Já falamos sobre a precursora das CG 125 e apresentamos sua substituta, a ‘CG Quadrada‘. Seguindo a ordem cronológica hoje é a vez de relembrarmos a história da terceira geração do modelo, a CG Today.
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- CG quadrada: review da CG 125 2ª geração (1983 a 1988)
- Honda vende uma CG 160 a cada 40 segundos. Entenda
CG Today
A Honda CG 125 Today foi lançada no mercado nacional em 1989, com uma série de pequenas evoluções em relação à sua antecessora. O design manteve as linhas retas, mas recebeu novos componentes, inclusive uma bem-vinda rabeta redesenhada, acompanhada por uma elegante alça traseira.
Para completar o conjunto, o modelo recebeu um novo assento. Os para-lamas dianteiro e traseiro também foram redesenhados, assim como o painel de instrumentos que, porém, permanecia sem conta-giros. O grafismo destacava o motor 4tempos, ou 4Stroke, para distanciá-las das concorrentes mais barulhentas e poluentes, porém mais potentes, da Yamaha.
O surgimento da Cargo
Atenta ao mercado, a Honda notou que muitos motociclistas colocavam suas CG no trabalho, fazendo entregas ou levando volumes. Foi já em 89 que a CG ganhou sua primeira versão para uso comercial, a Cargo. A motocicleta destinada ao trabalho tinha assento individual e bagageiro cromado reforçado e extendido. No restante preservava as mesmas características da Today.
CG Today com mais potência
Dois anos depois do lançamento a Today recebeu uma importante atualização. Em 1991, foram implementadas 69 alterações no motor e 74 no chassi, buscando melhorar o desempenho e a resistência do conjunto. As mudanças elevaram a potência de 11 para 12,5 cv a 9.000 rpm e o torque de 0,94 para 1,0 kgf.m a 7.500 rpm.
Além disso, o antigo platinado deu lugar ao CDI (Capacitor Discharge Ignition), que foi uma verdadeira inovação para a moto e o início da hoje chamada “eletrônica embarcada”. Oferecendo maior conforto na rodagem, a 125 passava a atingir 115 km/h reais de velocidade máxima e a acelerar de 0 a 100 km/h em 17 segundos.
O modelo recebeu, ainda, amortecedores traseiros reguláveis. A balança traseira era 3,5 cm mais comprida e o quadro foi reforçado. Assim, os níveis de ruído e vibração foram reduzidos.
Pontos positivos
A CG Today manteve a plataforma da antecessora e, assim, conseguiu dar sequência à sua história de robustez e economia. Além, claro, da facilidade e baixo custo de manutenção. Seu principal ponto positivo em relação a CG Quadrada é o visual, mais moderno, e o nível de acabamento. Porém, não possui o status de ‘moto clássica nacional’ que paira sobre as duas primeiras gerações da CG.
Pontos negativos
Apesar de chegar com visual renovado, a CG Today demorou para receber as importantes melhorias no conjunto mecânico – sobretudo o CDI. Assim, os primeiros modelos já saíram da fábrica datados.
CG Today ainda vale a pena?
Mais potente e com design repaginado, a CG Today fecha a era dos modelos street da Honda nascidos ainda nos anos 80. Além de ser até hoje uma moto confiável e de excelente custo benefício, a 125 segue sendo uma boa opção para roda no dia a dia ou em passeios de final de semana.
Como ainda não é considerada uma moto clássica, permanecendo longe da mira de colecionadores e restauradores, a Today não costuma ter preços elevados. Segundo a FIPE, a média dos valores praticados pelo mercado varia dos R$ 1.674 de uma 1990 aos R$ 2.712 de um exemplar 1994. Vale lembrar que são motos com cerca de 30 anos de uso e, por algo neste preço, você não pode reclamar de eventuais ‘detalhes para fazer’ ou riscos na pintura, né?
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda CG 125, acesse o Guia de Motos!