Publicidade

A BMW confirmou a chegada de sua moto custom R 18 ao mercado brasileiro. Ou seja, ainda em 2022 teremos essa novidade rodando por terras nacionais.

Entretanto o modelo já é conhecido no exterior desde 2020 e, como uma boa custom, tem servido de base para muitos projetos de personalização mundo afora. Então, para sentir um gostinho do que vem aí, separamos 5 uniddades da BMW R 18 customizadas.

r 18, nova moto custom da Bmw

A R 18, aqui na versão Classic, está prestes a desembarcar no Brasil. Bora ver como essa moto custom pode ficar em projetos de personalização?

1 – R 18 Aurora

A BMW R 18 pode ganhar várias caras e nuances, mas o que permnace em destaque é o seu motor boxer bicilíndrico de 1.802 cm³. Com 91 cavalos e 16,1 kgf.m de torque, trata-se do maior motor de dois cilindros opostos já criado pela marca.

Publicidade
moto custom da bmw com cara de harley-davidson

Batwing ao melhor estilo Harley… Pera aí!

Falando nisso, na Itália, o modelo custom alemão ganhou uma personalização polêmica! A R18 Aurora nasceu como um projeto destinado ao Salão de Milão e o que mais chamou a atenção foram suas cores e carenagem dominante, ao melhor estilo Batwing. Ou seja, ela remete diretamente à concorrente Harley-Davidson!

2 – Walzwerk, projeto de moto custom personalizada

Ok, está a fim de ‘uma moto custom personalizada mais fiel ao modelo original’? Então nada melhor que a Walzwerk, uma R 18 customizada pelo ex-piloto Marcus Walz, um dos maiores nomes da personalização alemã. Aqui as mudanças caíram tão bem que a moto parece ter saído assim da concessionária.

moto custom da bmw personalizada em azul

Marcus Walz se tornou referência em customização e peças personalizadas da marca alemã

Publicidade

Trabalhando em Hockenheim, o artista colocou na moto custom da BMW diferentes tampas de válvula, punhos, pintura personalizada, um pacote de acessórios em preto, além de um kit de rodas de 21/18 polegadas. Nada mal né?

3 – Uma moto custom da série M!

Que tal juntar o melhor dos dois mundos da BMW: motos e a divisão de Motorsport série M? Foi isso que a renomada customizadora italiana, American Dreams, fez com a custom R18. Para começar, o modelo ganhou o tradicional esquema de cores tricolor da marca, feito pela Dox Art Factory.

BMW-R-18-serie-M-768x512

Como seria uma BMW série M custom? Temos uma boa amostra aqui…

O assento ficou com espaço único, sendo coberto com couro da LR Leder. Enquanto isso, a Carbon Italy cuidou das tampas do cabeçote do motor de dois cilindros boxer. Inspirada também na BMW S 1000 RR M de pista, essa R18 dispensa o espaço para a placa. Ou vai para o circuito, ou fica fazendo ciúmes na concorrência no estande de exposição!

Publicidade

Veja também:

4 – Moto custom personalizada: R 18 inspirada na F1

Falando em pista, por que não juntar o mundo da Fórmula 1 ao universo da customização da R18? Para isso, Greg Mansell – filho do campeão Nigel Mansell – foi convidado a criar sua série de custom alemãs personalizadas.

moto custom da bmw personalizada por piloto da f1

Greg Mansell buscou inspiração no carro pilotado pelo pai na F1 para a customização

Da ideia nasceu a Il Leone, um modelo desenhado e construído na The Ramp, localizada em Jersey, no Reino Unido. O nome, claro, foi inspirado no apelido de Nigel – o eterno “leão” da F1. No pacote, a R18 ganhou o número 5 do piloto e uma série de itens exclusivos.

5 – Magnífica 

Magnífica? Essa foi a descrição dada a mais recente customização da R 18, apresentada em 8 de junho em Mônaco. O modelo é uma reinterpretação extrema da custom alemã, onde o luxo e a nobreza dos materiais utilizados se juntam de forma única e fascinante.

Luxo e ousadia podem definir o que é visto nesta customização

O desenvolvimento deste projeto foi encomendado pela Officine Riunite Milanesi. Enquanto todo o trabalho foi confiado ao artista Andrea Radaelli, da Radikal Chopper. E, diga-se de passagem, ele fez uma feliz união do metal brilhante e das linhas da motocicleta!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]