A velocidade m xima em Jacarepagu  foi de 202 km/h. A mistura de ¢leo 2T ‚ feita diretamente na gasolina, com propor‡Æo variando de 1 a 3% dependendo do tipo de ¢leo e condi‡äes clim ticas. Normalmente usava Avgas, mas dada a dificuldade de encontrar esta gasolina, j  usei Podium com bom resultado (depois de trocar os giclˆs e amansar o motor).

Atualmente ela repousa solenemente no meu “hall da fama”, um espa‡o junto com os trof‚us. Depois de encerrado o campeonato de 1999 eu liguei-a algumas vezes para matar a saudades do ronco estridente e fazer as pe‡as se mexerem. Quase corri com ela na Copa Vaz, mas a vecchiaia ‚ brutta e me doem as juntas.

Publicidade

Ainda mantenho um imenso estoque de pe‡as que vai desde cilindro, pistÆo e an‚is, at‚ pedaleiras, escape, juntas, semi-guidÆo, giclˆs, v rias coroas, um par de pneus slick novos e 40litros de gasolina Elf misturada com ¢leo. Ela est  totalmente original, exceto pela bolha da carenagem, que troquei pela versÆo 98 para reduzir o arrasto aerodinƒmico.

Alguns esclarecimentos importantes: O motor NÇO serve em motos como CG, Kasinski, Sundown, YBR, Aprilia etc. Al‚m disso, ele nÆo suportaria rodar na rua porque s¢ consegue sair da imobilidade a partir de 10.000 rpm. Esta moto N¶O pode rodar na rua porque nÆo tem Renavam, nem sistema el‚trico, a suspensÆo ‚ dura pra caramba e o banco ‚ uma espuma do tipo mouse-pad. NÇO pode colocar este motor em kart, porque ‚ pior do que um motor 125 original de kart e as pe‡as sÆo muito mais caras.

Na verdade esta ‚ uma moto para ser guardada, preservada como pe‡a de cole‡Æo. At‚ d  para ligar e dar uma volta em uma pista, mas ‚ tÆo dif¡cil de pilotar que uma vez o Cajuru confessou que s¢ correu com ela porque tinha um contrato com a Honda. Como pe‡a de cole‡Æo, ela s¢ tende a valorizar, portanto, ‚ um bom neg¢cio. NÆo existem muitas destas em bom estado, porque a maioria acabou desmanchada, ou os motores foram parar em karts. Algumas borrachas e coxins precisam estÆo ressecadas, claro, ela tem 11 anos! Mas com cuidado e paciˆncia pode-se trocar tudo.

Pre‡o e condi‡äes podem ser obtidos exclusivamente por e-mail, no endere‡o [email protected] NÆo h  pressa, t , porque eu gosto de olhar pra ela todo dia!

Publicidade