Provavelmente você conhece a linha de motos XSR, da Yamaha, famosa pelas suas clássicas, scramblers e outros projetos de visual retrô com mecânicas modernas. Mas o motor da Tenere 700 também é visto produtos de outras marcas! É o que acontece com a interessante Caballero, da marca italiana Fantic.
Scrambler com motor de Tenere 700
A parceria entre a Fantic e a Yamaha foi anunciada no início de 2021. E a marca italiana não perdeu tempo e já criou uma moto com o motor japonês de 689 cc, com refrigeração líquida. Sim, estamos falando do mesmo propulsor visto na naked MT-07, trail Ténéré 700 e carenada R7.
Nem mesmo houve um reajuste no gêmeo CP2 da Yamaha! Isso porque a Fantic afirma que a sua nova moto Scrambler Caballero 700 terá 75 cv de potência e 6,8 kgf.m de torque. O motor fica em uma única estrutura de aço cromo, preso a um braço oscilante de alumínio.
Na dianteira a moto tem suspensão invertida de 45 mm, fabricado pela VRM-Marzocchi. A fabricante italiana também fornece o monoamortecedor traseiro, que tem ajuste de pré-carga. O modelo ainda exibe um belo escapamento de ponta dupla e saída alta, como manda o figurino das scramblers.
A Scrambler 700 também ostenta rodas raiadas de 19 na frente e 17 na traseira, de alumínio. A frenagem conta com conjunto da Brembo, com disco dianteiro de 330 mm e traseiro de 245 mm. Uma novidade para a Fantic é o ABS atuante em curvas – item padrão na 700. A moto tem tanque de combustível com capacidade para 14 litros e peso declarado de 180 kg.
A Scrambler 700 italiana conta ainda com controle de tração e três modos de pilotagem (road, off-road e personalizado). Tudo isso controlado por meio de uma tela TFT de 3,5 polegadas – com conectividade Bluetooth.
Veja também:
- Inveja; Yamaha traz Tenere 700 a outro país da América do Sul
- Yamaha deixa o Dakar após jejum de 24 anos
- Esqueça a T7: Yamaha já trabalha em Ténéré 900
Motor de Tenere 700, preço de MT-09
A nova scrambler com motor de Tenere 700 chegará aos showrooms da Europa em abril de 2024. Por lá, o preço esperado gira em torno de cerca de 10 mil Euros, cerca de R$ 54 mil em conversão direta. Ou seja, bem próximo dos 10.599 euros que uma MT-09 custa em países como a Itália.