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O título de big trail mais cara do Brasil tem um novo dono. A KTM 1290 SuperAdventure chega ao país recheada de tecnologia e com o DNA da marca austríaca – que dominou o rali Dakar por 18 anos seguidos. Disponível em nas versões S e R, e com preço acima dos R$ 160 mil, será que ela é melhor equipada que as opções da BMW, Ducati e Triumph?

 

KTM 1290 SuperAdventure, a big trail mais cara do Brasil

A nova KTM big trail 1290 SuperADV chega ao país prometendo definir um novo conceito de motos de aventura no Brasil. A Adventure S já está desembarcando nas lojas, enquanto a R ainda levará alguns meses para aterrissar por aqui. Assim, quer aliar um generoso pacote eletrônico a um conjunto mecânico brutal, marca registrada em muitos modelos da empresa.

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Com isso, segundo a marca, a moto nasceu focada no prazer de pilotagem e tem tecnologias inovadoras. Além disso, o lançamento internacional do modelo ano passado marcou a chegada da terceira geração, da gama aventureira acima de 1000cc da KTM.

A SuperADV S inaugurou itens como o Adaptive Cruise Control (ACC) desenvolvido em colaboração com a Bosch. Uma tecnologia baseada em um sistema de radar, que ajusta automaticamente a velocidade e distância segura para o veículo à frente.

Outra novidade é o Cornering-ABS, que permite o acionamento dos freios pelo piloto mesmo com a moto inclinada. Aliás, gerenciar toda a eletrônica da motocicleta durante a pilotagem é uma das características dessa geração.

Adaptive Cruise Control (ACC) é uma das grandes novidades do modelo

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Com isso, a KTM promete agora níveis menos intrusivos de controle de tração nos modos Rain, Street, Sport, OffRoad e o RALLY (opcional). Tudo isso sendo monitorado pelo novíssimo painel TFT de 7 polegadas, ligado a uma nova Unidade de Conectividade para um emparelhamento com smartphones.

SuperAdveture 1260 tem motor V-twin de 160 cavalos

No coração da big trail mais cara do Brasil há um motor V-twin de 1.301 cc. O propulsor chega em sua nova geração atendendo as mais recentes normas de emissões europeias (Euro5) e 1,6 kg mais leve. Tudo isso, graças às carcaças do motor mais finas e um novo circuito de óleo.

O motor ganhou ainda novos pistões, que prometem aumentar ainda mais a confiabilidade de toda a unidade e reter melhor o arrefecimento, graças a um novo sistema de água/óleo. Com isso, a moto garante a entrega de 160 cv de potência e 13,8 kgf.m de torque.

a big trail mais cara é a ktm 1290 superadventure

KTM big trail tem vocações de uma sport-touring e promete andar forte!

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Dois novos radiadores também foram redesenhados para canalizar o ar quente para longe das pernas do piloto. A moto ainda exibe um um sistema de escapamento revisado e a KTM informa os intervalos de manutenção de 15 mil km na usina reorganizada.

A 1290 SuperADV S chega também com uma nova geração de suspensão WP Apex Semi-Active Technology. Um conjunto que dispõe de maior amortecimento, graças às novas válvulas. Enquanto isso, um sensor de ângulo de inclinação 6D trabalha direto na unidade, fazendo uma leitura do comportamento da moto durante a pilotagem em qualquer terreno.

Big trail da KTM com ergonomia redesenhada

A 1290 SuperADV S teve uma revisão no seu chassi, buscando uma melhora na distribuição de peso e agilidade. Com isso, a mais recente geração tem um novo posicionamento da caixa de direção, que está 15 mm mais para trás.

1290 SuperADV S teve ergonomia redesenhada

O braço oscilante em treliça está mais longo, o que pretende uma experiência mais estável no momento da aceleração. Enquanto isso, o subchassi foi criado para fornecer uma altura de assento (que é em dois níveis) mais baixa, podendo ainda ser ajustável em 20 mm.

Também são personalizáveis os ajustes do guidão, o novo painel e o para-brisa – que pode ser regulado em 55 mm. Já o novo tanque de combustível com 23 litros de capacidade – sem chave – ganhou novas carenagens.

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ktm 1290 superadventure r será a big trail mais cara do país

Versão 1290 SuperADV R também deve ser lançada em breve…

Quanto custa a big trail mais cara do Brasil

A KTM big trail 1290 SuperADV apresenta o que existe de tecnologia mais avançada na linha de produção em Mattighofen, na Áustria. O modelo S foi construído para fornecer versatilidade com a melhor ergonomia na estrada, com vocações sport-touring.

ducati entre as big trail mais cara do brasil

Big trail topo de linha da Ducati, a Multistrada V4S é concorrente direta da nova KTM 1290 SuperAdventure. Custa cerca de R$ 20 mil a menos, ‘apenas’ R$ 144.990

No Brasil, a novidade chega neste mês às concessionárias, nas cores preto e laranja, partindo dos R$ 164.900. Em breve ela vai estar acompanhada da versão 1290 SuperADV R – variante mais focada no fora de entrada – que ainda não teve seu preço divulgado no país.

O valor é próximo ao de concorrentes diretas. A Ducati Multistrada V4S tem preço sugerido de R$ 144.990, enquanto a BMW R 1250 GS Adventure sai por R$ 131.500 em sua versão topo de linha. A Triumph Tiger 1200 Rally Explorer é a mais acessível delas, à venda por R$ 118.990.

Ficha Técnica – KTM 1290 SuperADV S

Motor: V-twin a 75°, quatro tempos, 1.301 cc
Diâmetro e Curso 108 mm x71 mm
Ignição Keihin EMS com Ride-by-Ride e controle de cruzeiro, com dupla Ignição
Arrefecimento por líquido
Potência 160 cv a 9.000 rpm
Torque 13,8 kgf.m 6.500 rpm
Transmissão: 6 velocidades por corrente
Chassi: treliça em aço de cromo-molibdênio, e subchassi em treliça
Suspensão dianteira: semiativa, curso de 200 mm
Suspensão traseira: semiativa, curso de 200 mm
ABS Bosch 10.3ME Combined-ABS (incl. Cornering-ABS and off-road mode)
Diâmetro do disco de freio dianteiro: 320 mm
Diâmetro do disco de freio traseiro: 267 mm
Capacidade do tanque: 23 litros
Distância entre eixos: 1580 mm
Distância do solo: 220 mm
Altura do assento: 849 mm/869 mm
Pneu dianteiro: 120/70-ZR17
Pneu traseiro:170/60-ZR17
Peso a seco: 220 kg

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]