A Suzuki anunciou que vai lançar sua primeira moto elétrica em 2024. Aliás, a fabricante japonesa já vem há tempos testando novidades nesse sentido e parece já ter definido um novo caminho. Conheça os modelos já testados pela marca.
Suzuki vai lançar moto elétrica em 2024
De acordo com a Suzuki, a primeira moto elétrica da marca será um modelo de pequeno ou médio porte, destinado ao transporte diário. O comunicado vem na esteira da estratégia da marca de lançar um total de 8 modelos elétricos até 2030.
A Suzuki não revelou ainda qual será de fato sua primeira moto ou detalhes técnicos. No entanto, sabemos quais são algumas das novidades elétricas já testadas pela marca.
Vale lembrar que a primeira moto elétrica ‘esquecida’ da empresa foi a scooter elétrica e-Lets, lançada no mercado japonês há mais de uma década. Além disso, a marca já vem desenvolvendo uma versão movida a bateria para o Burgman Street 125 há vários anos e pode ser laçado ano que vem, coincidência?
O protótipo Burgman Street Electric já foi flagrado rodando na Índia, onde está sendo trabalhado. O motivo do atraso no lançamento pode ser atribuído, entre outros fatores, ao relacionamento da Suzuki no grupo Swappable Batteries Consortium.
Esse projeto conta também com a participação das marcas Honda, Yamaha e Kawasaki, que pretendem estabelecer um design padronizado para o pacote de baterias. Inicialmente, as patentes do Burgman elétrico tinham uma bateria fixa, mas seu layout pode ter sido alterado para modelos intercambiáveis.
Veja também:
- Fora da MotoGP, Suzuki rebate rumores e promete novas motos
- Fora do Mundial: veja 5 momentos incríveis da Suzuki na MotoGP
- Compare o preço das novas Suzuki V-Strom 800 e GSX com rivais
Suzuki já teve vários projetos de motos elétricas
A primeira moto elétrica da Suzuki pode não ser tão empolgante, se for a Burgman Street Electric, como esperado. No entanto, a empresa já mostrou flashes de modelos elétricos mais interessantes no passado…
Em 2013 foi apresentado o conceito Extrigger. Nada menos que uma mini moto nos moldes da Honda MSX 125 – mas elétrica, claro. Ironicamente, o modelo da rival foi lançado um ano após a Extrigger ter sido exibida e o sucesso da Honda pode ter mostrado o quanto a Suzuki poderia sido bem sucedida.
A Suzuki também já apresentou a moto conceito Crosscage, uma roadster elétrica movida a célula de combustível, mostrada em 2007. Desde então, houveram várias patentes para elétricas GSX esportivas e estilo R para motocross. No entanto, o foco principal tem sido modelos scooter.
De fato, o caminho elétrico parece o novo rumo da marca. E ano passado, a Suzuki anunciou sua saída da MotoGP e também o Mundial de Endurance (EWC). Comunicados que coincidiram com a situação de modelos de alta cilindrada, como a GSX-R1000, prestes a saírem do mercado no Reino Unido.