Publicidade

Prepare-se porque lá vem história – e das boas. Estamos aqui para falar da Moko Powa D10, uma Yamaha antiga, rara e futurista. Mas que nem de longe era uma moto qualquer. Não bastasse o design incomum e a carenagem aerodinâmica, o motor da FZ 750 lhe fazia atingir impressionantes 320 km/h de velocidade final! Essa você precisa conhecer.

 

Yamaha antiga e rara tinha motor da FZ750  

A Yamaha antiga que deu vida à criação exótica foi a FZ750. Uma moto esportiva lançada em 1985 e que se manteve em produção até 1991. O modelo era a primeira descendente da marca a seguir a linguagem de design Genesis. Em resumo, era uma novidade que agregava de forma única o motor e quadro para resultar em um novo estilo visual e de condução.

FZ750 foi a base para uma criação curiosa no passado

Publicidade

Com isso, a FZ750 tem vários pormenores diferenciados… O primeiro a ser citado por ser o motor de quatro cilindros em linha produzido em alumínio. O propulsor tem arrefecimento líquido e 749cc de cilindrada. Mas chama atenção também pelo sistema de posição das cinco válvulas por cilindro, totalizando 20 válvulas.

No entanto, a alimentação de combustível era feita através de quatro carburadores Mikuni de 34mm. Nada de injeção eletrônica ainda. Mas era o suficiente para produzir 103 cv a 10.500 rpm. E junto de uma caixa sequencial de 6 velocidades podia levar a moto a velocidade máxima de 230 km/h.

Moko Powa D10 esconde sob a carenagem o conjunto de uma esportiva Yamaha antiga

Veja também:

Publicidade

Moko Powa D10

E foi com a base – chassis e mecânica – da inovadora Yamaha FZ750 que a empresa suíça Powa Design concebeu um modelo ainda mais futurista. A moto surgiu nos anos 80 e tinha design elaborado por Hans Walther e foi chamada de D10.

Modelo customizado atingia bem mais do que a FZ750 original

Enquanto isso, a construção e testes da moto ficaram a cargo da empresa Moko, na Alemanha. Graças a aerodinâmica mais apurada do exótico modelo, conjunto da FZ750 e demais segredos – a novidade passou a atingir velocidade máxima de 320 km/h.

Apesar de muito veloz e curiosa, apenas dez exemplares foram produzidos e atualmente se conhece somente a existência de seis unidades remanescentes. Uma curiosidade é que o modelo que ilustra a matéria foi emplacado somente no ano 2000, na França.

Publicidade

Restam apenas 6 unidades conhecidas da D10 sobreviventes dos anos 80…

 

Quanto custa esta moto Yamaha antiga e rara

No entanto, a moto foi construída em 1985 e ficou guardada, tendo percorrido apenas 7.200 km. Em junho deste ano, essa exótica foi levada a leilão, através da plataforma da Car & Classic, sendo vendida por 14.750 euros – mais de R$ 76 mil em conversão direta. Uma pechincha, se considerarmos que uma esportiva atual da marca pode chegar facilmente aos 20 mil euros (R$ 102 mil), preço da R1 de entrada.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]