Publicidade

A Suzuki está preparando uma variante nova para sua nova bigtrail V-Strom 800. Ao que tudo indica, a 800 DE (“Dual Explorer”) vai ganhar uma versão dedicada para as longas distâncias no asfalto! Confira mais detalhes.

V-Strom 800 com rodas de liga

A nova Suzuki V-Strom 800 DE já teve seu lançamento confirmado para o Brasil. No entanto, a representante JTZ ainda não comunicou uma data. Enquanto isso, no exterior, a trail deve ganhar uma nova variante.

Fotos da autoridade de registro australiana já mostram a variante do modelo

Segundo registros realizados na Austrália, nos EUA e Suíça, a nova V-Strom 800 terá uma variante com roda dianteira de 19 polegadas, em vez das 21 polegadas do modelo padrão. Desta forma, a novidade será um “meio-termo” entre uma enduro grande e de pneus estreitos e uma moto de rua com pneus padrão de 120/70-17.

Publicidade

A atual versão “Dual Explorer” (DE) é voltada para estrada e off-road. Com o formato da roda dianteira 90/90-21, é uma aventureira ‘raiz’. Ou seja, um conjunto que permanece mais estável no percurso e mais fácil de controlar em caminhos fora de estrada.

v-strom 800 com rodas de liga

Rodas menores e de liga, suspensão com curso reduzido, banco mais baixo, parabrisa elevado. Nova versão tem pequenos ajustes buscando mais conforto no asfalto

No entanto, a V-Strom 800 focada ao asfalto terá também rodas de alumínio fundido. Além disso, pode ter uma redução do curso da mola. A mudanças nas suspensões também devem deixar o modelo levemente mais curto, com distância entre eixos reduzida de 1.570 milímetros para 1.515 mm.

Pode-se esperar também logicamente uma altura do assento significativamente mais baixa, em torno de 800 milímetros – frente a DE com 855 milímetros. Além disso, a moto deve ganhar para-brisa mais longo e uma redução de peso de 7 kg.

Publicidade

Veja também:

V-Strom 800 já ganhou Rally Edition exclusiva para a França

Preço e chegada no mercado 

A nova V-Strom 800 DE está atualmente disponível a partir de 11.500 euros – cerca de R$ 59.600 em conversão direta. Desta forma, espera-se que a variante V-Strom 800 para asfalto deverá custar entre 10.500 e 11.000 euros (R$ 54 mil e R$ 57 mil) dependendo da extensão do seu equipamento básico quando chegar em 2024.

Ou seja, na Europa a DE custa cerca de 21% mais que a V-Strom 650 XT, oferecida no Brasil por R$ 58.905. Lembrando: mesmo confirmada, a 800 ainda não tem data para chegar ao nosso mercado.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]