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Foto: Bitenca

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Boa tarde, gostaria de saber o que faz uma suspensão ser classificada como “boa” e qual suspensão é melhor, xlx 350 ou sahara ? Obrigado. Pedro, 20, Curitiba, PR

R: Pedro, as qualidades de uma suspensão em uma moto objetivam manter as rodas em contato com o solo o maior tempo possível. As grandes oscilações exigem cursos longos e grande altura da moto, como numa cross, e as pequenas irregularidades do piso asfaltado de boa qualidade permitem uma altura menor do chão, permitindo maior estabilidade pela concentração do centro de gravidade baixo, como nas motos de velocidade. O amortecimento hidráulico nas motos modernas tem ação na compressão, quando a moto absorve o impacto e no retorno, momento em que a mola empurra a roda novamente na posição anterior ao impacto.
O controle ideal do sistema de suspensão deve permitir a maior movimentação da roda possível sem que seja transmitidos impactos ao chassis e ao piloto. A velocidade de compressão e de retorno deve acompanhar a velocidade da moto ao abordar os obstáculos mas a massa das rodas em movimento se torna um problema pois tendem a continuar o seu percurso, tanto para cima como para baixo, nessa hora é que perdem o contato com o solo. Esse efeito pode ser ampliado pela característica do pneu que aumenta a tendência de pular da mola quando ele devolve o movimento, se o amortecimento hidráulico for menor que o necessário.
Se ao contrário a ação hidráulica é excessiva na compressão o pneu rebate o impacto do obstáculo antes mesmo que a mola absorva o movimento e se for excessiva no retorno, o efeito vai ser que não haverá tempo para que a roda retorne à posição de antes do impacto e ao receber o próximo acaba por comprimir mais ainda no curso da suspensão.
O ideal impossível é a suspensão que acompanha as ondulações do piso tanto em alta como em baixa velocidade da ação do amortecimento, tanto nas piores condições de piso, quanto nas melhores.
O compromisso é a especialização das motos para uso em pisos específicos, ou a suspensão ativa que prevê a ação necessária em mili-segundos e prepara o amortecedor e a mola para reagirem de acordo.
A suspensão dessas duas motos são muito parecidas, na Sahara devem ter sido recalibradas para o peso adicional. Abraços,

Foto: Bitenca

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Parece que só a Honda e Yamaha estão obrigadas a cumprir as regras do promot; as outras marcas , Dafra, Suziki, Kasinski, etc não lançaram motos dentro do regulamento novo ainda? Felipe, 25, Hortolândia SP.

R: Felipe, há várias motos além de Honda e Yamaha que passam pelo Promot 3, principalmente as novas Suzuki injetadas, mas por causa da permissão da venda dos modelos 2008 nesse ano ainda vários fabricantes, inclusive as duas que você citou continuam vendendo os modelos antigos, as fábricas têm até 31 de março de 2009 para se enquadrarem. Há quem fale em nova prorrogação justamente por causa desse atraso de algumas outras outras marcas, mas eu pessoalmente acho que não se justifica, veremos.

Minha moto esta queimando a lampada toda hora ja queimou 3 lampadas o que pode ser?
Gostaria de receber informaçoes sobre mecanica de motos pois eu adoro motos e gostaria de entender sobre o motor como regula ( valvulas , carburador como deixar a moto mais andadeira , e mais economica , oque devo fazer no cilindro , rebaixar a tampa e a eletrica testes , e diagnosticos e defeitos . obrigado pela atençao vou aguardar seu email. Diego, Bagé, RS

R: Diego, não sei nem qual é a sua moto mas normalmente se as lâmpadas se queimam deve haver um problema com o regulador/retificador de voltagem. Leve-a a um bom mecânico de moto – eletricista para fazer os testes de voltagem e verificar se está sendo bem regulado o circuito elétrico da sua moto. Não deve ultrapassar dos 14 volts em rotação máxima. O defeito pode então ser o retificador/regulador e/ou o estator e/ou ainda a bateria. Alguns casos de falta de contato em alguma conexão pode ocasionar esse problema também mas é pouco provável.
Quanto ao aprendizado, eu ainda aprendo uma novidade todo dia. O que posso te dizer além de ler tudo o que puder (de coisas sérias) para aprender é fazer um curso de mecânica de motos. Pesquise na Internet pois existem alguns que podem ser feitos por correspondência via internet ou mesmo outros que são em PDF ou DVD e você pode utilizar seu computador para estudar.
O que mais posso te indicar é evitar grandes e milagrosas invenções. Desde 1900 se inventam coisas para aplicar nas motocicletas e dificilmente nós vamos inventar alguma coisa nova. Novas são as maneiras de se fazer as mesmas coisas antigas, isso é tecnologia. Procure adquirir o conhecimento da teoria e um bom curso de engenharia automobilística lhe dará asas. Boa sorte

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