Revolução em quatro rodas

Revolução em quatro rodas

Revolução em quatro rodas

Chega ao Brasil o quadriciclo Yamaha YFM 700 Grizzly, modelo 2008, que inaugura no Pa¡s a dire‡Æo assistida eletronicamente nesse tipo de ve¡culo

Seguindo sua filosofia inovadora, a Yamaha apresentou na Europa uma bela novidade para sua linha 2008 de ATV (All Terrain Vehicle), que j  est  dispon¡vel no mercado brasileiro. Como destaque est  o quadriciclo utilit rio YFM 700 Grizzly, equipado com dire‡Æo assistida eletronicamente, sistema semelhante ao apresentado pela Honda este ano nos Estados Unidos com seu ATV Foreman 500. Com a chegada do Grizzly 700 ao Brasil, a Yamaha torna-se a primeira a oferecer um quadriciclo com esta nova tecnologia em nosso mercado.
O Grizzly 700 sai equipado com um motor 4 tempos de 686cmü com comando simples no cabe‡ote (SOHC) e arrefecimento liquido. Outro destaque do ATV ‚ o sistema de inje‡Æo eletr“nica e o cƒmbio autom tico CVT, que facilita a vida dos pilotos menos experientes. A transmissÆo final ‚ feita por eixo-cardÆ.

Outra bela novidade inaugurada no Brasil pela Yamaha com o Grizzly 700 ‚ o sistema EPS (Electronic Power Steering – Dire‡Æo Assistida Eletronicamente), que tem por objetivo deixar a pilotagem o mais leve poss¡vel privilegiando uma condu‡Æo mais confort vel em terrenos acidentados, e atuando progressivamente em alta velocidade. Todo aparato funciona atrav‚s de pequenos sensores que fazem medi‡äes constantes de esfor‡o na pilotagem. Os dados recolhidos sÆo enviados a uma central eletr“nica (ECU) que, por conseqˆncia, aciona um pequeno motor el‚trico na dianteira do ve¡culo. Este tem o trabalho de compensar todo o esfor‡o de ester‡amento, tornando o guidÆo mais macio para o condutor. Tudo de forma simples e extremamente eficiente. O sistema ‚ bastante semelhante ao utilizado em alguns autom¢veis, como o Honda Fit.

Revolução em quatro rodasO YFM 700 Grizzly conta ainda com um sistema exclusivo da Yamaha chamado de ‘On-Command’, que permite ao usu rio escolher entre a tra‡Æo 2WD ou 4WD de forma simples e r pida. Quando a tra‡Æo integral entra em a‡Æo, automaticamente o bloqueio do diferencial inicia a atua‡Æo facilitando assim a pilotagem em terrenos mais acidentados.

No visual o Grizzly 700 segue os tra‡os convencionais de todo quadriciclo. No entanto, por fazer parte da linha de utilit rios dos ATVs da marca, seu estilo ‚ mais comportado e “quadradÆo”, diferentemente da linha esportiva, com aspecto mais moderno. O painel ‚ digital de f cil leitura e traz informa‡äes principais do funcionamento mecƒnico e el‚trico do ve¡culo. Com o objetivo de baixar o centro de gravidade, o tanque de combust¡vel est  localizado no centro do ve¡culo e tem capacidade para 20 litros. Com peso a seco de 274 kg, o Yamaha Grizzly consegue puxar 550kg de reboque, ou carregar at‚ 45 kg no bagageiro dianteiro e 85 kg no traseiro. Nada mal se levarmos em conta o porte compacto do ve¡culo.

Na cicl¡stica o Grizzly 700 tem quadro em estrutura tubular em a‡o. As suspensäes sÆo do tipo trap‚zio duplo independente na dianteira e na traseira. Os freios sÆo a disco hidr ulico nas quatro rodas, com pneus preparados para piso misto de 12 polegadas.

Dispon¡vel nas cores verde, azul, vermelho e camuflado, o Grizzly 700 j  est  dispon¡vel no mercado brasileiro. O pre‡o sugerido nas redes de concession rias ‚ de R$ 34.728.