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Poucas motos no mundo carregam tanta mística e possuem tanto carisma quanto as Yamaha Super Ténéré. A série foi relançada no início de 2010 com a XT1200Z Super Ténéré na Europa e agora chega ao Brasil. O sucesso no mercado europeu dá a entender que todas as unidades que estiverem nas lojas a partir do dia 5 de março, serão disputadas como em leilão.

Destaca-se na frente o duplo farol; o "cockpit" é completamente protegido pelo pára-brisa e pelas proteções para as mãos

Os motociclistas brasileiros já puderam experimentar as Super Ténéré. Inicialmente eram as 750, que estiveram por aqui nos anos 90. Desta vez, a engenharia da Yamaha desenvolveu a Yamaha XT1200Z Super Ténéré olhando fixamente para sua grande rival do rally Paris-Dakar desde os seus primórdios, a BMW R1200GS. Talvez até a Ducati Multistrada possa ter exercido alguma influência, mas na categoria das motos de esporte-aventura de grande porte a BMW tem sido a líder de mercado no mundo inteiro. E a Yamaha parece querer sua parte.

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A XT 1200Z Super Ténéré completa com todos os acessórios

 

 

Motocicleta versátil por natureza, a XT 1200Z Super Ténéré é uma moto com aptidão em off-road tanto quanto em on-road. Para isso ela conta com boa ergonomia para posição em pé e sentado, porque o “cockpit” permite muita mobilidade para o piloto. Comprovando sua competência na terra as rodas são raiadas e permite pneus sem câmera. Em termos de tecnologia ela oferece controle de tração com três estágios que pode ser desativado e um ABS muito desenvolvido, que pode igualar ou superar o C-ABS da Honda. Possivelmente com condições de permitir até travar a roda traseira, técnica muito usada no off-road que nenhuma moto com ABS ligado permite. Aguarde o teste do Motonline.

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Motor com tecnologia X-Plane para dois cilindros tem 270º entre as explosõesO motor vem com dois mapas (D-Mode) – um sport e outro touring – e conta com a mesma tecnologia cross plane em 270º da R1, mas para dois cilindros. Diâmetro e curso de 98 x 79 mm e taxa de compressão de 11:1 conseguem melhor torque e maior controle do acelerador por causa dessa configuração. Atingindo 110cv de potência em 7250 rpm e 11,6 Kgf.m de torque em 6000 rpm, esse motor, mesmo aclimatado ao Brasil, deve se manter muito vigoroso.

O câmbio é de seis marchas e uma transmissão por eixo cardan exige mínima manutenção. Outras inovações abrangem o acelerador controlado eletrônicamente (YCC-T) e o cruzamento de informações dos sensores do ABS com a ECU para administrar tanto o próprio controle anti-derrapante da frenagem quanto o da tração.

Suspensão ajustável com regulagem da pré-carga traseira sem ferramentas se adapta facilmente à variação de cargaA suspensão tem 190 mm de curso nas duas rodas e na frente tem estilo upside down, oferecendo ajustes na pré-carga das molas, compressão e retorno. Na traseira a regulagem da pré-carga não exige ferramentas e permite também regulagem no retorno hidráulico.

As rodas são raiadas e montadas com pneus para asfalto sem câmera (dianteira aro 19 e traseira aro 17). Protetores plásticos de mão e um bom protetor de cárter em alumínio são equipamentos originais. As pedaleiras de garupa são boas e o banco com altura ajustável aumenta as possibilidades de uso dessa moto.

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O tanque de 23 litros promete uma autonomia digna de uma cruzadora de desertos, mas o peso do conjunto pronto para marcha, chega aos 230 kg,

Veja o vídeo oficial da XT1200Z Super Ténéré:

Toda essa tecnologia promete dar uma boa sacudida na poeira deste segmento. O histórico da Yamaha praticamente como inventora do mercado on-off road no mundo pode mais do que qualquer outra empresa conhecer os desejos e anseios do público consumidor. No Brasil como pioneira também, pode assumir uma posição no mercado, mais condizente com a qualidade de seus produtos.

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.

 

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