Publicidade

Um motociclista francês transformou a superbike italiana Aprilia RSV4 1100 em uma homenagem personalizada à clássica de dois tempos RS250, um dos modelos mais icônicos da fabricante italiana – e que vale valores generosos em leilões. Confira esse tributo sobre duas rodas vindo da Europa.

Aprilia RSV4 ‘vestida’ de antigo clássico

Gwenael Barthélémy teve a inspiração para a criar um ‘revival’ da moto de dois tempos durante um passeio pelas margens do Lago Como, na Itália. No caminho, se deparou com uma V-twin Aprilia RSV1000 usando uma carenagem da clássica RS250 em branco.

aprilia rsv4 vestida como antiga rs250

Aprilia RSV4 ganhou carenagens ao estilo do antigo clássico da marca

Apesar de ser um piloto amador, o entusiasta já supervisionou oito construções de projetos sobre duas rodas. Ele desenha suas ideias, depois busca profissionais para criar o que precisa. Parece fácil? Na verdade não! Segundo o francês, demorou muito tempo para encontrar as pessoas certas.

Publicidade

Entre desafios, a mais notória criação dele sem dúvida é a homenagem a Aprilia RS250 – a moto esportiva de dois tempos produzida entre 1994 e 2004. Mas o que está embaixo da carenagem é a RSV4 1100 – uma superbike de 214 cv completamente moderna.

Aprilia RS250 foi clássico da era das motos esportivas de dois tempos

Sendo uma versão de ‘Fábrica’, o modelo apesar da aparência tem uma Unidade de Medição Inercial (IMU) e demais comandos eletrônicos – tudo controlado através do painel TFT colorido. Mas o que rouba a cena é a nostálgica carroceria em alusão a RS250, não é mesmo?

Veja também:

Publicidade

Carenagens, faróis e cores foram adaptadas em alusão a antiga moto da Aprilia

Poderia ser kit de produção!

A Carrosserie Corbex SA, com sede em Genebra, forneceu suportes do farol da moto customizada, além das cores vermelha, preta e cinza. Já a Apiata Metal Shaping, na França, adaptou o farol da RS250 na novíssima RSV4.

A Carbone Junkie trabalhou nas carenagens da RS, além de criar coletores de ar de fibra de carbono para alimentar o motor de quatro cilindros da RSV4. As cores vistas na motocicleta são quase que inteiramente pintadas em vez de decalques. Apenas o gráfico do leão na carenagem frontal e os logotipos da Aprilia foram colados.

aprilia rsv4 customizada

Criador gostaria de disponibilizar toda a transformação em um kit para venda

Publicidade

Os detalhes do banco foram por conta da empresa suíça Biman Bike Concept, que produziu o selim em layout arredondado. Outro toque elegante na construção são os espelhos – as unidades modernas da RSV4 com indicadores integrados foram parafusadas ​​na carroceria ao estilo da RS250.

aprilia rsv4 preta

Aqui uma Aprilia RSV4 original, como a usada no projeto

Segundo Barthélémy, seria ótimo transformar o que foi visto em sua RS/V4 em um kit pronto para produção. No entanto, por enquanto tudo isso vai ficar apenas no desejo de ávidos colecionadores de modelos clássicos.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]