Publicidade

Enfim, a Zontes chegou ao Brasil. A grande marca chinesa inicia sua operação no país oferecendo três modelos, com propostas diferentes mas conjuntos mecânicos similares. São motos de design agressivo, pacotes eletrônicos inéditos no segmento e preços competitivos.

Aliás, a marca chegou em grande estilo. Ela foi apresentada à imprensa nesta quinta-feira, num evento organizado para a imprensa na sede da JTZ, em Jundiaí (SP). Além das novidades, estavam expostos todos os produtos vendidos pelo grupo, das marcas Suzuki, Kymco, Haojue e Hisun, mostrando o potencial da empresa no mercado nacional.

zontes no brasil

Com preço abaixo dos R$ 30 mil, pacotes eletrônicos inéditos no segmento e visual agressivo, as motos da Zontes podem se dar bem no mercado brasileiro

 

Publicidade

Zontes no Brasil, tecnologia

Resumidamente, a Zontes é uma grande fabricante chinesa de motos. Foi criada em 2003 e hoje presente em mais de 50 países, incluindo grandes investimentos no mercado europeu. E agora também chegou ao Brasil.

Vamos começar apresentando o motor. Compartilhado em todos os modelos, tem 1 cilindro (em alumínio), 312 cc, arrefecimento a líquido e 4 válvulas. Entrega 35 cv e 8.600 rpm e 3 kgf.m de torque a 7.500 rpm. O câmbio tem 6 velocidades, assim como embreagem assistida e deslizante.

zontes brasil - motor é forte

O motor é o mesmo para as três: tem 1 cilindro, 312 cc e arrefecimento a líquido. Entrega 35 cv e 3 kgf.m de torque

O pacote eletrônico é quase idêntico em todos os modelos. E um diferencial no segmento. Há iluminação full-LED e com DLR, monitoramento da pressão dos pneus, dois modos de pilotagem, computador de bordo e conectividade bluetooth, tudo gerenciado por uma bela tela TFT (com 4 opções de layout). Ainda, tomada USB com duas entradas. Para ligar, chave de presença que pode ser usada como chaveiro ou pulseira.

Publicidade

Na ciclística também há itens compartilhados. As rodas são de 17 polegadas e as suspensões contam com garfos invertidos na dianteira. Na trasiera, monoamortecimento com pressurizador de hidrogênio (exceto na versão cruiser, que tem sistema bichoque).

A eletrônica é um diferencial da Zontes. Há painel TFT, TPMS, smartkey, conectividade e modos de pilotagem. A T310 tem até parabrisa elétrico

Veja também:

 

Publicidade

R 310, a naked da Zontes

Insira todos os itens citados acima numa naked de visual streetfighter e você terá a R310. O modeo mais acessível da Zontes no Brasil também é o que mais irá interessar quem busca esportividade. Realmente, ‘ao vivo’ o design agressivo impressiona e o nível de acabamento agrada. Tem tanque de 15 litros e a primeira a chegar nas lojas. As vendas começam na próxima semana, 20 de março.

zonte r310

Visual anguloso, setas na carenagem do tanque, traseira curta, ponteira dupla e ascendente. Design da R310 é realmente agressivo (e mais bonita ao vivo, eu juro)

Cores: Azul; preta
Preço sugerido: R$ 26.990

 

Zontes T310, futuro sucesso da marca?

É cedo demais para falar em modelos favoritos, mas a crossover tem o maior potencial de vendas por explorar um mercado em ascensão, rivalizando diretamente com BMW R 310 GS e representando um upgrade para quem busca aventureiras acessíveis mas mais potentes que Lander e XRE. Aliás, é ainda melhor equipada que a R.

o que tem na t310

Protetores de mãos, cárter e tanque, além de bagageiro e parabrisa elétrico. A Zontes T310 parece uma boa opção de crossover muito bem equipada e acessível

A Zontes T310 tem itens exclusivos voltados à proposta touring. Possui protetores de motor, mãos, chassi e cárter, além de bageiro já pronto para receber baú. Ainda tem parabrisa ajustável eletricamente, algo raro mesmo em motos muito mais caras. Chega ao mercado no fim de março.

Cores: Laranja; preta
Preço sugerido: R$ 27.990

 

V 310, cruiser

Depois de rodar poucos km com os três modelos, a V 310 dispertou minha curiosidade. O visual conceitual lembra grandes cruisers como a Ducati Diavel (mas em menor escala, claro), e a posição de pilotagem agrada, especialmente porque as pedaleiras podem ser ajustadas em três posições. A suspensão traseira também pareceu surpreendentemente confortável. Mesmo promissora, será a ultima a chegar às lojas. Seu faturamento ocorre apenas na primeira semana de maio.

A V310 tem cara de mini Diavel e posição de pilotagem relaxada, personalizada pela posição das pedaleiras. Ainda tem protetor de motor, slider e encosto para o garupa

Cores: Branca; preta
Preço sugerido: R$ R$ 27.990

 

Vale a pena comprar as motos da Zontes no Brasil?

A marca está iniciando uma nova caminhada no gigante e delicado mercado brasileiro, então é cedo para falar em erros ou acertos estratégicos. Igualmente, não é possível cravar sobre a qualidade, prazer e resistência de suas motos, algo que saberemos apenas em breve, após rodados alguns milhares de km. Porém, são produtos promissores, que estabelecem um novo padrão de tecnologia no segmento. Sobre as vendas, as motos da Zontes serão encontradas nas já conhecidas concessionárias da JTZ, que também vendem Suzuki, Kymco e Haojue.

zontes vale a pena

É cedo para cravar sobre a qualidade ou desempenho das motos da Zontes, mas elas mostram um grande potencial no Brasil. Modelos chegam aos poucos, entre março e maio

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza