Um motociclista francês transformou a superbike italiana Aprilia RSV4 1100 em uma homenagem personalizada à clássica de dois tempos RS250, um dos modelos mais icônicos da fabricante italiana – e que vale valores generosos em leilões. Confira esse tributo sobre duas rodas vindo da Europa.
Aprilia RSV4 ‘vestida’ de antigo clássico
Gwenael Barthélémy teve a inspiração para a criar um ‘revival’ da moto de dois tempos durante um passeio pelas margens do Lago Como, na Itália. No caminho, se deparou com uma V-twin Aprilia RSV1000 usando uma carenagem da clássica RS250 em branco.
Apesar de ser um piloto amador, o entusiasta já supervisionou oito construções de projetos sobre duas rodas. Ele desenha suas ideias, depois busca profissionais para criar o que precisa. Parece fácil? Na verdade não! Segundo o francês, demorou muito tempo para encontrar as pessoas certas.
Entre desafios, a mais notória criação dele sem dúvida é a homenagem a Aprilia RS250 – a moto esportiva de dois tempos produzida entre 1994 e 2004. Mas o que está embaixo da carenagem é a RSV4 1100 – uma superbike de 214 cv completamente moderna.
Sendo uma versão de ‘Fábrica’, o modelo apesar da aparência tem uma Unidade de Medição Inercial (IMU) e demais comandos eletrônicos – tudo controlado através do painel TFT colorido. Mas o que rouba a cena é a nostálgica carroceria em alusão a RS250, não é mesmo?
Veja também:
- Aprilia RS 250: modelo raro (e rápido) vai à leilão
- Rival da T7, Aprilia Tuareg 660 está pronta para rali na Itália
- Lançamento: scooter Aprilia encara PCX e NMax, mas exagera no preço
Poderia ser kit de produção!
A Carrosserie Corbex SA, com sede em Genebra, forneceu suportes do farol da moto customizada, além das cores vermelha, preta e cinza. Já a Apiata Metal Shaping, na França, adaptou o farol da RS250 na novíssima RSV4.
A Carbone Junkie trabalhou nas carenagens da RS, além de criar coletores de ar de fibra de carbono para alimentar o motor de quatro cilindros da RSV4. As cores vistas na motocicleta são quase que inteiramente pintadas em vez de decalques. Apenas o gráfico do leão na carenagem frontal e os logotipos da Aprilia foram colados.
Os detalhes do banco foram por conta da empresa suíça Biman Bike Concept, que produziu o selim em layout arredondado. Outro toque elegante na construção são os espelhos – as unidades modernas da RSV4 com indicadores integrados foram parafusadas na carroceria ao estilo da RS250.
Segundo Barthélémy, seria ótimo transformar o que foi visto em sua RS/V4 em um kit pronto para produção. No entanto, por enquanto tudo isso vai ficar apenas no desejo de ávidos colecionadores de modelos clássicos.