Publicidade

O criador da lendária marca de carros, Enzo Ferrari, foi o homenageado pelo incrível trabalho de personalização de uma moto italiana. O projeto Moto Guzzi 1000 SP Enzo é um trabalho do igualmente italiano Massimo Rinchiuso e vale a pena ser conhecido!

Ele comprou um modelo 1000 SP de 1979 e o resultado foi essa café racer cintilante e impecável. A motocicleta foi trabalhada na Itália, e produzida com muito amor e com a mesma dedicação que Enzo Ferrari depositava na criação dos seus carros esportivos.

Moto Guzzi 1000 SP Enzo: uma homenagem ao criador da ferrari

Moto Guzzi 1000 SP Enzo: uma homenagem ao criador da ferrari

Inspiração e homenagem ao Enzo Ferrari

Massimo apelidou a moto de ‘Enzo’ em homenagem ao seu avô, quem ele credita por despertar seu interesse por motos e carros. Essa inspiração também oferece uma pista do motivo pelo qual ele se aprofundou tanto nessa construção.

Publicidade

Moto Guzzi 1000 SP Enzo

O modelo 1000 SP de 1979 foi comprado por Massimo de forma totalmente desmontada. Basicamente, seus acessórios estavam divididos em quatro caixas.

“A moto tinha sido cuidadosamente desmontada e guardada pelo proprietário anterior para uma tentativa de restauro depois ficou perdida no tempo”. Foi o que ele revelou.

O objetivo final não era apenas remontar uma moto, mas fazer um trabalho impecável com o que ele tinha em mãos.

Publicidade

Moto Guzzi 1000 SP Enzo

Customizando a ‘moto da Ferrari’

Inicialmente, o criador removeu os trilhos da estrutura inferior da Guzzi. Em sequência, fabricou novos pontos para fixar e também pendurar seu coração V-Twin.

Como se pode observar, o motor agora fica mais alto do que o modelo anterior e consegue ser visto com maior destaque, tendo como resultado uma forma de aumentar o ângulo de direção. Um suporte de chassi usinado em CNC está bem escondido.

Veja mais:

Publicidade

Moto Guzzi 1000 SP Enzo

Os garfos dianteiros são da Yamaha R6 e sofreram algumas alterações. Como por exemplo:  encurtamento, reconstrução e limpeza. Além disso, ela foi equipada com suportes de freios personalizados para aguentar receber Brembo.

Podemos ver um braço oscilante que foi personalizado e soldado a partir de hastes e tubos de alumínio. Foi conectado a um par de amortecedores Öhlins. Ele  foi pensado para ser conectado diretamente a qualquer quadro Tonti, pesando apenas 2,25 quilos.

 Guzzi 1000 SP Enzo

A respeito das rodas, elas são usinadas a partir de uma placa de alumínio sólido e, como o braço oscilante, caberá em qualquer Guzzi com estrutura Tonti.

Na carroceria, Massimo fez a moldagem da carenagem, com o tanque de combustível e a seção da cauda em alumínio, juntamente com um tanque de recuperação de vapor de óleo que funciona como um pára-lama interno traseiro. O para-brisa da moto foi feito sob medida, seu material é plexiglass termoformado.

 Guzzi 1000 SP Enzo

Já o motor teve ignição substituída por um moderno sistema Silent Hektik, e a embreagem foi convertida em hidráulica por meio de um atuador Oberon e alguns mods inteligentes na carcaça do motor.

A moto pesa um total de 155 kg a seco. Possui ainda uma pintura bem sutil, com a carroceria terminada em cinza quente e a estrutura em vermelho vivo. Que macchina!

moto em homenagem a enzo ferrari

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.