O criador da lendária marca de carros, Enzo Ferrari, foi o homenageado pelo incrível trabalho de personalização de uma moto italiana. O projeto Moto Guzzi 1000 SP Enzo é um trabalho do igualmente italiano Massimo Rinchiuso e vale a pena ser conhecido!
Ele comprou um modelo 1000 SP de 1979 e o resultado foi essa café racer cintilante e impecável. A motocicleta foi trabalhada na Itália, e produzida com muito amor e com a mesma dedicação que Enzo Ferrari depositava na criação dos seus carros esportivos.
Inspiração e homenagem ao Enzo Ferrari
Massimo apelidou a moto de ‘Enzo’ em homenagem ao seu avô, quem ele credita por despertar seu interesse por motos e carros. Essa inspiração também oferece uma pista do motivo pelo qual ele se aprofundou tanto nessa construção.
O modelo 1000 SP de 1979 foi comprado por Massimo de forma totalmente desmontada. Basicamente, seus acessórios estavam divididos em quatro caixas.
“A moto tinha sido cuidadosamente desmontada e guardada pelo proprietário anterior para uma tentativa de restauro depois ficou perdida no tempo”. Foi o que ele revelou.
O objetivo final não era apenas remontar uma moto, mas fazer um trabalho impecável com o que ele tinha em mãos.
Customizando a ‘moto da Ferrari’
Inicialmente, o criador removeu os trilhos da estrutura inferior da Guzzi. Em sequência, fabricou novos pontos para fixar e também pendurar seu coração V-Twin.
Como se pode observar, o motor agora fica mais alto do que o modelo anterior e consegue ser visto com maior destaque, tendo como resultado uma forma de aumentar o ângulo de direção. Um suporte de chassi usinado em CNC está bem escondido.
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Os garfos dianteiros são da Yamaha R6 e sofreram algumas alterações. Como por exemplo: encurtamento, reconstrução e limpeza. Além disso, ela foi equipada com suportes de freios personalizados para aguentar receber Brembo.
Podemos ver um braço oscilante que foi personalizado e soldado a partir de hastes e tubos de alumínio. Foi conectado a um par de amortecedores Öhlins. Ele foi pensado para ser conectado diretamente a qualquer quadro Tonti, pesando apenas 2,25 quilos.
A respeito das rodas, elas são usinadas a partir de uma placa de alumínio sólido e, como o braço oscilante, caberá em qualquer Guzzi com estrutura Tonti.
Na carroceria, Massimo fez a moldagem da carenagem, com o tanque de combustível e a seção da cauda em alumínio, juntamente com um tanque de recuperação de vapor de óleo que funciona como um pára-lama interno traseiro. O para-brisa da moto foi feito sob medida, seu material é plexiglass termoformado.
Já o motor teve ignição substituída por um moderno sistema Silent Hektik, e a embreagem foi convertida em hidráulica por meio de um atuador Oberon e alguns mods inteligentes na carcaça do motor.
A moto pesa um total de 155 kg a seco. Possui ainda uma pintura bem sutil, com a carroceria terminada em cinza quente e a estrutura em vermelho vivo. Que macchina!