Yamaha Crypton

Yamaha Crypton

100%

dos usuários recomendam esta moto

Satisfação Geral 4.875
Visual 4.25
Conforto 4.125
Performance 4.375
Dirigibilidade 5
Consumo 4.25
Custo x Benefício 4.625

A Crypton é a companheira ideal para você que está entrando no mundo das duas rodas, mas não quer abrir mão da qualidade e confiabilidade. É acessível acima de tudo: fácil de pagar, econômica e tem baixo custo de manutenção. Com traços modernos, ela possui detalhes que garantem ainda mais facilidade para o usuário: porta-objetos sob o banco, painel de instrumentos completo, comandos no punho e cavalete central. A Crypton é robusta e oferece o equilíbrio perfeito para rodar nos grandes centros urbanos ou cidades do interior. Possui rodas grandes aro 17”, câmbio semiautomático de 4 velocidades, motor 4 tempos de 115cc e chassi underbone.

Ficha Técnica


Cilindrada: 114.00 cc

Tipo de Motor: 4 tempos

Arrefecimento: Ar

Combustível: Gasolina

Potência Máxima: 8.20 cv a 7500 rpm

Torque Máximo: 0.88 kgf a 5500 rpm

Transmissão: 4 marchas

Injeção: Carburada

Partida: Elétrica

Chassi: Aço

Suspensão dianteira: Convencional

Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste

Suspensão traseira: MonoShock

Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga

Balança: Convencional
DIMENSÕES

Peso (seco): 94 kg

Peso em movimento: 0.00 kg (MVOM)

Comprimento: 1930 mm

Largura: 660 mm

Altura: 1055 mm

Altura do Banco: 755 mm

Distância entre Eixos: 1235 mm

Pneu Dianteiro: 70/90-17 M/C 33L

Pneu Traseiro: 80/90-17 M/C 49L

Capacidade do tanque: 4,2 litros

Outras Versões

Crypton 115 ED

2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010

Crypton 115 ED Penelope

2014

Crypton 115 K

2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010

Crypton Racing Blue K

2013

Crypton T105E

2004, 2003, 2002, 2001
(ver todas)

Principais avaliações

Recomendo!

Pros: - Super fácil de pilotar; - Levíssima; - Suspensões macias; - Amplo torque em baixa rotação; - Excelente consumo em altas rotações; - Câmbio com engates precisos e macio; - Design moderno e agressi...
5
Felipe Luiz Ramos - 14/08/2012

Recomendo!

Pros: Economia Dirigibilidade CustoxBenefício
5
Jackson Blanco Rodrigues - 16/07/2012

Recomendo!

Pros: Praticidade Dirigibilidade Baixo peso
4.5
Thiago Moreno - 27/06/2012

Recomendo!

Pros: Super fácil de pilotar Suspensões macias Excelente consumo em altas rotações Posição de pilotagem Design agressivo e estilizado. Autonomia satisfatória que gira em torno dos 150 kilometros rodados ...
5
LeonarDo Pereira - 12/02/2013
Ver todas as avaliações


Veja motos deste modelo à venda (ver todas)

De R$ 4480 a R$ 6800 entre 25 ofertas disponíveis

Modelos similares a Yamaha Crypton


Notícias sobre Yamaha Crypton

    Chegou a nova Yamaha Neo 125

    Num movimento preciso de quem está atento ao mercado, a Yamaha apresenta a nova Neo 125, scooter de entrada cujas características apontam para um provável sucesso de mercado. Não apenas pelo produto, mas também pelo momento que ele chega ao mercado, que tem o segmento de scooter em alta... Leia mais...

    15-Sep-2016

    Fase 2 do PROMOT 4 coloca várias motos no "corredor da morte"

    Reportagem editada no dia 28/11/2015 A fase 2 que o PROMOT 4 - Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - impõe a partir de janeiro de 2016 à indústria brasileira, estabelece regras mais rígidas quanto a emissão de gase... Leia mais...

    19-Nov-2015

    Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125

    Pré-leitura - Cada moto possui características específicas e cada pessoa que a utiliza tem diferentes experiências. Por isso cada conjunto piloto-motocicleta resulta em uma experiência única. As pessoas tem preferências e gostos diferentes e por isso o Motonline acredita que a es... Leia mais...

    09-Aug-2014

    Yamaha T115 Crypton

    Quando elas surgiram aqui no Brasil muita gente torceu o nariz. Que isso? Se não é scooter e não é moto, o que é? É um Cub, mais precisamente uma motoneta. Na verdade o nome "Cub" (Cheap Urban Bike) pode ser traduzido como Moto Urbana Barata (ou econômica) e se generalizou a partir do sucesso qu... Leia mais...

    21-Jul-2014

Outros Modelos Yamaha



Todas as avaliações desta moto

Avaliação de Felipe Luiz Ramos em 14/08/2012

Avaliou moto Yamaha Crypton 115 ED 2011

Comentários:
Essa moto me surpreendeu e atendeu muito bem minhas necessidades. Estou super satisfeito! O espaço sob o banco é pequeno, as vezes faz falta, mas os pneus maiores atrás fazem diferença. Já andei 3,5 km(a 30 km/h) com o pneu traseiro furado e a moto sequer saiu de traseira, coisa que é impossível de fazer com a Biz, por causa das rodas 14' atrás. Em estradas de terra solta isso também faz diferença. Um bauleto resolveu a falta de espaço sob o banco! O amplo torque em baixa rotação proporciona uma pilotagem fácil em cidades com trânsito travado, pois você se esfoça pouco nas arrancadas e isso facilita o consumo. A potência dela é boa, até agora nenhuma Biz, seja 100cc, 125cc carburada ou 125cc injetada, conseguiu me passar na velocidade final, mesmo que não seja a proposta delas. Na BR acompanho fácil qualquer moto 125cc. Arrancada e retomadas são todas equivalentes, tendo variações de moto pra moto, pois trata-se de motores muito pequenos. O desempenho geral, tratando-se de um motor de 115cc, é satisfatório e não decepcionada, algo que me deixa muito satisfeito. O consumo pode variar bastante, principalmente numa cidade igual a minha(Joinville/SC) que tem muito sinaleiro e o trânsito é muito travado por nunca ter havido planejamento viário, onde já fiz 47,01 km/litro e também já fiz 29 km/litro. Na cidade, ao meu estilo de pilotagem(arrancadas mais fortes), o consumo varia entre 39 e 44 km/litro e na estrada, andando com o cabo 100% enrolado(velocidade variando entre 110km/h e 120km/h) fez 40 km/litro cravados e em velocidade variando entre 80 e 90 km/h fez média de 43,5 km/litro. Só não dei nota 10 porque as Factor fazem média de 45 km/litro, ligeiramente mais econômica que a Crypton. O conforto também é questionável, pois o banco é duro tanto pro piloto quanto pro garupa. Acredito que a Yamaha deveria injetar um pouco mais de espuma para ganhar nota 10, pois as suspensões são macias e tem uma ótima relação estabilidade x conforto. A dirigibilidade é muito boa, fácil e de ótima posição de pilotagem. O espaço entre motor e pedaleiras são bons, melhor que da Biz que é bem "apertado". A estabilidade em curvas é ótima, consigo facilmente deitar a moto até encostar as pedaleiras no chão. É impresisonante! O visual dela é bem agressivo e moderno, com linhas bem marcantes. A minha ainda tem setas laranjas, mas a versão 2012 possui setas transparentes que gera uma diferença enorme, ficaram muito mais moderna e linda. Só falta a Yamaha pintar a proteção de escape de preto, coisa que já fiz na minha e o resultado é bem positivo! O custo x benefício merece nota 10 pois ela atende muito bem todos os requisitos necessários neste tipo de motocicleta. Tem indicador de última marcha(deveria ter um indicador para todas as marchas), tem um protetor antiqueimadura no motor, tem um protetor de bengalas, coisa muito útil que gera vida longa ao sistema, relação peso x potência é muito bom, tem marcador de combustível, tem a opção de usar apenas o farolete(famoso farol pinguinho) para não consumir bateria e tem um conjunto de ferramentas básicas sob o banco. Recomendo para quem quer usar na cidade, pois melhor que ela só scooter, pois são 100% automáticas.
Pros:
- Super fácil de pilotar; - Levíssima; - Suspensões macias; - Amplo torque em baixa rotação; - Excelente consumo em altas rotações; - Câmbio com engates precisos e macio; - Design moderno e agressivo, só falta a proteção do escape ser preta; - Posição de pilotagem; - Estabilidade proporcionada pelas rodas grandes e pelo acerto das suspensões.
Contras:
- Banco duro; - Falta indicador de marcha, parece besteira, mas é útil neste tipo de moto; - Barulho do motor, ele é ruidozo e as vezes incomoda; - Dianteria leve demais para andar em alta velocidade na BR(não é a proposta dela, mas as vezes preciso pegar BR e a frente balança muito quando acima de 100 km/h); - Espaço sob o banco é pequeno, coloquei um bauleto que resolveu o problema. Deixa de ser um ponto negativo quando se leva em consideração o tamanho da roda traseira, pois realmente faz a diferença numa estrada de terra bem solta e quando fura o pneu traseiro. Sem falar que absorve muito bem as imperfeições dos paralelepípedos e do asfalto remendado.

Condições do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Tipo de Uso
Utilitário
Terreno Testado
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem
7800
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Mantenção
Baixo
5
5
4.5
5
5
4.5
5
Esta análise foi útil para você? Sim (32) Não (2)

Avaliação de Jackson Blanco Rodrigues em 16/07/2012

Avaliou moto Yamaha Crypton 115 ED 2010

Pros:
Economia Dirigibilidade CustoxBenefício
Contras:
Com garupa nas curvas raspa fácil no asfalto Falta potência nas vias expressas com garupa

Condições do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Tipo de Uso
Transporte
Terreno Testado
Urbano
Quilometragem
7700
Manutenção
Custo de Mantenção
5
4
4
4
5
4.5
5
Esta análise foi útil para você? Sim (22) Não (5)

Avaliação de Thiago Moreno em 27/06/2012

Avaliou moto Yamaha Crypton 115 ED 2012

Comentários:
Fiz um breve teste-drive No estande da Yamaha em Interlagos. Me surpreendi pela facilidade de condução, ela muda de direção sem esforço. É uma boa opção pra quem quer sair do transporte público. O sistema semi-automático sem embreagem é cômodo no anda-e-para, mas limita o desempenho, ainda mais considerando que o câmbio tem apenas quatro marchas. Outro problema que tive foi com a suspensão, muito firme pelo baixo peso. E pra mim moto que não oferece freio a disco de série não pode ser perfeita. Mas esse é o Brasil, País onde o cara prefere comprar partida elétrica no lugar de itens de segurança.
Pros:
Praticidade Dirigibilidade Baixo peso
Contras:
Câmbio de apenas quatro marchas Desempenho (mas não dá pra exigir muito de uma moto nessa proposta)

Condições do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Tipo de Uso
Lazer
Terreno Testado
Pista
Quilometragem
0
Manutenção
Custo de Mantenção
4.5
3.5
4
4
5
3.5
4
Esta análise foi útil para você? Sim (21) Não (11)

Avaliação de LeonarDo Pereira em 12/02/2013

Avaliou moto Yamaha Crypton 115 ED 2010

Comentários:
Custo de manutençao baixo, levando em consideração o tempo de vida util das peças originais genuínas da Yamaha. As peças são duradouras e de qualidade. Mesmo sendo muito caras na concessionária, vale a pena pois duram muito tempo. Econômica. na rodovia eu percorri 100 km rodados e consumi míseros 2 litros de gasolina. Perfeiito !!!!
Pros:
Super fácil de pilotar Suspensões macias Excelente consumo em altas rotações Posição de pilotagem Design agressivo e estilizado. Autonomia satisfatória que gira em torno dos 150 kilometros rodados com um tanque cheio
Contras:
Banco duro. tanque pequeno, poderia ser de 5 litros. Dificuldades de achar peças paralelas e/ou similares.

Condições do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Tipo de Uso
Utilitário
Terreno Testado
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem
42000
Manutenção
Difícil de encontrar
Custo de Mantenção
Baixo
5
4.5
4
4.5
5
4.5
4.5
Esta análise foi útil para você? Sim (21) Não (2)