A Honda já lançou a nova CG 160 modelo 2024. A principal moto da marca em solo nacional ganhou apenas pequenas novidades na estética e visual, continuando disponível nas suas conhecidas quatro versões. Mas, afina, o que muda entre Start, Fan, Titan e Cargo?
Honda CG 160 2024
Os anos passam e a linha CG permanece sendo a motocicleta líder em vendas do mercado brasileiro. Uma posição mantida ininterruptamente desde seu primeiro ano de comercialização, em 1976, até hoje. Nada menos de 47 anos de liderança. Algo jamais visto em qualquer outra parde do mundo.
Nesse período, a Honda CG teve inúmeras mudanças. Passou de 125cc para 150cc e, então, para 160 cilindradas. Teve edições especiais, ganhou e perdeu itens de série, aprimorou componentes. Todas essas fases podem ser conferidas aqui.
Em contínua evolução, a atual Honda CG 160 é comercializada em quatro versões: Titan, Fan, Start e Cargo, esta última destinada ao uso profissional. Todas compartilham o conjunto de chassi do tipo Diamond de aço estampado, com suspensão dianteira telescópica e traseira com dois amortecedores.
Além disso, todas as motos são movidas pelo motor monocilindro arrefecido a ar, 4 tempos, dotado de comando único no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft). O que muda então entre as versões?
Diferenças entre as versões
Na verdade, não há nenhuma mudança drástica ou estrutural entre as quatro versões da CG 160 à venda, mas sim a soma de pequenos itens e componentes próprios. Assim, a Start é o modelo de entrada, a Fan é a intermediária e a Titan ocupa o posto de topo da linha, ainda que não tenha nenhuma tecnologia exclusiva. A Cargo é praticamente idêntica à Fan, mas adaptada ao uso profissional.
A Start é a mais simples. A única a adotar freio a tambor na frente e atrás, rodas raiadas e motor abastecido apenas a gasolina (de 14,9 cv). Também possui o painel mais básico, perdendo funções como o contagiros. O modelo 2024 está disponível nas cores prata metálico, vermelho e preto, mas o que muda é apenas a coloração do tanque, pois todos os plásticos são invariavelmente em preto.
Intermediária, a Fan é a mais vendida das quatro. O visual é beneficiado por rodas de liga e pequenas carenagens no tanque, além de pinturas perolizadas e melhor nível de acabamento. Ainda, tem painel com contagiros, motor flex (de 15,1 cv no etanol) e freio a disco na dianteira. O modelo 2024 é encontrado nas cores preto, vermelho perolizado e cinza metálico.
Versão topo de linha, a Titan tem pequenos mimos. As carenagens são exclusivas e um pouco mais volumosas, bem como o painel tem fundo escurecido (blackout) e as alças do garupa são em alumínio. Além disso, o pneu traseiro é mais largo, medindo 100/80. No restante é rigorosamente idêntica à irmã Fan. É encontrada nas lojas nas cores azul perolizado, vermelho perolizado e cinza metálico, com detalhes foscos.
Por fim, a Cargo. O modelo projetado para o transporte de cargas é basicamente uma CG 160 Fan adaptada. Como exclusividade tem, basicamente, um grande bagageiro com capacidade para 20 kg e cavalete central. Está disponível apenas na cor branca.
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Preços da CG 160 2024
As Honda CG 160 2024 chegam aos concessionários a partir de setembro, com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. O preço público sugerido tem como base São Paulo (SP) e não inclui despesas com frete ou seguro.
CG Titan: R$ 16.760;
CG 160 Fan: R$ 15.444;
CG Start: R$ 14.082;
CG 160 Cargo: R$ 15.350.
Vale lembrar que os preços praticados pelo mercado costumam estar acima dos sugeridos pela marca. Segundo a tabela Fipe, os modelos 2023 já eram negociados, em média, a: Start R$ 16.428; Fan R$ 17.774; Cargo R$ 18.029; e Titan, R$ 19.225.