Foto: Ricardo Bianco

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Foto: Ricardo Bianco

Foto: Ricardo Bianco

Tite, antes de mais nada parab‚ns por ter mais um anunciante de peso! Apesar disso, vou perguntar da concorrente: no email do Augusto sobre a GSX-R 1100, vocˆ indicou acima de 98, na versÆo W. As GSX-R 1100 abaixo de 98 (entre 94 e 96) sÆo mais f ceis de achar e tamb‚m sÆo vendidas como “W”. SÆo falsas? as GSX-R 1100 W de 98 para baixo sÆo ruins? ‚ moto s¢ pra pagar de gatinho?
Patric – Sao Paulo – SP
Tens razÆo, Patric, eu ‚ que pirei na maionese. A s‚rie GSX passou a ser arrefecida a l¡quido a partir de 1993. Antes era aquele sistema SACS, que misturava ar+¢leo. Sabe como ‚, esse monte de letrinhas GSX-RW, ZX-RR, CBR-RR d  uma confusÆo danada nos meus neur“nios cansados. Mas, c  pra n¢s, a GSX-R 1100W tem muito motor pra pouco chassi. Foi uma tentativa de a Suzuki de entrar no segmento das Sport-Touring e concorrer com a Kawasaki Ninja 1100, Honda CBR 11000 XX e Yamaha YZF 1000. S¢ que exageraram no Sport e esqueceram do Touring, o que s¢ seria corrigido na famosa Hayabusa, essa sim, uma Touring-Sport. No teste que realizei em 1998, a Suzy 1100 fez 262 km/h de velocidade m xima; 2seg76 de acelera‡Æo de 0 a 100 km/h e 10seg54 de 0 a 400 metros. A potˆncia dessa moto era de 155 cv a 10.000 rpm. O consumo m ximo foi de 8,0 km/litro e m¡nimo de 18,8 km/litro. Quem quiser a revista com o teste, escreva para [editor@motonline.com.br]

Loja
Oi gostaria de estar come‡ando meu negocio aqui na cidade em q moro e gostaria de saber de quem comprar se vocˆs vendem pe‡as, etc.
Pedro – Porto Feliz/ SP
Sr. Pedro, use nossa se‡Æo de lojas & oficinas para obter essas informa‡äes.

Invertida
tio tite, tem como colocar bengalas invertidas em uma TITAN 150? No que vai melhorar colocar elas?
glauco – campo grande – ms
Eu j  vi bengalas invertidas at‚ em Biz 100. NÆo melhora nada!

Pisca
Fala tite, essa ‚ para o Douglas de Santa Cruz do Sul, a respeito dos piscas: – Realmente, os piscas ficam mais r pidos, pois a lƒmpada original na twister ‚ de 16w e o que vem nos mini-piscas (modelo olho de gato) ‚ de 10w e sem contar que nÆo iluminam tÆo bem quanto o original. Outra coisa importe de se modificar em mini-piscas ‚ a parte reflexiva de dentro que ‚ m¡nima, isso piora ainda mais a ilumina‡Æo.A solu‡Æo: Abra os mini-piscas e arrume algum adeviso cromado ou prata que seja bem reflexivo e cubra toda a parte de dentro, assim o pisca pisca do jeito que ‚ pra piscar (eita trava-lingua), bem luminoso, e a respeito das lƒmpadas, basta vocˆ abrir os piscas originais, tirar as lƒmpadas 16w e coloc -las nos mini-piscas no lugar das lƒmpadas de 10w, pois o soquete ‚ o mesmo (pelo menos no modelo olho de gato), assim os piscas piscaram no velocidade que devem piscar. E se algum guarda lhe encher a paciˆncia, vocˆ explica para ele as modifica‡äes que vocˆ fez na sua seta, preocupado em garantir a boa luminosidade e funcionalidade dos piscas que estÆo “piscando do jeito que ‚ pra piscar”. Agora, se estiver falhando, uma hora liga e outra nÆo, j  ‚ mal contato que nÆo tem nada a ver com as lƒmpadas. Espero ter ajudado.
Diego – Maring , PR
Valeu a dica, Diegon!

V-Strom
Fala s bio mestre! ¢, eu votei em “Cr“nicas de quem?” s¢ pra zoar t , eu compro a parada, mas eu quero mesmo a SpeedMaster! e a Suzuki ‚ “V-S T R O M” ok? vc nao acha que a TDM900 tem um desenho mais proporcional e equilibrado e agrad vel e bonito que a V-Strom?
Victor – Fpolis
Tinha que ter um zuador! Tem razÆo, eu sempre escrevo esse nome errado. Sim, eu tb acho a TDM 900 mais equilibrada, a V-Strom parece aquele jaquetÆo que fica grande demais pro corpo.

B£zios
Tite, segui a sua sugestÆo e dia 9 eu e a patroa fomos conhecer B£zios (RJ). Desta vez usei o meu carro em respeito a patroa. Os pre‡os ainda estÆo assustando (uma refei‡Æo na rua das pedras: 70/80 reais; skol 3 reais em gerib  – para sentar na praia: 10 reais uma mesa com sombra), e nem vou comentar o problema que tive com a hospedagem. Mas valeu, minha mulher adorou o lugar, as praias, pena que dia 11 foi preciso retornar porque choveu muito forte, mas fiz a minha social!
Herculano – Vit¢ria – ES
, esqueci de avisar pra nÆo ir na temporada!

Ferrugem
Tite vi uma cena incr¡vel hj! Quando passei em frente a uma concesion ria da Yamaha em Sobral, vi um monte de YBR do lado de fora na chuva!! Rapaz se alguem tmb viu deixe seu testemunho aqui, eu imagino aquelas motos todas enferrujando depois! A lƒmpada do tipo cool blue ‚ uma normal amarela com o vidrinho pintado de azul ou ela ‚ branca azulada por natureza mesmo e o vidrinho ‚ transparente?
Cristiano – Forquilha – CE
A lƒmpada ‚ branca, mas a luz ‚ mais clara, levemente azulada, mas nÆo roxa como algumas falsificadas.

Mapa
gostaria de saber qual e a quantidade de concession rias de moto e carros em juazeiro do norte/ce hoje no mapa atual, caso nÆo tenha as informa‡äes todas passa uma parte.
hansmiller – fortaleza/ce
Hans, vc pode obter essa informa‡Æo facilmente aqui mesmo, na se‡Æo de lojas $ oficinas. Mas carros nÆo ‚ nossa praia.

Curva
Pensando bem p quem t  em sintonia fina com uma moto esportiva deve at‚ ser f cil inclin -la e tocar a mÆo no chÆo como a da sua foto em destaque, mas e com uma Bros? ¥ me atente!
Leonardo – Recife – Pe
Eu consigo de Bros (hehehehe, vai ter um pernambucano loko pelas ruas de Recife!), mas meu plano de sa£de ‚ bem carinho!

Hornet
Possuo uma Hornet e gostaria de saber como o Sr. Geraldo T. Simäes conseguiu fazer 19 km/l na cidade e 18 km/l na estrada. S¢ uso gasolina podium, e no m ximo consegui 15 km/l na cidade/estrada.Na estrada abri o g s (cheguei a 230 km/h) da¡ o consumo de 15 por 1 at‚ compreensivo. Mas, como consigo 19 km/l na cidade? Qual a faixa de giro ideal para trocar as marchas numa tocada mais econ“mica? Andar em 6¦ marcha … 5/6.000 rpm economiza ou gasta mais?
Franklin – Vila Velha – Es
Segundo o Sr. Geraldo T. Simäes, conhecido como “mÆo de fada”, consumo ‚ uma questÆo de quem est  com as mÆos na moto. A mesma moto pode variar o consumo drasticamente com pilotos diferentes. O jornalista Felipe Passarella j  fez mais de 50 km/litro com uma Yamaha YBR 125! Eu j  fiz 43 km/litro com uma Honda CG 150. A receita para economizar gasolina ‚ usar o torque em baixa, rodar sempre com uma marcha acima do que vc imagina e nÆo acelerar … toa. Ah, cuidado porque consumo de moto ‚ diferente de carro. Geralmente os carros gastam mais na cidade e menos na estrada. Algumas motos sÆo exatamente ao contr rio. Se vc fez 15 km/litro na estrada abrindo o g s, certamente na cidade ela deveria gastar menos, ainda mais em Vila Velha, que nÆo tem o trƒnsito infernal de Sumpaulo. E nÆo leve em conta as medi‡äes de consumo feita na base do “tanque cheio”, porque uma reles inclina‡Æo no terreno pode dar diferen‡a de mais de um litro no abastecimento. N¢s usamos um aparelho de medi‡Æo chamado bureta, a moto ‚ abastecida no plano ideal e a metodologia do teste ‚ mais rigorosa do que o abastecimento feito no posto, cada vez com um frentista diferente.